NR 10: tudo sobre a norma de segurança das instalações elétricas


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre a NR10 em áudio!

 

Para garantir a segurança nos trabalhos no canteiro de obras, é crucial conhecer e seguir as orientações das Normas Regulamentadoras. Elas ajudam a evitar acidentes e a criar um ambiente profissional saudável e seguro. Uma das mais importantes é a NR 10, voltada para os serviços que envolvem eletricidade.

A construção civil é um setor com perigos inerentes das atividades realizadas, muitas vezes executadas com maquinário pesado, trabalhos em altura e com fios elétricos. Para evitar que problemas aconteçam, existem diversas diretrizes que estabelecem requisitos mínimos para garantir a proteção dos colaboradores. 

As NRs, criadas pelo Ministério do Trabalho, são as mais importantes e que merecem maior atenção dos profissionais. Muitas dlas são de observância obrigatória, devendo ser seguidas por organizações privadas e públicas.

Existem diversas Normas Regulamentadoras, no entanto, algumas não se aplicam para determinados projetos, enquanto outras já são mais gerais. A NR 10, por exemplo, é um dos regimentos que precisa ser seguido à risca em praticamente todas as obras, já que é comum o trabalho com eletricidade nas edificações. Descubra mais a seguir:

O que é a NR 10?

Essa Norma Regulamentadora trata diretamente da segurança em instalações e serviços em eletricidade. Ela estabelece condições de trabalho mínimas para garantir a proteção e saúde de colaboradores que interajam direta ou indiretamente com o meio elétrico.

A NR 10 orienta medidas de controle e sistemas preventivos para minimizar riscos e evitar acidentes no canteiro de obras. Assim, a diretriz estabelece a implementação de equipamentos de proteção coletiva e individual (EPCs e EPIs). 

Vale lembrar que este documento dita que as medidas devem ser pensadas e descritas nos projetos. Depois disso, os cuidados devem ser estabelecidos também na construção, montagem, operação e manutenção de instalações e sistemas elétricos. Além disso, a norma cita a obrigatoriedade de treinamentos de segurança para os profissionais. 

Para esse processo, a NR 10 estipula um currículo com os assuntos mínimos que os colaboradores devem ter conhecimento. 

Além disso, ela também fala que os cursos precisam ter uma carga horária mínima de 40 horas. Tudo isso garante que os colaboradores conheçam os riscos e possam se prevenir na hora de realizar os serviços.

Principais riscos do trabalho com instalações elétricas

As instalações elétricas, ou seja, dispositivos que recebem e distribuem cargas provenientes de uma fonte geradora, apresentam diversos perigos à saúde e segurança dos profissionais. Por isso, confira abaixo as duas principais ameaças que o trabalho com este meio pode trazer:

Choque elétrico

Um dos riscos mais conhecidos e mais comuns são os choques. Eles acontecem quando uma corrente elétrica, proveniente de algum material condutor não isolado, é conduzida através do corpo. Dependendo da intensidade, eles podem causar: 

  • Queimaduras; 
  • Convulsões; 
  • Contrações musculares;
  • Parada cardíaca, podendo levar ao óbito.

Arcos elétricos

Existem também os arcos elétricos, conhecidos como curto-circuito. Eles são causados pelo carregamento de corrente entre dois pontos não conectados, através de um meio que seria um isolante, como o ar. Nesse processo, há uma elevação drástica da temperatura, podendo causar queimaduras graves.

Segurança nas instalações elétricas

Para minimizar essas ameaças, a NR 10 estabelece alguns critérios para os trabalhos envolvendo energia elétricar. Neste contexto, implementar medidas protetivas é uma obrigação das empresas e respeitar as orientações é dever dos funcionários.

Medidas de proteção coletiva

Várias ações devem ser tomadas para proteger as equipes envolvidas nos serviços com eletricidade. Os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), por exemplo, precisam ser implementados próximos aos locais de risco. Eles podem ser sinais de advertência, como placas, bloqueadores de passagem, correntes, cones, entre outros.

Além disso, a NR 10 cita que prioritariamente deve-se promover a desenergização e quando isso não for possível, é preciso estabelecer uma tensão de segurança. Outro ponto importante é sobre o aterramento, que deve ser executado conforme regulamentações de órgãos competentes. 

Medidas de proteção individual

Quando as medidas de proteção coletiva forem insuficientes ou inviáveis, a NR 10 estabelece o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Esses devem proteger contra a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. 

Alguns exemplos são: botinas de borracha, luva isolante, protetor facial e manga isolante. Além disso, a diretriz ainda proíbe o uso de adornos, como brincos e colares, nos locais de trabalho ou nas proximidades. 

Procedimentos de trabalho

A NR 10 fala ainda de critérios que devem ser tomados nos procedimentos. Nesse quesito, o regulamento estabelece que os trabalhos devem ser realizados por colaboradores treinados e precedidos por ordens assinadas, descrevendo a função.

É preciso também que as construções sejam sempre supervisionadas. Além disso, antes de se iniciarem os projetos, uma avaliação prévia deve ser realizada. Assim, é possível estudar e planejar os serviços que serão desenvolvidos.

Para garantir a proteção, eficiência e qualidade das obras, é crucial conhecer e aplicar as normas referentes aos serviços prestados. Além delas, existem várias outras, como as da ABNT, que padronizam as atividades e orientam os profissionais.

Trabalhar com eletricidade é sempre motivo de preocupação, mas respeitando as recomendações é possível minimizar os riscos. Com isso, o canteiro fica mais seguro, a organização garante maior produtividade, além de evitar gastos com indenizações e penalizações por não seguir o protocolo.

Agora você já sabe o que é a NR 10 e como ela é importante, além dos riscos com eletricidade e como a diretriz estabelece parâmetros para garantir a segurança dos colaboradores. 

Para conhecer mais sobre as outras Normas Regulamentadoras que dizem respeito ao setor, leia nosso ebook sobre Legislação na Construção Civil!

1 comentário


  1. Vale lembrar que o profissional terá seu sua certificação NR 10 válida por 2 anos, após este período deverá fazer reciclagens que terão a mesma validade de 2 anos.
    Existem alguns casos específicos que o profissional deverá fazer a reciclagem antes dos 2 anos, como em uma troca de função por exemplo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção