Tecnologia nas obras: como diminuir as não conformidades?

As não conformidades em um obra podem acontecer por variadas razões: erros de projeto, falta de planejamento ou falhas construtivas durante a execução.

Se um gargalo for detectado e resolvido a tempo, os problemas podem ser solucionados com mais rapidez, evitando problemas significativos na obra, como atrasos no cronograma do projeto. 

Além disso, esses erros podem levar a custos adicionais, principalmente nos casos em que será preciso realizar reparos ou refação. Ou seja, a prevenção, identificação e correção rápida são essenciais para a otimização do fluxo do canteiro.

Vale lembrar ainda que quando uma não conformidade estiver relacionada a segurança ou a legislação, a edificação pode ser até mesmo embargada. 

Por isso, é importante que a equipe e os responsáveis estejam atentos aos detalhes. Adotar técnicas e boas práticas, como garantir treinamentos e procedimentos atualizados podem ser uma saída. 

Além disso, Implementar ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão de obras, ajudam a evitar dores de cabeça. Continue lendo para saber mais!

O que são não conformidades?

Na construção civil, dizemos que não conformidades são situações em que um elemento construtivo ou serviço não atende aos requisitos de qualidade e planejamento especificados. Isso significa que há uma discrepância entre o que foi planejado, exigido ou firmado em contrato e o que foi realmente entregue.

Um exemplo é a instalação inadequada de tubulações e sistemas hidráulicos. Isso pode resultar em vazamentos, proliferação de mofo e até danos à estrutura da edificação. Problemas com a qualidade do acabamento, como rachaduras, bolhas e desníveis em paredes, pisos e tetos também se encaixam nesse quadro.

Quais são as principais causas das não conformidades?

As causas das não conformidades são variadas e dependem da empresa, do projeto e da complexidade dos serviços. Entretanto, alguns dos problemas mais comuns incluem falta de treinamento da equipe responsável, erros de fluxo no canteiro, falhas nos processos de controle e falta de administração.

Veja mais a seguir sobre os motivos dos gargalos em uma construção:

Falta de treinamentos

Isso acontece pois a equipe responsável pela execução do serviço pode não ter o conhecimento necessário para realizar suas atividades de forma correta e eficiente. Este fato pode levar a falhas de execução, desperdício de materiais, tempo e falta de segurança para os colaboradores e o cliente final.

Quando os funcionários recebem a capacitação adequada, são capazes de entender os processos e técnicas necessárias para realizar as atividades de forma correta e segura. Além disso, eles podem identificar potenciais gargalos e corrigi-los antes que se tornem maiores.

Ausência de processos de qualidade

Sem um processo de monitoramento e inspeção adequado, torna-se mais difícil detectar e corrigir possíveis erros no projeto. Isso pode levar a acúmulos de problemas na qualidade e padronização das entregas, atrasos no projeto e prejuízos financeiros.

Materiais armazenados sem identificação

Armazenar materiais sem identificação adequada pode gerar não conformidades, pois causa confusão e erros na hora de utilizar os recursos. Assim, impactam em  falhas na instalação ou montagem das estruturas, atrasos, desperdício de insumos e até mesmo riscos de segurança.

Por que reduzir as não conformidades na construção civil?

Reduzir as não conformidades é importante, pois elas comprometem a qualidade do empreendimento. Isso resulta na insatisfação do cliente final, retrabalhos e custos adicionais para corrigir os gargalos. 

Além disso, elas podem levar a atrasos na entrega da obra, aumentando os seus custos e gerando dor de cabeça para todos os envolvidos.

Outra razão para corrigir e monitorar todo o padrão das edificações é a segurança. Se uma estrutura não atende aos requisitos especificados, pode haver riscos físicos para os trabalhadores e usuários finais.

Além disso, focando na resolução desses gargalos, há uma otimização na eficiência e na produtividade, pois a equipe não precisa gastar tempo e recursos adicionais para corrigir falhas. Isso resulta em menos desperdício de materiais e tempo, o que ajuda nos custos finais do projeto.

Como a tecnologia diminui as não conformidades em obras?

A tecnologia é uma ferramenta poderosa para ajudar a evitar, identificar e corrigir as não conformidades em obras. 

Existem muitas soluções tecnológicas disponíveis para apoiar o processo de controle de qualidade na construção. Os softwares de gestão são um bom exemplo a se utilizar para a otimização do fluxo do canteiro. 

Eles podem ser utilizados para ajudar a rastrear e documentar possíveis falhas, facilitando a análise das causas e a identificação das soluções. Além disso, eles oferecem diversas funcionalidades pensadas exclusivamente para ajudar a evitar dores de cabeça para coordenadores e clientes finais.

O cadastro de insumos é uma dessas funcionalidades, que permite identificar e registrar os recursos e produtos utilizados. E o melhor, tudo pode ser feito através de dispositivos móveis e acessado e editado de qualquer lugar e momento. 

Além disso, existem funcionalidades de monitoramento de qualidade, permitindo a criação de indicadores para elevar o patamar das suas construções. O módulo de Qualidade do Mobuss Construção, por exemplo, permite realizar inspeções, auditorias e monitoramentos de qualidade em tempo real.

Além disso, plataformas tecnológicas possuem outras diversas funcionalidades para facilitar a administração do seu canteiro, como a criação de checklists personalizados para inspeções e auditorias, monitoramento da execução das tarefas, registro de evidências e um dashboard para análise de desempenho.

Agora que você já sabe como é importante dar atenção para as não conformidades, venha entender mais sobre como a tecnologia pode apoiar o setor da construção civil baixando o nosso e-book de controle de qualidade nas obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção