O papel da TI no gerenciamento de obras na construção civil

Em diversas oportunidades, nós abordamos, aqui no blog, a importância da comunicação na indústria da construção civil. Por se tratar de um setor que concentra profissionais de diferentes áreas, é necessário que ela seja integrada, ágil e eficiente. Essas características têm como principal propósito otimizar a gestão e a troca de informações.

É fato incontestável que as empresas que utilizam tecnologias informacionais possuem mais eficiência em seus processos e saem na frente da concorrência.

Diante disso, é evidente que o setor de tecnologia da informação, tem um papel fundamental na otimização da troca de informações e na criação de um ambiente digital seguro e funcional.

Você também vai conhecer um pouco mais sobre como ela influenciou a realidade do setor nas últimas décadas e, por fim, explicaremos porque é tão importante investir nesses recursos para garantir um retorno financeiro ainda mais expressivo. Confira!

Definindo e desvendando a TI

Antes de abordarmos sua extensa relação com o setor da construção civil, é preciso falar um pouco mais sobre o que é a Tecnologia da Informação e como ela é aplicada nas empresas.

A TI é o conjunto de atividades que zelam pelas informações que uma companhia possui e transmite, construindo e mantendo em operação as plataformas virtuais que um negócio usa para gerir seus dados, automatizar tarefas e melhorar resultados.

Benefícios da TI no gerenciamento de obras de construção civil

Na indústria da construção, considerada conservadora, cada vez mais empreendimentos têm ido em busca de ferramentas tecnológicas para otimizar a gestão do tempo, os custos operacionais e seus processos.

Desde a concepção do projeto até a etapa de execução da obra, é fundamental zelar pelas informações. São elas que coordenam o trabalho das equipes e fornecem dados importantes para que a construção siga seu cronograma e fique dentro do orçamento.

Não é exagero dizer que as informações geradas durante uma obra são um ativo tão valioso quanto a própria edificação. Todos os dados que uma empresa gera são úteis e podem ser revertidos em conhecimento e evoluções.

Neste contexto, a TI se apresenta como solução para otimizar a gestão por meio de melhorias nos processos. Organizar tarefas, gerenciar recursos, controlar o estoque e realizar a comunicação interdepartamental são tarefas que só podem ser executadas com destreza graças a uma infraestrutura de TI, o que demonstra como é importante olhar com atenção para este setor quando falamos de gestão empresarial estratégica.

Conheça algumas vantagens trazidas pela estruturação da tecnologia da informação:

1. Capacidade de automatizar tarefas

Um dos benefícios mais importantes trazidos pela tecnologia é a facilidade para processamento de informações. É possível realizar, em segundos, tarefas que tomariam horas manualmente.

2. Criação de infraestrutura

Para trocar e zelar por suas informações, uma empresa precisa de um espaço para guardá-las e protegê-las. Os profissionais de TI são os responsáveis por estabelecer servidores e desenhar processos para que o negócio possua a infraestrutura comunicacional necessária e suporte o volume de dados gerados.

Gerenciar uma obra requer comunicação, troca de arquivos e conectividade entre o escritório e os colaboradores alocados no canteiro. A TI possui papel importante para que essa comunicação seja plena e funcional dentro da realidade do setor da construção

3. Estruturação para uso de softwares

Alguns programas e sistemas são fundamentais para as empresas. Ferramentas como ERPs são velhos conhecidos de inúmeras instituições que atuam nos mais diversos segmentos do mercado. Além das mencionadas, existem outras segmentadas e que também possuem um alto nível de importância, como é o caso do software de gestão de obras.

No entanto, apesar de serem grandes facilitadoras do trabalho, essas ferramentas precisam operar de maneira adequada à estrutura da empresa. Cabe à TI analisar formas de manter a conexão entre elas e criar o ambiente virtual para que atuem em seus diferentes módulos junto às equipes.

4. Otimização da gestão empresarial

Por fim, uma empresa que se muna de uma infraestrutura digital adequada e que utilize sistemas inteligentes e capazes de otimizar seu trabalho ganha pontos na área estratégica.

Conforme dito nos tópicos acima, é necessário se apoiar na TI para obter sucesso nessas melhorias tecnológicas que podem impactar a gestão do negócio. Se observarmos atentamente tudo o que foi colocado até aqui, podemos concluir que a Tecnologia da Informação é um pilar fundamental na estruturação de uma empresa e na construção de processos mais eficientes e estratégicos.

Agora, ficou mais fácil entender qual o papel da TI no gerenciamento de obras de construção civil. Ela atua como base para que a empresa consiga administrar e trocar informações, gerar dados estruturais importantes e otimizar processos. O impacto da adoção da tecnologia da informação é sentido desde o primeiro momento, principalmente quando ela envolve a utilização de sistemas de gestão.

Para seguir mantendo a competitividade em um mercado cada vez mais disputado, as empresas precisam olhar para o futuro e tomar uma decisão importante: dar a devida atenção ao setor de TI para que seja possível realizar melhorias tecnológicas fundamentais e aperfeiçoar a gestão da empresa e seus resultados.

Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de navegar pelo nosso blog e materiais educativos. Aqui, você encontra materiais produzidos pela nossa equipe para auxiliar na estruturação de seu trabalho e fomentar conhecimento sobre o universo da construção civil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *