Inteligência Artificial na construção civil: benefícios e aplicações no setor

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre Inteligência Artificial em áudio!

A Inteligência Artificial (IA) transforma a cultura e o modo de operacionalizar a cadeia produtiva por inteiro. Desde o advento das máquinas a vapor, a industrialização evoluiu com rapidez, até chegar ao patamar tecnológico atual.

Vivemos na era da informação, onde é possível experimentar soluções que, há alguns anos, eram consideradas impossíveis. A conectividade dos objetos, a análise avançada de dados e também a Inteligência Artificial já são uma realidade. Essas inovações maximizam os níveis de experiência e produtividade de modo jamais visto antes.

No setor da construção civil, o uso de tecnologias nos canteiros de obras além de otimizar a gestão dos recursos, agiliza as atividades construtivas e diminui custos do projeto final. As vantagens se estendem para a segurança dos trabalhadores e o desenvolvimento sustentável do negócio. 

Para acompanhar o ritmo da evolução, é necessário se adequar a esta tendência e também com o uso das ferramentas disponíveis. Entenda o impacto da Inteligência Artificial no setor e descubra como a transformação está ganhando espaço nas construtoras de todo o mundo. Continue lendo!

Quais as aplicações da Inteligência Artificial na construção civil?

Graças à Inteligência Artificial, o canteiro de obras pode se tornar ainda mais eficiente. Com esse recurso, a construção é vista de forma macro, onde é possível reconhecer eventos, prever gargalos, organizar relatórios com indicadores-chave de sucesso (KPIs) e também executar ações corretivas.

Muitas das ferramentas de IA ainda estão em desenvolvimento, mas destacamos a seguir as principais utilizações que são esperadas para essa tecnologia no ramo construtivo:

Gestão da segurança e mitigação de riscos

A IA auxilia nos níveis de segurança do canteiro de obras de vários modos. Desde o monitoramento das atividades dos colaboradores, até o apoio em cenários de alto risco.

Com seu uso na construção civil, é possível, por exemplo, identificar não conformidades em tempo real. São casos como: violação dos procedimentos operacionais em equipamentos, não cumprimento de requisitos das normas de segurança e falta de uso de EPIs.

Ainda, é possível utilizar automação a distância em máquinas que apresentam riscos de operação ou que estão em locais insalubres. Isso evita uma série de acidentes comuns na exposição humana a tipos de instrumentação pesada. Dessa forma, os perigos à saúde do trabalhador são mitigados, sem perda de eficiência.

Big Data e análise de dados

O diferencial da Inteligência Artificial em relação às outras tecnologias é que ela pode sintetizar múltiplos dados e aprender com eles. Assim como a mente humana, este mecanismo usa da experiência e de toda a informação disponível para identificar padrões e formular respostas.

Podem ser utilizadas imagens coletadas a partir de dispositivos móveis, gravações de drones, sensores de segurança, tecnologia BIM, por exemplo. O mais importante é buscar ferramentas capazes de concentrar estas informações e disponibilizá-las de forma clara para os profissionais.

A análise de dados na construção civil precisa ser constante, pois impacta diretamente na tomada de decisão, na gestão e na mitigação de riscos. Com isso, a empresa conta com um histórico mais preciso do que deu certo e errado nas obras anteriores, podendo fazer um planejamento inteligente nos próximos empreendimentos.

Como se sabe, o desperdício de matérias-primas e o retrabalho influenciam diretamente nos custos da indústria. No entanto, com o uso eficiente dos dados é possível reavaliar os processos e calcular a quantidade necessária de insumos para uma obra.

Construções inteligentes

As edificações que interagem com o usuário são uma forte tendência na construção civil. Além de comodidade, a Inteligência Artificial em prédios permite economia ao usuário e aumenta os níveis de segurança

Dessa forma, o proprietário pode configurar ar condicionado, luzes, janelas e persianas para estarem conforme sua preferência no horário em que chega em casa. 

Com a implementação de sensores de movimento, por exemplo, você automatiza o sistema de iluminação de um ambiente, gastando menos energia.Também é possível usar sensores de temperatura para identificar a presença de indivíduos no local. 

Isso serve para otimizar o deslocamento de moradores em um elevador ou para ativar câmeras de segurança quando algo suspeito for detectado.Como podemos ver, as possibilidades são vastas. O mais interessante é combiná-las para fornecer a melhor experiência possível e criar projetos realmente diferenciados.

Simulação e realidade virtual

Outra contribuição significativa da Inteligência Artificial é em relação à criação de modelos para construções mais precisas. Considerando diversos fatores como topografia, regulamentações e condições do solo, é possível ter uma prévia do projeto e identificar os problemas em potencial ainda nesta primeira etapa.

Além disso, a IA pode ser aplicada na simulação e treinamento dos operadores de equipamentos, melhorando a segurança e eficiência no canteiro de obras. Com isso, os profissionais conseguem praticar suas habilidades em um ambiente virtual antes de operar, de fato, as máquinas.

A gestão de obras também se beneficia desses recursos, isso porque os sistemas baseados em IA permitem:

  • Monitoramento em tempo real do progresso da construção;
  • Previsibilidade quanto a atrasos;
  • Otimização de recursos utilizados;
  • Análise do desempenho da equipe;
  • Tomadas de decisões, para manter o projeto dentro do orçamento estipulado.

Quais os benefícios da Inteligência Artificial na obra

Como vimos, são inúmeras as vantagens de implementar a Inteligência Artificial no canteiro de obras. Duas delas são a automação de tarefas repetitivas e a análise avançada de dados. Elas resultam na otimização de processos e na significativa redução dos custos operacionais.

A tecnologia pode realizar tarefas que, de outra forma, levariam muito tempo para os seres humanos. Com essa automatização, as equipes de construção podem direcionar seus esforços para atividades mais críticas e criativas, economizando tempo e recursos.

Além disso, a IA consegue processar uma quantidade massiva de informações em tempo real, identificando tendências, anomalias e oportunidades de otimização.

Desafios da nova realidade

Vale ressaltar que a implementação da Inteligência Artificial na construção civil enfrenta diversos desafios, incluindo questões relacionadas à privacidade e segurança de dados, bem como considerações éticas.

Em relação ao primeiro, a coleta de informações é uma necessidade para o funcionamento da IA na construção. Mas esses dados podem conter conhecimentos confidenciais sobre projetos, detalhes de localização, desempenho de equipamentos e dados pessoais de trabalhadores. 

Isso levanta preocupações significativas sobre a privacidade e o potencial uso indevido dessas informações. Assim, medidas rigorosas de proteção e regulamentações devem existir para garantir que os dados sejam tratados com segurança e sigilo.

Além disso, a cibersegurança é uma preocupação crítica, uma vez que sistemas baseados em IA podem ser alvos de ataques. Isso poderia resultar na manipulação de dados, interrupções no canteiro de obras ou vazamento de informações confidenciais.

Do ponto de vista ético, a IA na construção levanta questões relacionadas à responsabilidade e tomada de decisões. Por exemplo, quem é responsável por falhas em sistemas autônomos? Como as decisões da IA são tomadas e quem responde por elas em caso de erros?

Há também considerações sobre o potencial impacto social, como a substituição de empregos por automação. Equilibrar os benefícios da IA com essa preocupação e o bem-estar dos trabalhadores é uma questão que deve ser analisada.

Até o momento, algo que está claro é que a capacitação para saber controlar esse tipo de tecnologia será essencial nos próximos anos.

Conclusão

O futuro da Inteligência Artificial na construção civil está repleto de promessas, com um potencial significativo para transformar a indústria. A integração dessa ferramenta em todos os estágios de um projeto é uma tendência que ganhará força.

Além disso, a manutenção preditiva será uma realidade. A IA monitorará o desempenho de edifícios e infraestruturas em tempo real, prevendo quando a manutenção é necessária. Isso contribuirá para evitar falhas e prolongar a vida útil das estruturas.

Os drones e a robótica se tornarão ainda mais presentes e equipados com IA desempenharão funções importantes, desde inspeções de canteiros de obras até construção modular e demolição.

Com essas mudanças, se espera uma redução nos custos operacionais, maior eficiência, prazos de entrega mais curtos e construções mais sustentáveis.

Além disso, existem diversas outras soluções tecnológicas que são tendências na área. Para saber mais, venha ler nosso Kit Soluções móveis para a construção civil: como aumentar a rentabilidade.

*Este conteúdo é somente de caráter informativo. O Mobuss Construção é uma solução modular que atende as principais etapas do canteiro ao pós-obra, não somos uma plataforma de IA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção