Gestão inteligente de obras: 7 dicas para melhorar os seus processos


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre Gestão Inteligente em áudio!

O sucesso de uma construção depende diretamente de uma gestão inteligente, que engloba diversos aspectos e etapas do processo. Os coordenadores são responsáveis por administrar todos os recursos do projeto, sejam eles equipamentos ou mão de obra.

Além disso, também controlam o andamento dos serviços no canteiro, visando respeitar o cronograma e o orçamento.

Seja um projeto de pequeno porte ou uma construção pesada, os líderes precisam fazer parte do dia a dia da edificação. Sem isso, é impossível garantir que os objetivos estão sendo alcançados, seja na qualidade, na conformidade ou no prazo estipulado. 

Para fazer um gerenciamento mais assertivo, é possível adotar algumas estratégias e implementar o uso de ferramentas especializadas, como softwares. Assim, os processos ficam mais eficientes, eliminando o retrabalho, erros e atrasos. 

Além disso, com a gestão inteligente, a empresa consegue diminuir custos, aumentar a produtividade e antecipar problemas. Entenda mais sobre o assunto e conheça as principais dicas!

O que é a gestão inteligente de obras?

Como mencionamos anteriormente, a gestão é responsável por controlar e administrar todos os recursos no canteiro. O objetivo principal é garantir que o tempo e o dinheiro investidos sejam utilizados e otimizados da melhor maneira.

Para isso, os coordenadores precisam identificar, antecipar e corrigir os problemas que aparecem durante a execução da construção. Tomando decisões de forma rápida para não interferir nas atividades da obra.

Dentre as responsabilidades da etapa está o controle da mão de obra, buscando atingir a melhor produtividade e qualidade dos serviços entre os colaboradores. Normalmente os responsáveis por este processo são engenheiros civis e os arquitetos, recebendo o título de gestores da obra.

Por que a gestão de obras é importante na construção civil?

Uma construção, mesmo de pequeno porte, requer uma grande quantidade de pessoas, materiais, serviços e técnicas envolvidas. Tudo isso precisa ser gerenciado para garantir que os resultados obtidos estarão de acordo com o planejado.

Com uma gestão inteligente, é possível fazer mais, utilizando menos recursos. Os processos passam a ser padronizados e permitem:

  • Antecipação de gargalos;
  • Otimização do rendimento das equipes;
  • Menos desperdícios e tempo ocioso;
  • Aumento da segurança no canteiro;
  • Maior controle de estoque;
  • Melhoria na qualidade dos serviços.

Tudo isso resulta em redução de custos, permitindo que o projeto seja entregue dentro do orçamento. Além disso, com mais produtividade e menos retrabalhos, é possível manter o cronograma em dia e até mesmo antecipar serviços.

Dessa forma, a construtora consegue se manter competitiva, aumentar os lucros e melhorar a satisfação dos clientes. Por isso, é importante entender a importância da gestão inteligente de obras e implementar estratégias para otimizar essa etapa.

7 dicas para uma gestão inteligente em suas obras

Como vimos, para garantir que a execução dos serviços alcance os resultados esperados, é importante contar com uma gestão inteligente de obras. Por isso, confira abaixo 7 dicas para melhorar essa etapa e alcançar os objetivos de forma mais eficiente:

1. Faça um planejamento

Na hora de acompanhar a execução dos serviços, é crucial contar com um planejamento bem feito. Com ele, os gestores podem averiguar se os objetivos e metas estão sendo cumpridos

Por isso, o planejamento precisa ser elaborado com cuidado, dando atenção para o orçamento e o cronograma do projeto. Também é preciso levar em consideração aspectos como o local da obra, as variações de clima e as necessidades apontadas pelos clientes nas obras anteriores.

2. Treine os funcionários

Quanto mais capacitada for a mão de obra, menores as chances de erros e retrabalhos. Isso significa que os serviços vão ser mais produtivos e eficientes, respeitando um nível de qualidade padronizado e desperdiçando menos recursos. 

Por esse motivo, os coordenadores devem investir em treinamentos, palestras e outras atividades visando qualificar as equipes.

3. Faça a gestão de suprimentos

Os insumos compõem uma boa parte do investimento de uma obra. E qualquer perda ou desperdício de materiais significa um custo desnecessário a mais. 

Assim, a gestão inteligente deve se preocupar em controlar o estoque de suprimentos, garantindo que sejam comprados, armazenados e utilizados na hora certa e da maneira correta.

4. Se atente para possíveis riscos

Uma habilidade importante dos líderes é saber prever os riscos que podem acontecer durante o projeto. Assim, eles podem traçar planos para uma tomada de decisões rápida, evitando que erros aconteçam ou corrigindo eles antes que se tornem problemas maiores para o andamento da execução.

Para isso, é fundamental ficar de olho nas mudanças de mercado, assim como conhecer as intempéries do local, características do solo, entre outros aspectos que podem afetar a qualidade do empreendimento.

5. Tenha uma boa comunicação

Para garantir que os profissionais entendam suas obrigações e responsabilidades, é preciso promover uma boa comunicação. Os coordenadores precisam ficar sabendo o quanto antes de problemas e situações que acontecem no canteiro. Por isso, é importante que o fluxo de informações seja rápido, claro e constante.

6. Monitore os indicadores da obra

Uma maneira eficiente de saber se os objetivos e metas estão sendo alcançados é através do acompanhamento da obra. Em razão disso, os gestores devem fazer inspeções frequentes, medindo e mensurando o rendimento, a conformidade e a qualidade, garantindo que tudo corra conforme o combinado.

7. Utilize um software para otimizar o processo

A tecnologia é uma aliada importante na hora de fazer a gestão inteligente da obra. Com auxílio de softwares, os profissionais conseguem registrar, alterar e acessar as informações com mais agilidade, segurança e praticidade. As soluções automatizam os processos, integram os dados e oferecem funcionalidades específicas para cada etapa.

Com auxílio de plataformas de mobilidade, os administradores podem realizar suas tarefas contando apenas com um dispositivo móvel, estando em qualquer lugar. Assim, o controle fica mais eficiente, permitindo que os associados foquem esforços na solução de problemas mais complexos.

Agora você já sabe o que é a gestão inteligente de obras e algumas dicas para realizar essa etapa crucial da construção civil. Para saber mais como melhorar o rendimento dos serviços, leia nosso ebook: O guia completo de produtividade no canteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção