Produtividade na construção civil: saiba como eliminar perdas e acompanhar recursos

Seja na concepção, na execução ou na entrega de uma obra, a produtividade na construção é uma questão constantemente discutida pelas empresas do setor. A busca por eficiência nos processos se justifica. Afinal, desperdícios de recursos significam aumento dos custos e dos atrasos, além de diminuição dos lucros e da competitividade. Para não conduzir uma construção pouco produtiva, veja em seguida como a organização do canteiro de obras podem favorecer o rendimento do trabalho.

Cuidado na fase de projeto

Da bitola do ferro e da quantidade de concreto até a escolha dos materiais para revestimento, tudo em uma obra deve ser pensado com antecedência para que se chegue a uma maior produtividade na construção. O dimensionamento correto dos recursos, da mão de obra e do maquinário – desde a fase de projeto – contribui para que a empresa não gaste mais do que o necessário para a execução da obra.

Produtividade na construção com a organização do canteiro

Nos dias atuais, é cada vez mais crescente a necessidade de ter um canteiro de obra com um nível organizacional maior. Por conta disso, é muito comum ouvirmos com frequência o termo layout de produção, a intenção deste modelo de organização é aumentar a eficiência dos processos dentro dos canteiros, trazendo maior autonomia e dinamicidade para as atividades que estão sendo executadas.

Nesse sentido, a organização do canteiro de obras é essencial para que a empresa aumente a produtividade na construção. Para tanto, a construtora deve ter procedimentos padronizados, segundo as normas técnicas, para que o trabalho flua com rapidez e qualidade. O recebimento dos materiais, o armazenamento e o deslocamento deles no canteiro devem ser planejados. Cabe à construtora contar com o apoio da tecnologia para monitorar as condições de trabalho. O uso de indicadores pode ser muito útil para se averiguar níveis de perdas e de fazer eventuais correções em caso de baixo desempenho.

Controle de perto a produtividade e a qualidade da sua obra

Com a aplicação de conhecimento técnico avançado, é possível aliar produtividade e qualidade numa obra. O treinamento da mão de obra pode ser um bom começo para que a construtora chegue a altos níveis de excelência. Quando os trabalhadores recebem as orientações corretas para se realizar cada tipo de tarefa, como fundações, alvenaria ou de vedação, acabamentos etc., a obra é executada sem desperdícios e com maior segurança.

Ainda assim, o casamento perfeito entre produtividade e qualidade só será possível se houver um controle efetivo dos processos e devida integração entre eles. O responsável pelo gerenciamento da obra deve ter condições de comparar o que foi projetado e o que foi executado com rapidez, com dados confiáveis, para aperfeiçoar procedimentos. Até porque, em obras grandes, como de vários blocos de apartamentos, a correção de tarefas iniciais pode prevenir desperdícios nos trabalhos realizados posteriormente. Dessa forma, a empresa tem maior controle sobre a utilização dos recursos e pode ter mais economia na execução das obras.

Quer melhorar a  produtividade na construção, medindo o desempenho das máquinas e equipamentos? Ou identificar atividades que não agregam valor à obra? Assista ao vídeo que preparamos e conheça soluções que facilitam a gestão no canteiro.

Aproveite e curta a nossa fan page no Facebook!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *