Como o scanner móvel pode garantir agilidade e eficiência de recursos no seu canteiro de obras

A rotina de controle de registros dentro das construtoras nem sempre é simples, ainda mais quando é relacionado à legislação trabalhista. Documentação dos colaboradores, comprovação de entrega de equipamentos de proteção e da realização de treinamentos para determinadas tarefas. Tudo precisa ser registrado e atualizado constantemente, o que acaba gerando um grande volume de trabalho para quem é responsável por coletar e arquivar estes dados.

Um dos grandes desafios é justamente a digitalização destes documentos. Além do alto custo, equipamentos como o scanner acabam tomando tempo da equipe e precisam, necessariamente, estar ligados a um único computador. Na rotina das construtoras, mesmo quando se trata da central, essas questões acabam tornando o trabalho quase inviável.

Por isso, a Teclógica lançou uma facilidade dentro do módulo de Registros do Mobuss Construção: o scanner móvel, garantindo mais agilidade no processo de coleta e arquivamento de dados.

Mais facilidade, menos custos

Outra grande vantagem é a redução de custos, pois substitui os scanners físicos por smartphones com sistema operacional Android ou iOS, utilizando a câmera para digitalizar os documentos e então enviá-los para classificação no portal. Estes arquivos podem ser associados separadamente ou unificados em um único arquivo PDF, de acordo com cada necessidade.

A aplicação também possibilita a definição de como será feita a coleta das imagens. No momento da digitalização o profissional pode realizar o corte da foto para evidenciar apenas o documento, a rotação da imagem, e escolher a cor. Cada construtora pode, inclusive, pré-determinar estas questões, que serão parametrizadas dentro do sistema. Isso garante, por exemplo, que a imagem seja carregada com boa visualização, mas baixa resolução, promovendo um uso racional da cota de espaço em nuvem contratada.

Diferente do scanner habitual, no dispositivo do Mobuss Construção a captura não precisa ser em tempo real. A aplicação permite que o colaborador carregue imagens já registradas na galeria do smartphone. Assim, até mesmo fornecedores podem realizar a coleta e envio de imagens dos registros necessários.

Por fim, o scanner móvel também dá mais agilidade à avaliação e aprovação dos registros. Assim que chegam ao portal, os responsáveis por esta questão podem verificar se os dados são suficientes, aprovar ou não os arquivos, excluir dados desnecessários e verificar rapidamente informações que necessitam.

Ficou interessado em adquirir o Scanner Móvel para a sua construção? Entre em contato com a equipe do Mobuss Construção!

Escrito por Silvio José Etges – Gerente de Produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção