Os benefícios da implementação de um software de gestão de obras


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre implementação de software em áudio!

Em um mundo tecnológico, é preciso se reinventar para otimizar os processos de trabalho. Por isso, muitas empresas têm optado por investir na implementação de software. Na construção civil, as soluções para gestão de obras são um bom exemplo de uma ferramenta prática.

Esse tipo de sistema também oferece uma enorme gama de possibilidades para que profissionais em trabalho remoto possam se comunicar de maneira eficiente com os que estão no canteiro de obras.

Dessa forma, a produtividade aumenta, permitindo que a equipe tenha foco em tarefas mais estratégicas. Por isso, é uma ótima maneira de conseguir melhorar a utilização do tempo e aumentar os lucros. Confira mais sobre os benefícios dessa estratégia a seguir.

Por que a implementação de softwares é importante na construção civil?

O  software de gestão é um investimento que tende a se tornar um padrão cada vez mais comum. Mas, a transformação digital vai muito além. Isso se dá ao fato que ela requer uma mudança cultural em todas as áreas das empresas para melhor adaptabilidade. 

Os colaboradores precisam entender a importância da implantação de técnicas mais modernas e ferramentas digitais de trabalho. Pois, com elas, é possível também aproveitar ao máximo os benefícios, tanto no canteiro de obras, quanto nos escritórios. 

Os processos ficam mais produtivos e atingem maior qualidade. Isso porque essas soluções conseguem agilizar e automatizar demandas. Há ainda a possibilidade de, com auxílio da mobilidade, registrar, alterar e acessar informações de qualquer lugar.

Por mais que o segmento de construção seja historicamente mais analógico, a mudança para o digital já vem acontecendo. 

Muitas tecnologias já foram adotadas e a implementação é realidade na rotina de diversas construtoras. É importante conhecer e entender mais sobre o assunto e como os softwares ajudam na assertividade do seu negócio.

A tecnologia como aliada nos canteiros de obras

No setor, existem problemas a serem evitados, como: 

  • Baixa produtividade; 
  • Mau uso dos dados;
  • Falta de planejamento;
  • Baixo controle das atividades. 

A atenção a esses pontos é necessária, pois eles causam impactos direto na qualidade e lucros de um empreendimento, provocando atrasos, retrabalhos e erros.

Além disso, muitas vezes a tomada de decisões por parte dos gestores é dificultada, principalmente por falta de análise e difícil acesso aos dados. Assim, as construtoras estão investindo na implementação de softwares de gestão de obras para otimizar as demandas com o uso da tecnologia. . 

Com isso, a empresa simplifica a coleta, organização, compartilhamento e visualização dos registros, facilitando a tomada de decisões no intuito de diminuir o prazo de execução e usar menos recursos.

A competitividade é a palavra-chave que determina o sucesso de uma empresa. Aquelas que se atualizam, adaptam e otimizam suas etapas acabam passando na frente por investirem em uma melhoria contínua. 

Por isso, conheça os principais impactos que as soluções tecnológicas trazem para o ramo:

Conformidade com o planejamento

Todo empreendimento precisa de projetos e de um planejamento detalhado para que os passos futuros possam ser realizados da forma correta, garantindo qualidade e conformidade. 

A implementação de softwares permite que os profissionais consigam armazenar e centralizar as informações, facilitando o acesso e também a comunicação entre todos os associados.

Eles permitem também um registro detalhado de todas as alterações e revisões realizadas. Além disso, fazem a coordenação das permissões de acesso, fluxos de trabalho e prazos de entrega. Assim, os dados ficam integrados e a comunicação se torna mais eficiente, diminuindo as chances de retrabalhos.

Produtividade e agilidade de decisões

Para que os serviços sejam realizados com a maior qualidade e agilidade possível, a implementação de softwares otimiza a coleta e análise dos dados em campo, permitindo um maior controle de toda a estrutura do projeto. 

Com isso, tudo é catalogado e conferido em tempo real, possibilitando a alteração do orçamento, a otimização dos insumos e muito mais.

Além disso, também permite que os gestores tomem decisões de forma mais assertiva e rápida. Isso porque podem analisar e comparar dados, possibilitando decisões mais embasadas e menos intuitivas.

Maior controle das atividades e dos insumos

As soluções tecnológicas dão aos profissionais a possibilidade de controlar o que acontece em todas as frentes. Isso é possível utilizando um sistema integrado, com comunicação remota e em tempo real, além de permitir que os funcionários responsáveis atualizem e avisem o status de cada atividade.

Outro impacto positivo é o controle dos recursos. Com ele, é possível cadastrar cada material, item ou equipamento, bem como: 

  • Local exato; 
  • Estado de conservação;
  • Data de validade. 

Integração e segurança

Uma vantagem importante a se destacar desse procedimento é que todas as informações ficam centralizadas em um só sistema. Isso facilita o acesso e também a comunicação. Além disso, todos os documentos importantes ficam armazenados de maneira organizada e sempre disponíveis. 

A segurança também é otimizada, já que o armazenamento passa a ser em nuvem. Os softwares também permitem que os profissionais possam manter o controle nas portarias das obras, assegurando EPIs para os associados. 

Análise de dados e previsibilidade

Podemos também destacar que a implementação de softwares ajuda na análise de registros do canteiro. Com isso, é possível obter métricas e indicadores que permitem aos gestores avaliar questões como a produtividade, conformidade e qualidade dos serviços.

Ainda é possível gerar uma maior previsibilidade dos problemas, apoiando na redução de riscos. Os algoritmos conseguem ajudar a identificar situações que merecem mais atenção. Assim, os gestores podem focar em tarefas mais críticas

Benefícios além da execução

Além dos impactos positivos citados acima, a implementação de softwares de gestão de obras ajuda a controlar outras etapas da construção. Confira abaixo alguns serviços que podem ser beneficiados com esta adoção:

Controle sobre os processos

A tecnologia permite um maior controle sobre todos os processos que ocorrem na obra, através da integração dos dados e do auxílio da mobilidade. Dessa forma, os coordenadores conseguem gerenciar o projeto de qualquer lugar, inclusive das frentes construtivas, com apenas um dispositivo móvel.

Agilidade e qualidade na vistoria

Com checklists personalizados e registros detalhados, os profissionais conseguem maior agilidade e qualidade na hora de fazer a vistoria de entrega dos imóveis. Sendo assim, os processos ficam mais produtivos e com maior padronização das informações inspecionadas e coletadas.

Redução de retrabalho

Além da melhora na produtividade e na qualidade dos empreendimentos, as organizações conseguem um maior lucro, já que reduzem as chances de retrabalhos, desperdícios  e otimizam o tempo. 

Atendimento direto e automatizado com os clientes

O pós-obra também fica mais eficiente com auxílio de sistemas, possibilitando um atendimento direto e automatizado aos clientes. Todos os detalhes são catalogados e organizados, como os problemas constatados, os prazos de entrega e a realização dos reparos. 

Otimização e redução de custos

Com a implementação de softwares de gestão, a construtora otimiza custos, reduz o uso de papel e aumenta a eficiência dos serviços. Com menos retrabalhos e mais agilidade, os custos diminuem e o lucro da companhia pode aumentar consideravelmente. 

Mais segurança nos dados

Através do salvamento em nuvem, todos os dados ficam armazenados com segurança. Assim, é possível ter mais proteção e diminuir as chances de perdas de documentos e informações importantes.

Também é fundamental oferecer um treinamento eficaz aos associados, permitindo que todo o potencial da ferramenta seja aproveitado. 

Como vimos, os impactos positivos da implementação de softwares na construção civil são vários, abrangendo desde o planejamento, passando pela execução e indo até o final do projeto. 

A transformação digital já chegou em diversos segmentos, com cada vez mais empresas adotando esses processos. Por isso, é importante ficar atento às novidades e tendências do ramo, escolhendo as melhores opções para sua empresa.

Se ficou alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, comente aqui embaixo e continue acompanhando os posts no blog. Para saber qual a melhor solução para a sua construtora, venha ler nosso ebook sobre como escolher o melhor software para o gerenciamento de todas as etapas do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção