Nova atualização do Mobuss Construção facilita o controle de qualidade e inspeção

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre controle de qualidade e inspeção em áudio!

Visando otimizar o controle de qualidade das construtoras, com mais segurança e interpretação facilitada das inspeções, o Mobuss Construção passou por várias melhorias. Entre as novas funcionalidades, que serão disponibilizadas na plataforma a partir do primeiro trimestre de 2021, estão vários recursos de acompanhamento gráfico das etapas de qualidade. 

Os recursos gráficos agilizam muito o trabalho e facilitam a identificação das atividades prioritárias e das não urgentes. Como a construção civil costuma ser uma área que realiza muitas tarefas simultaneamente, acaba acumulando grande quantidade de informações durante uma obra. Nesse contexto, recursos que facilitam a leitura e a tomada de decisão são grandes aliados.

As melhorias realizadas visam uma nova forma de acompanhar os processos de qualidade da construtora, com muito mais controle e segurança. Continue lendo o post para descobrir tudo sobre as atualizações!

Acompanhamento de Inspeções

Com os novos recursos, será possível visualizar as inspeções de forma mais clara, com elementos gráficos que destacam o que precisa de intervenção da equipe.  O acompanhamento visual de todas as etapas das inspeções de serviços, desde a abertura do formulário de verificação até a conclusão de todas as pendências encontradas, poderá ser feito através do Portal Web.

Esse acompanhamento será realizado por meio de uma representação gráfica do andamento das inspeções programadas para a obra. Essa representação irá identificar as etapas através de percentuais e quantitativos, podendo visualizar o andamento das inspeções pelos status:

  1. Não Iniciado;
  2. Em Andamento;
  3. Concluído.

Dessa forma, será possível entender rapidamente quais inspeções precisam de atuação da equipe, considerando o tempo que estão abertas ou que ainda não foram iniciadas. Isso evita que os serviços concluídos não fiquem sem inspeção e, por consequência, sem uma aprovação da qualidade.

Também foram pensadas formas de melhorar a comunicação e o trabalho colaborativo, por isso haverá agora um link direto para as inspeções realizadas e para os itens não conformes. Isso  permitirá interagir e complementar informações, quando necessário. Além disso, haverá um destaque gráfico para os locais com itens não conformes pendentes. Conforme imagem abaixo do Portal:

controle de qualidade e inspeção

controle de qualidade e inspeção

O painel de acompanhamento de informações também irá permitir uma visualização global e centralizada, através de classificações criadas pela empresa ou de acordo com:

  • Os grupos de inspeção: fundação, estrutural, elétrico, hidráulico, revestimentos, etc. 
  • Os locais da obra: bloco, torre, pavimento, unidades etc.

Maior transparência no preenchimento de formulários

Outra atualização que será muito benéfica para os clientes do Mobuss Construção é a transmissão parcial de formulários. Anteriormente, só era possível transmitir  um formulário no dispositivo móvel quando ele estivesse com todas as questões respondidas. Já com a nova atualização, é possível enviar para o portal formulários preenchidos parcialmente. 

Isso quer dizer que, nos casos de formulários longos, que dependem de várias etapas da construção para serem finalizados, agora será possível transmitir as informações parcialmente , possibilitando o acompanhamento da evolução do serviço.

Essa melhoria gera muito mais segurança para o processo, pois é possível acompanhar graficamente como está a evolução dos serviços, tudo de forma remota e transparente. As informações podem ser transmitidas conforme o avanço, refletindo aquilo que acontece dentro do canteiro de obras. 

Controle de auditorias com QR Code

O QR Code é uma tecnologia que veio para facilitar e dar agilidade a muitos processos, e pode ser interpretado por diversos dispositivos. Pensando nisso, o Mobuss Construção trouxe essa tecnologia para leitura via smartphones também para o também para o processo de qualidade.

Agora, através da leitura do QR Code fixado em um determinado local da obra – por exemplo uma torre, bloco, pilar, pavimento, unidade, etc – o aplicativo do Módulo de Qualidade do Mobuss Construção irá monitorar o andamento das inspeções deste respectivo local, mostrando as inspeções concluídas, as que estão em andamento e as que ainda estão programadas.

controle de qualidade e inspeção

Para quem já é cliente do Módulo de Qualidade do Mobuss Construção, basta acessar o Painel de Acompanhamento de Inspeções no portal, onde há um manual técnico com o passo a passo para configurar e utilizar estas novas funcionalidades.

Você já conhece as funcionalidades de todos os módulos do Mobuss Construção? Comente aqui no post e continue acompanhando nossos conteúdos do blog para ficar por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção