Programa MCMV: qual a expectativa para as construtoras?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre o Programa MCMV em áudio!

As mudanças no Minha Casa, Minha Vida (MCMV), recentemente divulgadas, trouxeram novas expectativas para várias empresas ligadas ao setor da construção civil. Não só as construtoras enxergam impactos econômicos, mas também as companhias que desenvolvem tecnologia para a área.

Segundo uma pesquisa da QuintoAndar com a Datafolha realizada em 2022, a casa própria é um sonho para 87% dos brasileiros. Esse dado mostra que esse é o mais constante objetivo para a grande maioria das pessoas. 

É nesse contexto que os programas de habitação de interesse social como o MCMV entram em cena. Com a ampliação do programa, o governo prevê a entrega de 2 milhões de moradias até 2026. 

Continue lendo o artigo e saiba tudo sobre o assunto!

Qual o impacto do MCMV?

O setor de construção civil é um impulsionador da economia brasileira, e com a atenção voltada às ações de sustentabilidade e resoluções para o déficit habitacional, apostar em estratégias como o MCMV são grandes diferenciais para as construtoras.

Como o programa exige determinado padrão de qualidade e sustentabilidade na obra, além de ser um facilitador para que a população adquira sua casa própria, ele alavanca a competitividade e reputação das empresas do setor.

Esse é o caso da Morar Construtora e Incorporadora, que em mais de 40 anos de mercado, já entregou mais de 10 mil unidades no Espírito Santo, sendo 4.620 através do Minha Casa, Minha Vida. Outros cinco empreendimentos, que estão em fase de execução, somarão mais 1.168 unidades a essa conta.

Para Plínio Machado, gerente de qualidade da Morar, todos os incentivos ao programa devem ser comemorados. “Com a aprovação das novas regras do MCMV pelo Conselho do FGTS, aumentando os valores dos imóveis, temos expectativas positivas para os lançamentos que estavam inviabilizados pela falta de compatibilidade entre os custos de construção e o valor máximo de venda permitido pelo programa”, comenta. 

As vantagens da tecnologia

Além de ter como diferencial a aplicação de itens sustentáveis em várias frentes das suas obras, com dispositivos economizadores de água e energia, reservatórios de água da chuva para aproveitamento e uso de painéis fotovoltaicos nas áreas comuns, a Morar também se destaca pelo uso da tecnologia.

Desde 2021, a empresa utiliza o módulo de Qualidade do Mobuss Construção, solução do canteiro ao pós-obra que atende 32 das 100 maiores construtoras do país, segundo o ranking da Intec

Com o passar do tempo, passou a utilizar também os módulos de Vistoria e Entrega, Projetos, Registros e Assistência Técnica. “Há ganhos muito positivos, como, por exemplo, a confiabilidade para um processo tão importante quanto a entrega de chaves, que representa a formalização da realização de um sonho”, explica Plínio. 

MCMV e as construtechs

Para o diretor comercial do Mobuss Construção, Aloisio Arbegaus, as empresas que têm total ou parcialmente obras aptas do Minha Casa, Minha Vida estão buscando dois aspectos contemplados pela plataforma: rentabilidade e qualidade.

No âmbito da rentabilidade, representando menos de 1% do valor total das obras, a solução opera na gestão dos insumos, controle de mão de obra e maquinário. “O quebra-cabeças financeiro que permite o enquadramento no programa é um dos motivos que está trazendo muitas construtoras a aderirem ao Mobuss neste momento”, explica ele.

O outro aspecto, a qualidade, é também um fator que está sendo cada vez mais cobrado das construtoras, não só pelos clientes, mas também pelos órgãos de fiscalização. Isso, de acordo com Aloisio, quebra um paradigma sobre estas obras. 

“Quem está neste mercado consegue compreender que, para habilitar um empreendimento ao MCMV é preciso que a qualidade seja atestada. A tecnologia é uma ferramenta importante para que isso aconteça de forma segura e confiável para todos os envolvidos”, finaliza.

De 2020 a 2022, o número de construtoras que aderiram ao Mobuss Construção dobrou. São mais de 250 companhias em todos os estados brasileiros que fazem a gestão das obras através dos 11 módulos da plataforma.

Agora que você já entende qual as principais expectativas com a ampliação do programa MCMV. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre o setor! E se quiser conhecer as soluções oferecidas pelo Mobuss, solicite uma demonstração gratuita com os nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção