O que é ecotelhado e como implementar na sua construção

A construção civil é um segmento crucial para a infraestrutura urbana e também uma indústria que deve adotar métodos que reduzam os impactos ao meio ambiente, utilizando, por exemplo, alternativas como o ecotelhado.

Seguindo uma tendência global de preocupação com a sustentabilidade presente em praticamente todas as indústrias, a construção civil está se reinventando. Por isso hoje vemos com mais frequência os conceitos de construção sustentável e alternativas ecológicas.

Existem diversas maneiras de construir causando menos impactos ambientais, principalmente com o auxílio de novas tecnologias. Uma das alternativas, que une uma parte fundamental todas as construções, com elementos ecológicos, é o ecotelhado.

O que é um ecotelhado?

Com o crescimento acelerado e muitas vezes mal planejado das cidades, há uma diminuição constante das áreas verdes nos centros urbanos. Que auxiliam na absorção da água da chuva bem como a radiação solar, o que gera enchentes e ilhas de calor.

Com a criação do telhado verde, a solução aproveita a cobertura de uma edificação e a cobre com terra e plantas. Além de criar um ambiente mais saudável, melhorando a qualidade do ar, por exemplo, cria um visual mais natural que contrasta com a paisagem árida urbana.

Mas um ecotelhado é diferente de um telhado verde, pois nele além de utilizar a cobertura para aplicar uma camada vegetal, há também um sistema de captação de água da chuva. Ainda pode haver um sistema de produção de energia através da captação da luz solar.

Ou seja, além de criar uma cobertura com uma camada de vegetação, no ecotelhado há a implementação de elementos que tornam a construção ainda mais eficiente e sustentável. Tudo isso gerando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para aqueles que vão usufruir da construção.

Como aplicar o ecotelhado?

Primeiro é preciso criar um projeto detalhado e bem estudado, já que são vários os aspectos que devem ser levados em consideração. Um deles é escolha da vegetação, algo que precisa levar em conta o clima da região, além de apresentar baixa manutenção.

Além disso, é interessante utilizar plantas nativas da região em que a obra será construída, algo que ajuda a preservar a flora local. Mas é claro que, para isso, é necessário estudar questões como custo, manutenção e logística de transporte.

Outro fator importante a ser avaliado no projeto após a decisão de qual vegetação e quais sistemas serão implementados, é a carga que o ecotelhado aplicará sobre a edificação. Isso porque, dependendo do peso, os custos com a fundação podem aumentar. 

Já na hora de efetivamente implementar o ecotelhado, é preciso se atentar a detalhes como:

  • Impermeabilização;
  • Inclinação do telhado;
  • Disposição dos sistemas de drenagem e captação de energia solar.

Na hora de impermeabilizar, deve-se ter o cuidado de aplicar a técnica correta, pois se a superfície não for bem impermeabilizada pode haver vazamentos. Além disso, é preciso instalar uma membrana anti-raízes no sistema.

Quais as vantagens desse conceito?

As vantagens de adotar um ecotelhado abrangem não só a questão de sustentabilidade mas também de eficiência da edificação, além de contribuir ativamente para uma melhoria do meio urbano.

Diminuição da formação de ilhas de calor

O sistema, além de ser esteticamente agradável, funciona como um filtro que reduz a poluição do ar e diminui a poluição sonora e a chance de enchentes, já que as plantas retardam o escoamento das águas pluviais para os sistemas públicos.

Aumento de eficiência térmica, acústica e energética

A camada de vegetação melhora também a eficiência térmica e acústica. Assim, o ambiente interno da edificação permanece com uma temperatura agradável independente das variações climáticas, além de reduzir o nível de ruídos provenientes do exterior.

Como a vegetação melhora o desempenho térmico, consequentemente aumenta a eficiência energética. Dessa forma, os gastos com aquecimento e refrigeração são minimizados, o que resulta em um menor custo na conta de luz e em uma maior sustentabilidade.

Reaproveitamento da água

Além disso, quando utilizados sistemas de drenagem de água da chuva, essa água pode ser reaproveitada para fins não potáveis. Esse método reduz os gastos por quem usufruir da construção e impacta positivamente no meio ambiente.

Obtenção de selos e certificados

Unir o ecotelhado com outras soluções sustentáveis é uma forma das construtoras obterem selos e certificados de construção sustentável em seus empreendimentos. Alguns dos selos são o Selo Casa Azul da Caixa e a Certificação Leed.

Os selos e certificados dão visibilidade e credibilidade, provando que a construtora adotou métodos mais sustentáveis nas construções. Isso ajuda a valorizar os imóveis construídos e é um diferencial que atrai muitos clientes.

É necessário ter algum cuidado especial?

As desvantagens desse sistema são, em sua maioria, relativas, já que dependem do propósito e da forma com que o sistema será utilizado. 

O custo de investimento para a instalação do ecotelhado pode ser alto, mas com o tempo é compensado com a economia de energia e água para quem for usufruir da construção.

Além disso, é necessário um cuidado especial em todas as etapas da instalação, principalmente a impermeabilização, para não haver imprevistos. 

Também é preciso haver manutenções periódicas. Mas vale lembrar que os telhados convencionais também precisam de manutenção e acabam gerando pouco benefício e não são nada sustentáveis.

Tenha um diferencial na sua construção!

Atualmente, adotar formas mais sustentáveis de construir é um diferencial exigido por muitos clientes, além de auxiliar na obtenção do licenciamento ambiental. Por isso é necessário que as empresas e profissionais procurem implementar técnicas e sistemas mais ecológicas nas construções.

Uma construção sustentável é também, na maioria das vezes, muito mais eficiente em questões térmicas, acústicas e energéticas. Assim, os clientes que usufruem das edificações terão mais conforto e qualidade de vida, o que pode tornar vantajoso adotar métodos sustentáveis.

Agora você já sabe alguns dos benefícios de um ecotelhado e de implementar soluções sustentáveis em seus empreendimentos. Que tal começar a construir causando menos impacto ao meio ambiente? Se você ficou com alguma dúvida é só comentar aqui embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção