Software de gestão: por que utilizar no canteiro de obras?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre software de gestão em áudio!


Entre todos os desafios diários de um gestor de obras estão: gerenciar os processos do canteiro e otimizar as tarefas. Mas como ter acesso fácil a todas as informações sobre o seu empreendimento? Um software de gestão pode ajudar com isso.

Ter as informações na palma da mão de forma rápida e organizada ajuda muito na hora de tomar qualquer decisão, o que promove o aumento do desempenho e da eficiência no trabalho. 

Os benefícios de contar com um sistema são inúmeros, continue lendo o artigo para entender por que todo canteiro de obras precisa de um software de gestão!

Por que usar um software de gestão?

O uso de um software de gestão permite reunir os dados necessários para uma visão ampliada do negócio e consequentemente obter diversos benefícios, como:

  • Reduzir os custos da obra;
  • Acompanhar o desempenho da produtividade;
  • Controlar o uso de insumos no canteiro de obras;
  • Tomar decisões com mais agilidade e segurança.

O uso da tecnologia já é mais do que uma tendência para o canteiro de obras, tem se tornado uma obrigação de quem deseja manter-se competitivo no mercado. 

Muitas empresas adotaram soluções tecnológicas e perceberam resultados positivos no seu negócio. A ATR Incorporadora, por exemplo, conseguiu reduzir o número de não conformidades abertas em mais de 90% em apenas seis meses.

Vantagens de um software de gestão

Uma das facilidades de usar softwares de gestão para as obras é que podem ser acessados através de computadores e dispositivos móveis, o que permite a sua utilização em qualquer lugar de uma obra. 

Ou seja, o gestor pode ter acesso a qualquer informação independente de onde estiver. Isso aumenta os controles sobre processos e ainda contribui para que se tenha mais eficiência no trabalho.

Além dessa vantagem, veja outras a seguir:

Acompanhamento do desempenho 

Como identificar atrasos na obra, baixa produtividade e ajustar esses problemas? Com a gestão efetiva e o apontamento da produção, isso é possível.

Com o software especializado, o engenheiro consegue registrar o rendimento dos trabalhadores e o desempenho dos equipamentos, além de controlar toda a cadeia produtiva da obra.

Essas informações permitem calcular e determinar o custo da mão de obra, otimizar e escolher os equipamentos mais eficientes e avaliar o desempenho de todo o trabalho. Com isso, o gestor tem uma base sólida para desenvolver métodos que tornem o serviço mais eficiente e com um custo menor.

Qualidade e segurança 

Realizar serviços de qualidade é determinante para o sucesso de um empreendimento. Para se certificar de que tudo está sendo feito corretamente, as construtoras devem acompanhar os seus indicadores de qualidade e segurança.

Esse acompanhamento é feito a partir da compilação de informações e de análises periódicas. Um software de gestão permite que esse trabalho seja feito de maneira mais eficiente, pois realiza a extração de dados de forma automatizada.

Em relação às questões de segurança, o software de gestão permite:

  • Planejar, acompanhar e registrar as reuniões sobre as questões de segurança;
  • Monitorar a entrega e o uso dos EPIs;
  • Controlar o acesso às obras;
  • Acompanhar a documentação e exames médicos dos colaboradores;
  • Registrar os treinamentos. 

Já nos aspectos envolvidos com a qualidade, um sistema especializado permite foco maior no desenvolvimento do produto e dos processos, contribuindo para a adequação do trabalho a programas de qualidade como ISO 9001, e PBQP-h.

Relacionamento com o consumidor

Após o término de um serviço ou de uma venda normalmente é necessário prestar alguma assistência técnica ao cliente. Um software de gestão permite que a construtora tenha um controle eficiente desse tipo de serviço. 

Entre as suas funcionalidades estão o monitoramento dos chamados de assistência. Permitindo o entendimento de questões que podem ser melhoradas, além da construção de um serviço de atendimento ao consumidor eficiente. 

O cliente pode abrir um chamado diretamente pelo WhatsApp, o que melhora a experiência do consumidor e facilita o relacionamento com a construtora.

Ainda sobre o relacionamento com o cliente, um software de gestão gerencia as etapas de vistoria e entrega das obras. Soluções desse tipo possibilitam a documentação de cada fase das entregas, além de possuir um dashboard para acompanhamento visual das demandas.

Armazenamento de informações 

Um sistema permite ainda controlar as informações que circulam na empresa, fornecendo um ambiente centralizado para o registro e atualização dos documentos necessários, tanto para a equipe do escritório, quanto da obra.

Dessa forma, evita-se o desencontro de informações e há melhora na qualidade dos empreendimentos. Pois a equipe não corre o risco de trabalhar com base em documentos desatualizados e realizar as atividades de forma errada. 

O mercado já oferece boas opções de sistemas de gestão para as empresas de engenharia civil. O Mobuss Construção, software de mobilidade para a construção civil, une todos os recursos descritos neste artigo e contribui para que as empresas tenham maior eficiência no controle das obras, crescendo no mercado competitivo.

Quer saber mais sobre o Mobuss Construção? Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita com os nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção