Novidades da construção civil para 2023: fique por dentro!


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre construção civil 2023 em áudio!

Apesar dos desafios, as expectativas são otimistas para a construção civil em 2023. Mesmo com a pandemia, o setor foi um dos que mais cresceu nos últimos dois anos. Isso aumentou a competitividade e a demanda do mercado. 

O cenário para o setor em 2023 continua otimista, com projeção de crescimento de 4,5%, segundo previsão da CBIC.

Algumas das dificuldades da área foram principalmente a alta dos preços de materiais de construção, a alta da inflação e da taxa de juros. Mesmo assim, o setor conseguiu se manter aquecido e em crescimento, algo que deve se manter por mais tempo. Por isso, é preciso ficar de olho nas novidades da construção civil em 2023. Confira mais sobre o assunto a seguir!

Confira as 8 novidades da construção civil em 2023

Todos os anos surgem inovações que acabam virando tendências no campo da construção. Por isso, conheça abaixo as 8 principais para o próximo ano:

1. Construtechs

A primeira das novidades da construção civil em 2023 são as construtechs. Empresas que usam a tecnologia para solucionar problemas específicos. Elas são startups que têm como objetivo inovar e otimizar processos. 

Suas aplicações se dão em diversas necessidades do setor e atuam em várias etapas, do projeto ao pós-obra, para melhorar a rentabilidade das construtoras.

2. Cidades inteligentes

As cidades inteligentes também são uma das inovações da construção civil em 2023. O termo é uma tradução do inglês smart cities. O conceito se refere a cidades em que a tecnologia é utilizada para garantir um gerenciamento dos recursos e melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Existem três palavras que definem esse conceito: sustentabilidade, conectividade e eficiência. Os projetos são criados para gerar um ambiente urbano que estimule o desenvolvimento das pessoas, use os recursos naturais de forma consciente e ainda impulsione a economia local. 

3. Automação predial

A automação predial é outra tendência do setor que também se apoia na conectividade. O objetivo é garantir que uma edificação seja mais funcional e inteligente. Os aparelhos trabalham em conjunto com o uso de sensores. Assim, ela permite o controle de vários sistemas como de iluminação, climatização, segurança e incêndio.

Os usuários definem preferências para que os aparelhos funcionem de acordo com as suas necessidades. Isso, além de melhorar o conforto e segurança, traz mais economia no uso de energia elétrica. 

4. Impressão 3D

As impressoras 3D vem ganhando espaço no mercado da construção. O uso mais comum é na hora de imprimir maquetes de empreendimentos para a apresentação de projetos. Mas elas já estão sendo aplicadas nos canteiros. O principal benefício desse procedimento é a agilidade, assertividade e menor desperdício.

5. Inteligência Artificial

Outra inovação é o uso da inteligência artificial (IA). Ela pode ser implementada em diversas fases da construção. O conceito por trás dessa tecnologia é dar capacidade para as máquinas de analisar e utilizar dados para solucionar problemas, tomar decisões e aprender a partir das próprias atividades que executa.

6. Internet das coisas

Uma das novidades da construção civil em 2023 é a internet das coisas (IoT). Essa metodologia tecnológica se baseia na conectividade de aparelhos através da rede para trabalhar em conjunto. A principal aplicação, por enquanto, é no monitoramento e controle remoto de maquinários.

7. Realidade Aumentada

A realidade aumentada (RA) é um conceito tecnológico que busca mesclar elementos virtuais e elementos reais em um ambiente físico. Com o auxílio de dispositivos, em especial os móveis, como os celulares, é possível fazer tours virtuais, apresentar projetos em 3D, projetar uma decoração virtual e até gerenciar as obras com modelos BIM.

8. ESG

A sigla, que vem do inglês Environmental, Social and Governance, quer dizer meio ambiente, desenvolvimento social e governança. Podemos dizer que o conceito se baseia na criação de indicadores que visam mensurar o impacto e a influência das três áreas nos processos das empresas.

Portanto, a implementação do ESG se trata de uma mudança de postura em relação à maneira de construir e fazer a gestão das empresas do setor. Seus benefícios vão desde a melhoria da imagem perante investidores, fortalecimento da marca corporativa, satisfação de colaboradores e clientes, até o aumento do lucro com a redução de custos.

Desafios da construção civil em 2023

Apesar da expectativa da continuidade do crescimento do setor da construção civil em 2023, há muitos desafios a serem vencidos. Existem alguns fatores que ainda são incertos e podem trazer situações inusitadas ao longo do ano. Um exemplo é a questão econômica do país e do mundo por conta do pós-pandemia e a Guerra na Ucrânia. 

A inflação dos insumos da construção deve diminuir em comparação aos anos anteriores. Porém, o custo e a falta de mão de obra especializada são fatores que devem ser levados em consideração.

Por isso, as empresas do setor precisam ficar de olho nas notícias sobre construção civil em 2023. Assim, é possível se planejar para implementar soluções que, com auxílio da tecnologia, conseguem otimizar os processos construtivos, aumentando a produtividade, a qualidade e diminuindo os custos.

Manter-se atualizado é ter certeza de que a sua empresa estará sempre adotando os procedimentos e metodologias mais eficientes e inovadores. Isso tudo cria um diferencial competitivo. Além disso, melhora todo o processo no canteiro.

Para saber mais sobre as novidades da construção civil em 2023, leia nosso ebook sobre as Tendências da Engenharia Civil para 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção