Conheça as novas tecnologias para a construção

Seja por meio da implementação das mais novas técnicas e das práticas sustentáveis, seja por meio do desenvolvimento de materiais diferenciados que elevam a qualidade das construções, já não se pode ignorar que as novas tecnologias trazem inovação para o segmento.

O uso de softwares que otimizam a gestão da construção é outro grande benefício trazido com os avanços. O recurso da mobilidade, por exemplo, impacta positivamente o andamento da construção porque permite ao gestor o acompanhamento e o andamento da obra a partir de qualquer lugar.

Quer saber mais sobre as tecnologias que andam transformando o segmento da construção? Acompanhe!

Peças de construção fabricadas por uma impressora 3D

Esse tipo de impressora tem surpreendido pela pluralidade de finalidades com as quais pode ser utilizada. Para a construção de imóveis, ela tem uma dimensão e potencial maiores, imprimindo peças ocas em 3D que depois são preenchidas com massa de construção, como ocorreu na construção de um prédio de cinco andares em um parque industrial na China, no ano passado.

A composição tanto das peças, quanto da massa pode levar matéria-prima originada de material reciclado, como vidro e resíduos de outras construções industriais. O resultado é que a montagem do imóvel, por ser feita com até 70% a mais de rapidez, os custos com a construção são reduzidos significativamente, até mesmo pelo uso de materiais mais baratos.

Um novo tipo de concreto

Um concreto permeável tem sido desenvolvido há pelo menos 50 anos, sendo aprimorado ao longo do tempo. Seu diferencial é que a permeabilidade impede o acúmulo de água na estrada, trazendo mais segurança para os veículos.

O fato de a água não acumular na pista permite o tráfego até mesmo em condições de chuva intensa ou sob risco de inundação. Outro ponto importante é que com a passagem da água através do asfalto faz com que se forme uma reserva de água que ajuda a manter a temperatura da pista mais baixa em dias quentes.

Uso de robôs e drones na construção

Os robôs são uma forma de emprego de tecnologia inteligente nos canteiros de obras e o Brasil já faz uso desse tipo de tecnologia. Ainda quando operava em fase experimental, foi anunciado um tipo de robô que faz demolições de estruturas em concreto, utilizando jatos de água com alta pressão. O equipamento não apenas desmonta a estrutura como também aspira os detritos gerados na operação.

Outra novidade é um robô que atua minimizando erros humanos. Operando com auxílio de um dispositivo específico, ele faz um escaneamento das paredes, verificando se os nivelamentos estão de acordo e se o projeto está seguindo corretamente.

Já os drones chegaram na construção civil para viabilizar um melhor acompanhamento da obra, capturando imagens que permitam observar o andamento da construção. Esses veículos aéreos não tripulados têm também a proposta de ser uma ferramenta de interação com o cliente, enviando os registros de imagens da construção para o comprador, permitindo que ele possa visualizar o imóvel antes que fique definitivamente pronto.

Softwares de gestão da obra diminuem custos operacionais

O uso de um software de gestão da construção contribui para que o desperdício de materiais dentro da obra seja mais reduzido. Isto porque, por meio do sistema, é possível controlar efetivamente o estoque e o material que sobra. Com esse panorama, é mais fácil evitar que materiais sejam desperdiçados.

Monitorar a obra também ficou mais fácil com a utilização de softwares. É possível saber onde estão atuando os componentes de uma equipe e até mesmo avaliar se há profissionais menos ativos que possam ser remanejados para outra tarefa. Essas possibilidades fazem o planejamento da obra ser mais bem fundamentado em dados realistas.

O Mobuss Construção é um software de gestão da construção que conta ainda com o recurso da mobilidade. Acessando a partir de tablets ou smartphones, os gestores podem acompanhar a obra em tempo real, conectando-se à plataforma e visualizando as informações de onde o profissional estiver, inclusive no próprio canteiro de obras.

Fazer planejamentos de reuniões de segurança e gerir documentos que circulam na obra, realizar inspeções de qualidade com formulários dinâmicos, controlar a assistência técnica prestada aos clientes bem como a entrega das chaves do empreendimento são também tarefas possíveis de ser feitas por meio do software Mobuss Construção.

Coordenar com eficiência equipes e frentes de trabalho, acompanhar a evolução da obra e até o rendimento dos trabalhadores nem sempre eram tarefas fáceis, mas com a chegada de novas tecnologias para a construção está tudo ao seu alcance!

O melhor é conhecer os avanços o quanto antes. Por isso, assine nossa newsletter para se manter atualizado e conheça nossas propostas!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção