Um dos principais desafios das construtoras está relacionado a qualidade e certificação das suas obras. Esse processo envolve atestar que o projeto seguiu os padrões exigidos nas normas e acordados com os clientes.
Periodicamente, as empresas passam por auditorias que avaliam e inspecionam a rotina, muitas vezes com o intuito de obter ou revalidar certificações como ISO ou PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat).
Para garantir uma boa avaliação e a manutenção desses certificados, é fundamental que a construtora conte com uma gestão bem estruturada, atue rapidamente nas não conformidades e controle periodicamente os serviços realizados.
Neste artigo, descubra qual a importância da qualidade e certificação para a construção civil, quais os principais certificados que atestam a excelência das obras e como a tecnologia pode apoiar nesse processo. Boa leitura!
Qual a importância da qualidade e certificação para as construtoras?
A qualidade e certificação das construtoras impactam diretamente na reputação e diferencial competitivo delas no mercado. Esses processos asseguram que as obras estão em conformidade com as NRs de segurança e qualidade.
Fazer a gestão de qualidade periódica é uma forma de assegurar que a obra está dentro dos requisitos definidos no planejamento, evitando problemas jurídicos e mal entendidos com o proprietário do imóvel.
E as certificações são uma garantia de que o controle de qualidade está funcionando, que a empresa cumpre os padrões de desempenho e que os serviços são feitos com excelência.
Com isso, abre-se leque de possibilidades para a construtora. Desde novos negócios com investidores, compradores e parceiros, até acesso a créditos governamentais e participação em licitações.
Quais as principais certificações de qualidade na construção?
As principais certificações aplicáveis ao setor da construção são voltadas para sustentabilidade, qualidade, segurança e gestão de projetos. Algumas delas são:
- AQUA-HQE: Certificação internacional que avalia o desempenho ambiental do empreendimento ao longo de sua vida útil.
- PBQP-H: O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat atesta a qualidade na construção civil, tem validade de 3 anos e é obrigatório para atender a maioria das obras públicas.
- ISO 9001: Certificação mundialmente reconhecida e adotada por empresas de todos os setores, ela delimita os critérios para criação de um Sistema de Gestão da qualidade (SGQ)
- ISO 45001: Assegura a gestão de saúde e segurança ocupacional, é fundamental em obras que possuem exposição a riscos.
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Como atestar a qualidade e certificação da obra?
Para fazer a manutenção das certificações da construtora ou obter novas, é preciso realizar auditorias de qualidade periódicas. É a partir delas que são coletadas evidências que afirmam a excelência dos processos e serviços.
Além disso, as auditorias permitem a identificação de não conformidades, possibilitando tomadas de decisões rápidas, ações preventivas e corretivas.
Mas os processos manuais dificultam a averiguação dos detalhes e o compartilhamento de informações com os responsáveis. A gestão em planilhas e papelada é muito burocrática e demorada.
É nesse momento que a tecnologia entra como apoio, propiciando flexibilidade e agilidade para realização das auditorias de qualidade em tempo real, a partir de tablets ou smartphones.
Mobuss Construção e o controle de qualidade
Desenvolvido para agilizar, controlar e gerir as informações das principais etapas da obra, o Mobuss Construção possui um módulo de Qualidade, que tem recursos voltados para as inspeções, auditorias e controle de não conformidades.
Conheça 4 facilidades que a solução traz para os canteiros:
1. Controle das evidências
Através da solução, os profissionais registram as questões previstas nos formulários de inspeção e podem enriquecê-los com fotos ou vídeos. Estas evidências auxiliam também nas auditorias de órgãos de certificação, apontando a eficácia do programa interno de qualidade e as boas práticas adotadas pela empresa.
Com os dados registrados, os gestores conseguem realizar um trabalho proativo em relação à estruturação de equipes e trabalhos, resolvendo problemas relacionados ao controle de qualidade.
As evidências colhidas em campo auxiliam na verificação dos resultados, apoiando o setor de qualidade na melhoria contínua, análise de métricas e KPIs.
2. Otimização de tempo e trabalho
O Mobuss Construção também acaba com a necessidade de coleta manual de dados, para posterior digitação em planilhas ou outros sistemas. Esse retrabalho eleva os custos envolvidos e prejudica a produtividade da equipe.
Com o sistema, o processo passa a ser mais eficiente e dinâmico, acessível mesmo em ambiente sem conexão com a rede. Os checklists de inspeção e relatórios de auditoria podem ser compartilhados rapidamente com os responsáveis.
A confiabilidade das informações também é um ganho importante, já que todos terão acesso às informações atualizadas em tempo real.
3. Parametrização de acordo com a necessidade
Os formulários referentes às auditorias de processos internos – sejam elas de processo, produto, serviço ou equipe – são totalmente personalizados.
A construtora pode definir o que gostaria de avaliar, separando os dados por seções e itens, e conferindo diferentes pesos nas notas que serão cadastradas. Isso auxilia para que a equipe de qualidade consiga definir as melhores práticas.
Uma empresa que tem em seus valores, por exemplo, o cuidado com a segurança dos colaboradores, pode aplicar um peso maior no controle do uso de EPI’s e na segurança dos trabalhadores.
4. Penalização de notas em caso de reincidência
Uma das questões mais importantes no que diz respeito à gestão da qualidade é a garantia de que há melhorias ocorrendo no processo. Por isso, o Mobuss Construção permite que haja penalização no caso de reincidência de problemas verificados em auditorias de processos internos anteriores.
Isso faz com que a equipe esteja mais atenta para a resolução de problemas e os gestores consigam avaliar o que está ou não sendo eficaz no processo. As notas recebidas, acessadas facilmente no painel da solução, podem ser conferidas e comparadas, inclusive por filtros como obras, serviços ou insumos.
Foi através desse tipo de controle que a Construtora Dunamis garantiu aumento da eficiência, agilidade nas auditorias e melhoria da gestão de qualidade. Em 4 meses de uso, mais de 500 inspeções foram realizadas de forma digital a partir do Mobuss Construção.
Agora você já sabe qual a importância da qualidade e certificação para as construtoras. Aproveite para conhecer mais detalhes sobre esse assunto em nosso ebook, Auditoria de qualidade: impulsione os processos da obra com tecnologia.