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A inspeção de qualidade no segmento construtivo é uma das atividades mais importantes para garantir a conformidade de uma obra. Uma vez que garante o alinhamento entre o padrão e os prazos estipulados em um projeto com atividades que, de fato, são realizadas no canteiro.
Ter um controle da execução, através deste recurso, aumenta a satisfação dos clientes e acaba por diminuir custos. Isso porque quando executado conforme os projetos, especificações e normas, há um uso mais eficiente dos materiais, com menos retrabalho e desperdícios.
A seguir, entenda a importância deste procedimento, saiba quais são os focos alinhados às boas práticas e descubra como é aplicado na rotina de uma empresa.
O que é inspeção de qualidade?
Controlar a qualidade dos trabalhos realizados nas construções é crucial para garantir a satisfação dos clientes. Para isso, existe a inspeção de qualidade, que deve ser realizada em diferentes momentos da execução, garantindo a conformidade dos serviços da edificação.
Ela é feita, normalmente, com o auxílio de uma ficha de verificação para cada função escolhida. A execução da alvenaria, por exemplo, é uma atividade que costuma apresentar mais falhas.
Isso porque, é comum que durante o levantamento das paredes aconteçam erros que geram desalinhamento no prumo das estruturas ou preenchimento inadequado das juntas. Por isso, esse serviço conta com uma ficha para o momento da execução.
O objetivo final é avaliar se o que foi feito corresponde com o projeto, normas e especificações. Ou seja, é uma atividade de controle e gestão. Com ela, os profissionais conseguem verificar e registrar o resultado daquilo que foi planejado.
Mesmo sem um padrão para realizar a etapa de inspeção de qualidade, é indicado que sejam seguidas algumas recomendações, como questões de amostragem e ensaios, descritas em diretrizes específicas para cada material ou serviço. Por isso, esta estratégia deve ser planejada por associados qualificados.
Vale lembrar que hoje já existem ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão, que auxiliam, automatizam e agilizam as vistorias. Além de facilitar os apontamentos e o armazenamento, essas soluções permitem a geração de relatórios e indicadores intuitivos que auxiliam na leitura e avaliação das informações.
Qual a importância da gestão de qualidade na construção civil?
Eventuais não conformidades na construção, por menores que sejam, podem comprometer diretamente a qualidade final de um projeto. Afetando assim, significativamente a competitividade de qualquer construtora.
Obras com baixo padrão normalmente possuem muito desperdício de materiais e pouca produtividade, aumentando os custos para a indústria e para os compradores finais.
Dentre os problemas mais comuns em um empreendimento– que são justamente aqueles que devem ser detectados na inspeção de qualidade – destacam-se:
- Profissionais sem o devido treinamento para determinada função;
- Falta de identificação de materiais ou armazenamento em desacordo com os procedimentos;
- Ausência de ficha de EPI ou falhas no preenchimento;
- Documentação e registros desalinhados com os arquivos de campo;
- Manual de qualidade não difundido entre os colaboradores e/ou não aplicado no canteiro;
- Problemas nos controles de entradas ou de controle de execuções;
- Falta de participação da alta direção na análise e definição dos indicadores de resultado;
- Problemas no descarte e controle de resíduos;
- Monitoramentos e inspeções gerais falhos.
Tendo em vista que o padrão de qualidade exigido pelo mercado é cada vez mais elevado, a inspeção busca eliminar todas estas falhas. Otimizando a execução e estabelecendo uma cultura contínua de qualidade, pautada principalmente na adequação e correção de não conformidades.
5 boas práticas para uma inspeção de qualidade na construção
Este processo pode ser muito mais eficiente se alguns cuidados básicos forem adotados no cotidiano de uma construtora.
O primeiro e, talvez, mais fundamental de todos, está na própria cultura interna da empresa. Ela deve ser guiada pela manutenção da qualidade e ter não só nos inspetores, mas também nos próprios diretores, um apoio constante nas etapas
Assim, certificando-se do bom andamento dos trabalhos, do cumprimento dos prazos, além do registro e correção de eventuais não-conformidades. Implementar valores voltados para a gestão de qualidade é crucial, fazendo com que todos os membros da corporação entendam a importância desta fase.
Dentre os principais aspectos que devem ser observados, estão:
1. Produtividade e desempenho da equipe
Durante a execução, a inspeção de qualidade deve avaliar se o rendimento da equipe está adequado com o cronograma. Além disso, o desempenho também deve ser avaliado, garantindo que atinja os resultados esperados.
2. Padrão de qualidade
O padrão construtivo esperado pela empresa e estabelecido no desenvolvimento das atividades no canteiro de obras deve ser avaliado durante esta etapa. A conformidade com os projetos e especificações precisa ser atendida.
3. Identificação de riscos
Outro aspecto que deve ser avaliado na inspeção de qualidade são os possíveis riscos aos trabalhadores e também para o produto final gerado pela construção.
Uma obra insegura significa menos produtividade e pode acarretar em acidentes que vão gerar atrasos e custos que não estavam programados, além de oferecerem riscos para os compradores da edificação ou para os colaboradores.
4. Alinhamento às normas do setor
Para garantir os melhores resultados e mais segurança, é preciso dar atenção ao alinhamento às normas do setor e requisitos legais ligados à proteção dos associados e ao meio ambiente.
5. Progresso do cronograma
Por último, a inspeção de qualidade deve avaliar também o real progresso da estrutura em relação ao cronograma estabelecido no projeto. Qualquer atraso pode significar problemas, afetando a qualidade final.
A inspeção de qualidade aliada ao uso de novas tecnologias
Garantir um bom monitoramento contribui muito para a manutenção do padrão da empresa. Sendo assim, contar com o apoio de novas tecnologias é uma boa opção para iniciar uma inspeção de qualidade efetiva.
Para reduzir as não conformidades em uma obra, é preciso implementar uma cultura voltada à qualidade na companhia, orientando os funcionários e gestores. Porém, ter meios de controle alinhados a essa nova realidade é essencial!
Se antigamente as ferramentas manuais eram utilizadas até mesmo nas grandes construtoras, hoje a competitividade está diretamente ligada à sua capacidade de utilizar novos recursos a seu favor, monitorando a qualidade na construção civil por meio de tecnologias móveis.
O uso de dispositivos como smartphones é uma tendência no segmento e agrega uma série de benefícios durante a inspeção. Isso permite que os dados sejam atualizados em tempo real, com menor probabilidade de erros – e ainda contempla uma série de outros pontos fundamentais.
Antes, os registros eram dispersos e precisavam ser analisados de maneira segmentada. Atualmente, esse tipo de solução permite um controle absoluto sobre os gastos das atividades dos funcionários, da execução dos cronogramas e do andamento do projeto.
Um exemplo real de como a inspeção da qualidade aliada ao uso de novas tecnologias é capaz de agregar mais competitividade às construtoras é o caso da Constroen, que obteve mais de 90% de satisfação dos clientes após implantar um sistema de gestão e mobilidade!
Entre os pontos fundamentais que o recurso agregou ao cotidiano, estão:
- A possibilidade de promover treinamentos;
- Otimizar seu uso de acordo com a função de cada funcionário;
- Registrar processos em tempo real;
- Monitorar os padrões de segurança durante as atividades;
- Manter o registro de colaboradores em dia;
- Acelerar o atendimento da assistência técnica.
Como ocorre o controle de qualidade em uma construtora?
Ao compreender quais são os requisitos de qualidade na construção e as práticas mais eficientes para garantir uma inspeção eficiente, alguns padrões precisam ser estabelecidos para a aplicação desse tipo de controle.
Normalmente, esse procedimento pode ser realizado de duas maneiras: agendado ou aleatória. Na primeira, o colaborador ou grupo que exerce determinada atividade interna é notificado previamente que será alvo de avaliação. Já na segunda, o objetivo é obter uma visão mais fiel do cotidiano do canteiro – logo, ele não é avisado.
Por mais que a segunda forma de inspeção de qualidade pareça ser a escolha mais assertiva para o diagnóstico de não conformidades, é importante ressaltar que esse tipo de verificação pode gerar certo alarde entre os associados ou até detectar anormalidades que não correspondam à realidade geral de determinada construção.
Já nas inspeções agendadas, fazer com que os profissionais corriqueiramente se preparem para análise, pode ser importante para incentivar uma cultura contínua de qualidade. No fim das contas, com objetivos distintos, ambas as formas são importantes e devem ser aplicadas.
Em qualquer situação, é fundamental que o responsável pelo procedimento utilize o tempo com sabedoria e seja capaz de se atentar aos mínimos detalhes para que a sua análise seja efetiva.
Não só garantindo que tudo esteja andando conforme o esperado, mas também detectando possíveis riscos ainda não percebidos ou inferindo sobre pontos possíveis de melhorias.
Gostou de entender mais sobre a inspeção de qualidade na construção civil? Para saber mais sobre o controle de qualidade na área, venha ler nosso ebook para aprender a monitorar indicadores.
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Não tenho construtora e também não estou trabalhando, sou aposentado, porém gosto muito de construção civil e obras de artes, pesquiso para ocupar meu tempo e adquirir mais conhecimento sobre o assunto. Muito obrigado .
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Muito interessante. É importante sempre lembrarmos que, nossa casa é nosso lar e de nossa família, é preciso que temos segurança.