Inspeção de materiais: qual a importância e como realizar na sua empresa?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre inspeção de materiais em áudio!

Verificar se os insumos utilizados em uma construção atendem às especificações técnicas e as normas é crucial para qualquer gestor de canteiro. Assim, é possível garantir a qualidade, durabilidade e segurança da obra. Por isso, a inspeção de materiais é um dos procedimentos essenciais para o controle e monitoramento do projeto.

Para a empresa, implementar essa etapa de forma eficiente pode trazer diversos benefícios. Com ela, é possível ter: 

  • Garantia do serviço de acordo com a expectativa esperada;
  • Cumprimento das normas e regulamentações;
  • Redução de custos;
  • Otimização no fluxo operacional;
  • Segurança no local de trabalho.

A seguir, vamos apresentar mais sobre o que é a inspeção de materiais e a importância dela para uma edificação. Além disso, veremos os pontos positivos que ela traz para as construtoras e algumas dicas para otimizar essa etapa para garantir a satisfação do cliente e se destacar no mercado. Confira!

O que é a inspeção de materiais na construção civil?

A inspeção de materiais na construção civil é uma atividade que consiste em verificar a qualidade dos recursos utilizados nas obras. O objetivo principal é assegurar que os insumos atendam às especificações técnicas e normas aplicáveis.

O foco desta etapa é identificar produtos com algum tipo de defeito, fora das especificações técnicas ou da legislação Dessa forma, evita-se a utilização dessas substâncias, prevenindo falhas, defeitos e acidentes no projeto. É uma atividade que ocorre durante todas as fases da construção.

O procedimento envolve a verificação das características técnicas dos materiais utilizados. As principais são a resistência, durabilidade, composição química, dimensões, acabamento, e outros aspectos relevantes para o desempenho de cada elemento para uma melhor otimização no canteiro e no fluxo operacional.

Confira abaixo as principais inspeções de materiais e como elas atuam no espaço de trabalho:

Quais são os tipos de inspeção de materiais?

Elas podem ser classificadas em diferentes categorias, de acordo com a sua finalidade, frequência e abrangência. Entre as principais realizadas no setor de construção civil, podemos destacar:

  • Gerais: efetuadas em todas as etapas da obra, com o objetivo de avaliar o estado geral dos insumos e a conformidade com as normas e regulamentações aplicáveis.
  • Parciais: realizadas em uma parte específica da construção, com o intuito de verificar o desempenho e a segurança dos materiais utilizados no canteiro. 
  • De rotina: desempenhadas com frequência, com a missão de verificar o estado dos recursos ao longo do tempo e garantir a sua durabilidade. 
  • Periódicas: inspeções elaboradas em intervalos fixos de tempo, com a meta de verificar o estado dos recursos do projeto. 
  • Eventuais: realizadas em resposta a algum problema, defeito ou acidente ocorrido na edificação, com o objetivo de identificar as causas e propor soluções para evitar novos gargalos. 
  • Especiais: feitas em situações especiais, tais como em regiões de risco, estruturas de grande porte ou com alto risco de acidentes. 
  • Oficiais: aquelas efetuadas por órgãos reguladores, com o objetivo de verificar o cumprimento das diretrizes aplicáveis ao setor 

Qual a importância de realizar a inspeção de materiais?

A inspeção de materiais é um dos elementos-chave para garantir a qualidade e segurança das obras. Por isso, vamos abordar a importância de realizar esse procedimento e como ele pode contribuir para a prevenção de problemas na gestão do canteiro. Veja a seguir:

Padronização dos processos

A inspeção de materiais contribui para a padronização dos processos no setor. Ao realizar de forma regular e sistemática, é possível estabelecer um padrão de qualidade para os insumos utilizados. Assim, critérios são definidos para avaliar a conformidade dos recursos com especificações técnicas.

Redução de retrabalhos

Essa prática também contribui significativamente para a redução de refações. Isso porque o uso de produtos inadequados ou de baixa qualidade, que podem comprometer a segurança e a durabilidade da construção, é evitado.

Maior vida útil das máquinas

A atividade pode contribuir indiretamente para a durabilidade do maquinário, já que o uso de materiais de qualidade reduz a ocorrência de danos e desgastes nas ferramentas

Além disso, ela também auxilia a identificar a necessidade de substituição ou reparo de peças e componentes dos equipamentos, contribuindo para a manutenção adequada.

Otimização da produtividade

A inspeção de materiais ajuda na otimização da produtividade no canteiro. Isso ocorre porque ela permite identificar gargalos antes que eles gerem danos maiores, possibilitando a adoção de medidas preventivas ou corretivas de forma rápida e eficiente.

Como fazer a inspeção de materiais?

Agora que vimos a importância e os benefícios que essa etapa pode trazer, confira abaixo 4 dicas para te ajudar a deixar o processo mais eficiente:

  1. Defina o que será inspecionado

Para realizar uma inspeção de qualidade eficiente, é importante definir claramente o que será inspecionado. Isso envolve a identificação dos insumos a serem monitorados, bem como os aspectos que devem ser avaliados, como a conformidade com as normas e padrões da sua empresa, a segurança e outros critérios relevantes.

  1. Defina uma frequência e o objetivo das inspeções

Estipule a frequência e o objetivo para a realização dessa etapa. Isso significa determinar quando as inspeções serão realizadas e qual objetivo de cada uma delas

O procedimento pode ser realizado diariamente, semanalmente, mensalmente ou em outras formas? Tudo vai depender das necessidades do seu projeto e dos recursos envolvidos.

  1. Crie padronizações para procedimentos e diretrizes

Ao criar padrões é importante que as informações sejam documentadas e compartilhadas com a equipe envolvida nas inspeções, de modo que todos sigam as mesmas exigências.

  1. Invista em tecnologia

Você sabia que a tecnologia pode ser utilizada para otimizar essa etapa por meio de softwares de gestão?

O módulo de Qualidade do Mobuss Construção permite que as vistorias sejam realizadas de forma digital, por meio de tablets ou smartphones, facilitando a coleta e o registro de informações do canteiro.

Se você deseja saber mais sobre o assunto,baixe agora mesmo o nosso eBook “A tríade que não pode faltar na sua gestão de obras“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção