3 tipos de inspeção de qualidade e o profissional para cada uma


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre tipos de inspeção de qualidade em áudio!

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, a busca pela melhoria contínua deve se tornar um dos focos de qualquer empresa do setor da construção civil. Para isso, os profissionais precisam conhecer e saber como realizar os diferentes tipos de inspeção de qualidade nas obras.

A etapa da inspeção faz parte da gestão de qualidade, visando garantir o controle do andamento dos serviços construtivos. Dessa forma, é possível monitorar se os resultados estão em conformidade com o planejado, respeitando as especificações dos projetos e normas, os prazos estabelecidos no cronograma e os gastos definidos no orçamento.

Vale ressaltar que a qualidade final de um empreendimento depende de vários fatores e etapas construtivas. Por isso, existem diferentes tipos de inspeção de qualidade que buscam conferir os resultados em momentos distintos da construção. Assim, é possível garantir um cronograma assertivo, já que nenhum serviço é negligenciado.

O que é inspeção de qualidade?

Antes de conhecer os diferentes tipos, primeiro é preciso entender do que se trata essa etapa. De maneira bem sucinta, podemos dizer que a inspeção de qualidade é a atividade que busca acompanhar o andamento dos serviços em uma obra.

Ou seja, é a etapa onde os resultados da execução das atividades no canteiro são comparados com o planejamento. Isso quer dizer que, para cada empreendimento, a inspeção também deve mudar, já que cada um apresenta especificações e objetivos distintos.

Também é uma ferramenta de controle utilizada na gestão de qualidade das empresas. A etapa se assemelha a um trabalho de perícia, visto que um ou mais profissionais responsáveis pela atividade devem examinar e avaliar o estado em que se encontram determinados serviços.

Durante o processo de inspeção, existem fatores que precisam ser conferidos dependendo do serviço realizado. Como exemplo, podemos citar a inspeção de uma parede de vedação, onde o profissional vai avaliar a conformidade nas dimensões, nos acabamentos, na presença de vãos e outros fatores especificados no projeto.

É importante destacar que as inspeções de qualidade fazem parte dos requisitos necessários para adequação com a ISO 9001, a principal norma certificadora de qualidade e também faz parte do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), sendo uma das ferramentas cruciais para garantir a melhoria contínua e a conformidade nas obras.

3 tipos de inspeção de qualidade nas obras

Diferente de outros setores, onde o produto final é um objeto ou um serviço específico, na construção civil o foco é o próprio empreendimento. Para chegar na edificação pronta, são necessários muitos serviços que envolvem diferentes sistemas, como o de fundação, e elementos construtivos, como os de vedação e estruturais.

Assim, a qualidade final de uma obra depende de fatores e etapas que acontecem em diferentes momentos, com equipes e especificações distintas. Os profissionais que realizam a pintura, por exemplo, são uma equipe diferente dos que executam a alvenaria.

Desse modo, a inspeção precisa acontecer durante toda a obra, garantindo que cada serviço atinja seus objetivos, gerando o resultado desejado.

Por isso, confira abaixo os três principais tipos de inspeção de qualidade que devem acontecer na construção:

Pré-execução

O primeiro dos tipos de inspeção de qualidade é aquele realizado antes de começar os serviços construtivos. Essa etapa consiste em avaliar se o canteiro, os materiais, os equipamentos e as ferramentas estão em conformidade com as especificações ou em um estado adequado para a realização das atividades.

Assim, a inspeção na pré-execução busca garantir que o início dos serviços só aconteça quando tudo estiver em condições adequadas. Isso garante não só a conformidade, mas também evita que o ambiente e as condições de trabalho tenham riscos que possam ocasionar acidentes ou afetar a produtividade.

Em processo

A inspeção de qualidade durante a execução é a mais importante, já que ela acontece em diferentes frentes construtivas e em várias fases do andamento dos serviços. Esse tipo de vistoria começa a ocorrer assim que os serviços têm início e só termina quando a obra finaliza.

É importante que a inspeção em processo tenha uma frequência adequada e também que foque em serviços que são mais passíveis de erros. O objetivo desse tipo de vistoria é garantir que nenhuma falha passe despercebida e acumule problemas para as próximas etapas da construção.

Pós-obra

O último dos tipos de inspeção de qualidade é a que ocorre depois de todos os serviços já terem sido concluídos. É nessa hora que todos os aspectos do empreendimento serão avaliados para conferir se estão em conformidade com os resultados especificados no planejamento.

São vários os fatores que devem ser inspecionados, desde a aparência e o desempenho até a segurança da edificação. Esse tipo de inspeção garante que a entrega de chaves seja feita de acordo com aquilo que foi planejado e apresentado em contrato.

Qual profissional é responsável pela inspeção de qualidade?

Independente de qual dos tipos de inspeção está sendo realizado, o profissional responsável deve ser sempre qualificado e experiente. Normalmente este tipo de serviço é feito por um engenheiro civil especializado, mas arquitetos e técnicos em edificações também podem realizar essa tarefa.

O profissional responsável deve possuir diversas habilidades, como capacidade de interpretar os projetos e especificações. Assim, permitindo conferir e avaliar diferentes elementos construtivos. Cada obra é única, demandando a realização de medições distintas e o registro formalizado das informações. 

No entanto, existem algumas atividades e processos que o inspetor de qualidade precisa realizar em praticamente todas as obras. São elas:

  • Conferências visuais e medições com equipamentos adequados;
  • Registro do andamento dos serviços;
  • Avaliação da conformidade com as especificações;
  • Identificação de problemas e erros;
  • Supervisão das condições de trabalho e uso de EPIs;
  • Definição de estratégias e métodos para as inspeções;
  • Documentação dos relatórios de inspeção.

Como vimos, a busca pela melhoria contínua passa pela realização dos diferentes tipos de inspeção de qualidade. Com elas, é possível alavancar o resultado final dos empreendimentos, garantindo maior competitividade para a construtora. 

Assim, a satisfação dos clientes e a excelência da empresa no mercado aumenta. Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre o assunto, baixe nosso ebook sobre Qualidade na Construção Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção