Tendências Engenharia Civil: o que esperar do setor?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre Tendências da Engenharia Civil em áudio!

Acompanhar as tendências da engenharia civil é um requisito para qualquer empresa e profissional que deseja se manter competitivo em um mercado repleto de avanços e transformações. 

Flutuações econômicas, como mudanças nas taxas de juros, investimentos públicos em infraestrutura e oscilações no mercado imobiliário, impactam diretamente neste segmento.

Mantendo-se atualizado, é possível implementar estratégias e utilizar ferramentas inovadoras que otimizam os processos, fazendo com que as oportunidades sejam aproveitadas ao máximo

Com o uso de equipamentos, materiais e técnicas construtivas modernas, são criadas construções mais sustentáveis e duráveis. Tudo isso ajuda a reduzir os custos, melhora a produtividade e a eficiência da obra e oferece mais qualidade de vida para os moradores. 

Portanto, os profissionais da construção precisam ficar atentos a todas as inovações e tecnologias que surgem no mercado constantemente. Dessa forma, a excelência dos empreendimentos será elevada, tornando possível acompanhar as demandas e exigências do mercado.

Para saber quais são as maiores tendências da engenharia civil para os próximos anos, continue lendo este artigo!

Quais as principais tendências da engenharia civil?

Segundo uma pesquisa do SEBRAE, as principais tendências do setor estão focadas na sustentabilidade e inovação. Com isso, há um impulso para a criação de edificações mais eficientes, econômicas e ecologicamente responsáveis.

Esta abordagem responde às exigências contemporâneas, e as ferramentas tecnológicas emergem como protagonistas, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento, produção e uso eficiente dos materiais.

A tecnologia, aliada às tendências da engenharia civil, estende sua influência ao monitoramento em tempo real em edifícios. Sensores e sistemas especializados medem consumo de energia, qualidade do ar interno e gerenciamento de resíduos, possibilitando a otimização de recursos naturais e a redução do impacto ambiental das construções.

Junto a isso, o uso de dados provê processos de qualidade retroalimentados. Dessa forma, o histórico do que deu certo e errado nas obras serve como base para a melhoria crescente dos empreendimentos.

7 principais tendências da engenharia civil

Para os próximos anos, separamos algumas das principais novidades que buscam melhorar a eficiência e a qualidade dos projetos. Confira:

1. Uso de Inteligência Artificial

Assim como em diversos segmentos, a aplicação da Inteligência Artificial na construção civil é uma das tendências significativas para os próximos anos. A IA está transformando a abordagem do planejamento, gerenciamento e execução de projetos

Algoritmos de aprendizado de máquina analisam dados do histórico para prever custos e prazos com precisão, otimizando o uso de recursos e os processos. Essa revolução impulsiona a eficiência, economia e segurança, resultando em projetos mais ágeis e econômicos.

As ferramentas de IA possibilitarão um planejamento e logística mais inteligentes, localizando gargalos e agilizando a tomada de decisão. Com isso, os problemas de execução podem ser minimizados, evitando retrabalhos e gastos desnecessários ao longo da obra.

2. Construções modulares

As construções modulares, ou seja, onde partes da estrutura são produzidas em módulos, num ambiente industrial e apenas montadas no local da obra, continuam como uma tendência forte.

O modelo, também chamado de construção off-site, está ganhando destaque devido à sua capacidade de diminuir o desperdício de materiais. Ele também melhora a segurança no canteiro de obras e permite maior flexibilidade no design. 

Além disso, os projetos modulares são mais sustentáveis, uma vez que podem ser desmontados e reutilizados, minimizando o impacto ambiental. 

4. ESG e o uso de matérias-primas sustentáveis

A incorporação de princípios ESG, sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), está entre as tendências da engenharia civil em destaque nos próximos anos. 

O uso de matérias-primas sustentáveis, parte integrante do componente “E” (ambiental), destaca a escolha de materiais com menor impacto ao meio ambiente. A energia renovável, por exemplo, desempenha um papel fundamental na construção ecológica. 

O conceito do ESG se baseia em adotar práticas de preservação em todas as fases do ciclo de vida de um projeto. Isso inclui desde a seleção de materiais, até a gestão de resíduos, a promoção de ambientes de trabalho seguros e inclusivos, e a adoção de práticas de governança responsável.

5. Cidades inteligentes e 5G

O 5G permite uma conexão de internet móvel muito mais rápida e econômica. Assim, ele promete ser uma revolução para as indústrias, já que vai permitir que máquinas e profissionais se comuniquem quase que instantaneamente.

Com isso, o surgimento de cidades inteligentes é um conceito que deve crescer rapidamente, impulsionado pelo aumento da urbanização e pela busca por eficiência, sustentabilidade e qualidade de vida. 

Esses projetos adotam sistemas de gerenciamento de tráfego, iluminação pública, fornecimento de água, coleta de resíduos e transporte público mais eficiente e automatizado. O conceito se baseia na construção de edifícios com instalação de sensores e sistemas de comunicação, para monitorar e controlar o ambiente urbano. 

6. BIM

A tecnologia de Building Information Modeling (BIM), ou modelagem de informações de construção, em português, já vem sendo utilizada em muitas empresas do setor construtivo. Mas daqui pra frente, a tendência é que todas as obras passem a utilizar, em alguma etapa, essa tecnologia. 

Os softwares que utilizam o conceito BIM permitem que sejam criados modelos de construção com atributos técnicos em cada detalhe. Isso significa que os projetos deixam de ser apenas desenhos, tornando-se uma representação virtual daquilo que será construído. 

O BIM também utiliza o conceito de Digital Twins, realizando testes e simulações com os modelos computadorizados. Além disso, retira informações como o custo de cada elemento construtivo. Assim, tanto o orçamento, quanto o tempo da obra ficam mais assertivos e podem ser realizados de maneira mais eficiente.

7. Mobilidade na gestão de obras

Outra das tendências da engenharia civil é a adoção de sistemas de mobilidade nas etapas construtivas. Isso não significa utilizar equipamentos que façam todo o trabalho sozinho, mas aqueles que automatizam as tarefas mais repetitivas e manuais. 

Com a utilização de soluções tecnológicas, como softwares de gestão de obras, é possível digitalizar os processos, ao mesmo tempo em que se otimizam os processos. As informações do dia a dia podem ser coletadas, preenchidas e visualizadas diretamente nos dispositivos móveis.

O que vem por aí?

Além das tendências que apresentamos, outros comportamentos mercadológicos do setor construtivo estão em alta e merecem atenção nesse artigo. 

Um deles é o maior foco na experiência do comprador da edificação. Ou seja, do projeto ao pós-obra, o intuito é sempre construir aquilo que irá satisfazer as necessidades e expectativas do consumidor final. 

Ainda na etapa de planejamento, os problemas e desejos dos clientes devem ser considerados para criar o projeto que consiga melhorar a experiência final.  E depois que as chaves forem entregues, a empresa precisa manter um canal de comunicação aberto para resolver problemas e garantir a satisfação.

Além disso, o setor já começou a pensar na próxima onda de inovações tecnológicas, conhecida como indústria 5.0. Então, esse é um tópico importante para ficar de olho e tem como pilares sustentabilidade e foco no fator humano.

Diferente do que acontecia na indústria 4.0, as máquinas e tecnologias são colaborativas. Ou seja, elas trabalham em conjunto com os profissionais, sendo meios para otimizar e agilizar os processos e não para excluir a mão de obra do sistema produtivo.

Os impactos dessas mudanças vão além da sustentabilidade e foco no ser humano como cliente final, passando também pela valorização e melhora da qualidade de vida dos trabalhadores.

Assim, os profissionais podem focar nos trabalhos mais estratégicos e deixar os serviços manuais para as máquinas. As principais tecnologias que marcarão presença nesse modelo são:

  • Nanotecnologia
  • Biotecnologia
  • Robótica avançada
  • Inteligência Artificial
  • Business Intelligence
  • Computação quântica
  • Machine Learning

Gostou de conhecer sobre as tendências da engenharia civil? Você já utiliza alguma dessas inovações na sua empresa? Para não perder nenhuma novidade do setor construtivo, continue acompanhando nosso blog!

3 Comentários


  1. Bom dia.
    Excelente matéria, estou coordenando um projeto de um novo hospital com 45.000 m2 e já estavamos planejando uma edificação mais sustentável, e veio enriquecer e ser uma ferramenta para tomada de decisão.

    Att

    Antônio

    Responder

  2. Durante 30 anos no prédio onde moro utilizamos bomba de recalque para abastecer as caixas d´água superiores. Observando a altura das mesmas em relação as vias mais altas, fizemos um teste abastecendo as caixas d´água diretamente pela rede da Sabesp.e o resultado foi uma economia de R$ 300,00 mensais, aproximadamente.

    Responder

  3. Podem falar sobre as tecnologias necessárias na gestão de uma obra ou do administrativo de uma construtora? Sabemos que uma boa gestão de suprimentos é essencial para garantir a sobrevivência de um negócio neste setor e para isso, agilidade, economia, transparencia nas cotações e orçamentos são essenciais neste NOVO contexto que vivemos na indústria da construção, daí tendência de compra e venda de materiais, ferramentas e serviços online via e-commerce e e-marketplaces…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção