Construção modular: quais os benefícios dessa tendência para o setor?

Na construção civil, quando falamos em otimizar operações, aumentar padrão de segurança e agregar mais qualidade aos projetos, o conceito de construção modular tem se tornado cada vez mais popular e recorrente entre os investidores.

A seguir, entenda o conceito empregado em uma casa modular, suas diferenças para as construções tradicionais, os principais benefícios e como as ferramentas de modelagem de informações estão contribuindo para os avanços no setor.

O que é construção modular e como funciona?

Como o próprio nome indica, o processo de construção modular se dá através de módulos individuais, que são fabricados em linhas de montagem padronizadas e apenas montados no local da edificação.

A fabricação, beneficiada pelo controle de prazos garantido no ambiente industrial, pode ser realizada a partir de matérias-primas padrão, como o concreto, o aço, a própria madeira, além dos novos materiais que compõem as tendências da engenharia civil para 2019.

Muito além do conceito de casa modular, edifícios inteiros são construídos por meio dessa tecnologia, assim como casas de luxo, complexos residenciais, hospitais e outras grandes construções.

Enquanto as obras tradicionais são feitas no local a partir do zero, a edificação construída em módulos pode ter operações simultâneas. No início do cronograma, por exemplo, boa parte das peças já pode ser construída, sem a necessidade de aguardar a preparação do terreno.

É justamente por essa possibilidade de reduzir, em até a metade, o tempo de execução, somada ao controle total dos processos, que torna o investimento em construção modular cada vez mais.

No próximo item, conheça mais benefícios dessa tendência e descubra como ela está ligada às oportunidades e desafios para as construtoras brasileiras na indústria 4.0!

Quais os principais benefícios dessa técnica para o setor?

A indústria 4.0 é a principal tendência do mercado contemporâneo, e as construtoras que desejam agregar competitividade frente aos desafios precisam utilizar as novas tecnologias em campo.

Nesse cenário, o primeiro benefício que se destaca na construção modular é a garantia de qualidade atestada pelos padrões, práticas e rotinas de supervisão mantidas em ambiente fechado, que geralmente são mais rigorosas e facilmente controláveis.

A própria área de Segurança do Trabalho também é otimizada nesse sentido, uma vez que abordagens como o Estudo de Perigos e Operabilidade podem ser empregadas com maior engajamento e a exposição às intempéries externas se torna bem menor.

Mesmo que coordenar equipes internas e externas simultaneamente pareça desafiador em um primeiro momento, os ganhos no que se refere à controle de cronograma, segurança, qualidade, além da redução de custos, são extremamente maiores e sobrepõem eventuais problemas dessa natureza.  

Outro ponto que deve ser mencionado é a sustentabilidade que uma casa modular ou outra construção do tipo apresenta em relação às tradicionais. Ao ter total noção e controle sobre os recursos para um projeto, desperdícios são evitados e apenas o mínimo necessário é empregado para que a edificação seja a melhor possível aos seus usuários.

O alinhamento da construção modular junto ao conceito de Green Building é evidente, uma vez que beneficia-se de novas tecnologias para gerenciamento de resíduos e matérias primas, alinha-se aos padrões das normas reguladoras e preza pelo melhor desempenho energético.

Por mais que esse nível de padronização comprometa fatores, como a customização das obras, os ganhos em competitividade e sustentabilidade na construção civil são incontáveis e só tendem a crescer com a Tecnologia da Informação, conforme você poderá conferir no próximo item!

Como as ferramentas BIM promovem avanços na área?

Para que o desempenho construtivo mencionado seja possível, as instalações hidráulicas, mecânicas e elétricas utilizadas nas construções comuns devem ser substituídas por canais em uma construção modular.

Os padrões de encaixe dessas vias precisam ser minuciosos e sua adoção extremamente rigorosa, para que a montagem não seja comprometida por problemas causados nos canais de comunicação entre fios, canos e afins.

Tamanha precisão somente é garantida através de ferramentas capazes de fornecer uma mensuração detalhada dos componentes, e que tenham a habilidade de planejar cada peça de maneira precisa, por meio de uma visão fidedigna em 3D.

Frente a esse desafio, a aplicação da tecnologia BIM em projetos de construção é cada vez maior e repleta de possibilidades, fornecendo absolutamente todos os dados para que os gestores possam detalhar as demandas de fabricação.

Atualmente, softwares de gestão de obras se destacam no mercado, proporcionando maior controle e rentabilidade para empresas do setor construtivo, através de recursos que podem ser perfeitamente integrados a uma casa modular ou outra construção do gênero.  

As suas funcionalidades podem incluir a gestão colaborativa dos projetos, transmissão em tempo real dos dados no canteiro de obras, organização da segurança e saúde do trabalho, controle de critérios de qualidade, processo formal de entrega e recebimento, além de todo o pós-obra, como assistência técnica, solicitação de serviços e controle periódico.

Por que a ideia da construção modular pode representar um salto para a sua construtora?

Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a competitividade de uma construtora é um desafio intimamente ligado aos padrões de qualidade, produtividade, sustentabilidade e segurança de suas edificações.

Para se destacar e atender a essas demandas, as principais soluções estão na tecnologia, a qual cada vez mais assegura padrões inéditos em termos de planejamento operacional e financeiro.  

Mais do que elevar as noções de qualidade e atender às principais exigências dos clientes e das normas contemporâneas, a ideia de uma edificação feita em módulos de alto padrão tecnológico é um poderoso modo de conquistar novos consumidores e agregar credibilidade junto aos seus parceiros.

E você, já conhecia esse tipo de tecnologia? Deseja saber ainda mais sobre construção modular e outros assuntos relevantes? Assine o nosso newsletter e não perca os próximos posts.

1 comentário


  1. Me parece muito interessante este processo de construção mais tecnologia com garantia.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção