7 ferramentas para aumentar a produtividade na construção civil


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre ferramentas de produtividade em áudio!

 

A eficiência nos projetos é um dos indicadores mais importantes na construção civil. Quanto mais rápido os serviços forem realizados, menores os prazos de entregas e maior a margem de lucros. Por isso, os profissionais precisam conhecer ferramentas de produtividade que aumentem a agilidade e a qualidade na execução das atividades.

Geralmente, o rendimento é associado com o tempo gasto em um serviço, mas ele é mais que isso. Conseguir produzir ou executar um projeto utilizando menos recursos materiais também têm a ver com o processo. 

Quanto maior o desenvolvimento, menos insumos serão desperdiçados e menor será o prazo de execução. Assim, é possível diminuir os prazos e gastos, gerando uma obra mais econômica e rentável

Mas, conseguir otimizar essas etapas pode ser difícil se a organização não investir nas ferramentas certas. Quer saber mais? Continue lendo o artigo!

7 dicas e ferramentas de produtividade na construção civil

Para a construção civil, aumentar a produtividade nos projetos é ainda mais crucial que para outros setores. Historicamente, os índices de rendimento da indústria não aumentaram significativamente ao longo dos anos. Por isso, confira abaixo algumas dicas e ferramentas de produtividade para que sua companhia consiga mudar esse cenário:

1. Planejamento de obras

A preocupação e os esforços para aumentar a produção devem começar já no planejamento das obras. Quanto mais detalhados e assertivos forem os projetos, maiores as chances de os profissionais realizarem os serviços sem desperdícios e retrabalhos

As ferramentas de produtividade que possuem recursos voltados para o projeto oferecem maior riqueza em informações, mais integração entre a equipe e dados mais precisos. 

Dessa forma, o planejamento pode descrever respostas antecipadas para contornar possíveis problemas no andamento dos serviços. Com isso, é possível desenvolver as etapas com mais eficiência, cumprindo o cronograma e evitando atrasos e gastos desnecessários.

2. Mão de obra qualificada

Uma dica valiosa para conseguir aumentar o rendimento da obra é contratar profissionais qualificados. Cada serviço é único, envolvendo métodos construtivos distintos e sem uma mão de obra especializada e bem treinada a chance de erros é grande. 

Além disso, quanto mais conhecimento para os colaboradores, mais produtivos e eficientes tendem a ser os serviços realizados por eles. 

3. Segurança dos funcionários

Garantir a segurança no canteiro de obras também é uma maneira de otimizar o andamento da construção. Por isso, uma das ferramentas para obter produtividade é contar com soluções como softwares de gestão, que permitam melhorar o controle dos EPIs, dos acessos nos projetos e dos treinamentos dos funcionários. 

4. Automação de equipamentos

Investir na automação de equipamentos é outra solução para o rendimento das tarefas. Com o recurso, é possível não só realizar os serviços com mais agilidade, mas também com maior precisão. Isso possibilita uma diminuição nos prazos de entrega e um menor gasto com desperdícios, aumentando também a qualidade.

5. Terceirização de serviços

Outra dica é terceirizar algumas etapas do processo. Assim, é possível reduzir custos com gastos fixos e ainda obter resultados assertivos, já que os terceirizados se especializam em determinadas atividades. Além disso, o serviço permite que a construtora foque em outras etapas da obra.

6. Logística e Layout do canteiro

Para que os colaboradores consigam realizar seus trabalhos com rapidez e eficiência, o canteiro de obras precisa ser funcional. Um bom planejamento da logística e do layout permite que os insumos sejam localizados com mais rapidez e também que as frentes da construção sejam mais organizadas, evitando acidentes e problemas de locomoção.

7. Ferramentas tecnológicas

Soluções tecnológicas, como softwares de mobilidade, são importantes ferramentas de produtividade. Com elas, é possível automatizar, melhorar a qualidade dos registros, facilitar o acesso e centralização das informações, além de permitir uma comunicação mais eficiente entre as equipes.

Como melhorar a produtividade na construção civil?

Além destas ferramentas, existem algumas estratégias que devem ser adotadas pelos gestores para otimizar o andamento dos serviços. Confira abaixo 4 maneiras de aumentar a produtividade:

Reduza o tempo ocioso

Para garantir que não haja atrasos, é importante reduzir ao máximo o tempo ocioso dos trabalhadores no canteiro. Por isso, o planejamento e o cronograma precisam ser eficientes e constantemente reavaliados. O ideal é que as atividades sejam programadas para ter o menor intervalo de tempo entre o término de uma e o início de outra.

Mensure a produtividade

Conhecer os índices é essencial para que ações assertivas sejam tomadas. Para isso, pode-se contar com o uso de indicadores de rendimento e sistemas de apontamento, que gerenciam o desempenho dos serviços e colaboradores. Assim, é possível saber onde agir e se as ações tomadas estão surtindo o efeito desejado.

Faça o controle de custos

Economia é sinônimo de produtividade, por isso as construtoras devem fazer um controle de custos. Contar com um orçamento eficiente é uma das estratégias. Além disso, o processo deve ser sempre revisto e atualizado, garantindo que os custos não comprometam os lucros esperados.

Utilize ferramentas de gestão

A gestão de obras é a etapa responsável por acompanhar e tomar as decisões que impactam diretamente no rendimento da indústria. Por isso, para garantir que seja eficiente, vale a pena investir em ferramentas de gestão como softwares especializados, que possuam módulos para otimizar as diferentes etapas, do projeto ao pós-obra.

Aumentar a eficiência na construção significa diminuir os prazos de entrega, o uso de recursos e os desperdícios e retrabalhos. Isso tudo permite que a empresa seja mais competitiva, entregando os empreendimentos em prazos menores, com maior qualidade e sustentabilidade.

Agora você já sabe a importância de adotar ferramentas de produtividade para garantir mais agilidade e eficiência na execução dos serviços. Para entender como acompanhar os resultados e a otimização dos serviços, leia nosso ebook sobre Indicadores de desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção