Saiba a importância da nomenclatura dos insumos na construção civil


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre nomenclatura na construção civil em áudio!

Como você já deve saber, o gerenciamento de insumos é fundamental para qualquer obra. Essa etapa contribui para redução de custos, aumento da produtividade, controle de qualidade, cumprimento de prazos e maior segurança do trabalho. Mas, para a otimização desse passo, é preciso fazer uso de nomenclaturas na construção civil.

Vale destacar que a administração correta dos materiais e o conhecimento desses conceitos são complementares. Eles devem ser considerados como uma parte essencial de todo o processo. Ainda mais porque uma edificação envolve muitos recursos, que são classificados em diferentes categorias.

Assim, ter o conhecimento das nomenclaturas facilita a comunicação entre os profissionais e a compreensão dos materiais que são utilizados. A coordenação adequada dessa etapa é fundamental para o sucesso do trabalho, pois evita atrasos e interrupções na obra.

Quer aprender mais sobre o assunto para se tornar referência no mercado? Continue a leitura!

Nomenclaturas na construção civil: qual a importância?

Confira abaixo 4 motivos para conhecer a fundo as nomenclaturas dos insumos:

Controle de estoque

A padronização é fundamental para um monitoramento eficiente do depósito de uma obra. Utilizando as nomenclaturas técnicas, é possível identificar de forma clara e objetiva cada material, ferramenta ou equipamento utilizado no projeto. 

Além disso, fica mais fácil controlar a movimentação e utilização dos recursos, o que possibilita a gestão eficiente do estoque.

Tempo de localização dos insumos

Os profissionais também podem fazer uma busca mais eficiente e precisa pelos materiais quando nomeados corretamente. 

Assim, evita-se atrasos na procura por itens com nomes genéricos ou imprecisos. Além disso, o uso das nomenclaturas corretas também facilita o fluxo dentro do canteiro, o que garante o comprimento do cronograma da obra.

Planejamento

Ter os termos bem definidos é fundamental para o planejamento das compras de insumos. Conhecendo os nomes de cada recurso, é possível identificar com precisão os materiais necessários para cada passo do projeto. 

Isso permite realizar uma programação mais precisa da construção, garantindo a aquisição no momento e na quantidade adequada.

Maior economia

Utilizando as nomenclaturas corretamente, é possível identificar de forma precisa cada recurso, fazendo uma gestão mais eficiente e monitorando com mais precisão as opções de fornecedores disponíveis no mercado. Como resultado, são gerados menos custos desnecessários para o negócio.

Como definir a nomenclatura de insumos?

A definição correta de cada insumo no setor segue um padrão estabelecido pelos órgãos reguladores. É comum utilizar os nomes dos insumos apresentados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou ainda pelo SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). 

Eles estabelecem uma padronização com base nas características técnicas dos insumos. O objetivo é promover uma uniformidade na identificação dos materiais. 

As construtoras também podem utilizar outras metodologias, como códigos e abreviações.Para definir a nomenclatura, é preciso levar em conta a sua composição, forma, dimensões e capacidade. Ela precisa ser clara e objetiva, identificando de forma assertiva o material em questão.

É recomendável que a equipe de compras da empresa seja capacitada. Assim, essa etapa é otimizada utilizando corretamente as nomenclaturas técnicas dos insumos. Confira como fazer isso:

Crie um padrão interno

Para criar um padrão interno para a nomenclatura de insumos nas suas obras, é possível seguir alguns passos: 

  • Pesquise as normas técnicas e padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores do setor e utilize-os como base;
  • Identifique as características técnicas mais relevantes dos recursos utilizados na sua empresa;
  • Crie um manual interno com os nomes definidos e distribua-o para toda a equipe envolvida no processo de estoque e compras;
  • Capacite os membros do canteiro para identificar e utilizar corretamente as nomenclaturas técnicas, a fim de garantir uma gestão eficiente dos materiais;
  • Monitore constantemente o uso dessas definições e faça ajustes sempre que necessário, de forma a aprimorar continuamente o sistema desenvolvido.

Invista em um aplicativo de gestão

Aplicativos de gestão de obras ajudam no cumprimento das nomenclaturas na construção civil, principalmente se possuírem uma funcionalidade específica para cadastro e controle de materiais e insumos. Muitas dessas soluções já possuem uma lista de materiais pré-cadastrados, que já incluem os nomes técnicos padronizados pelo mercado. 

Além disso, eles permitem que o usuário cadastre seus próprios recursos. Possibilitando a utilização de nomenclaturas personalizadas. Isso pode ser útil para organizações que trabalham com insumos específicos.

Uma dica importante é apostar em plataformas que possuam uma interface intuitiva e fácil de utilizar. Isso permite que a equipe de compras e estoque possa cadastrar e gerenciar toda essa etapa de forma eficiente.

O Módulo de Insumos do Mobuss Construção, por exemplo, apresenta diversas funcionalidades voltadas para essa atividade. Ele permite o cadastro de materiais, o controle de informações como a quantidade disponível, data de entrada e saída, movimentação de materiais, além da possibilidade de gerar relatórios e indicadores.

Utilize recursos para cadastro

Existem diferentes recursos que podem ser utilizados para cadastrar a nomenclatura de insumos. O uso de QR Codes, por exemplo, oferece praticidade e agilidade na administração de materiais. Quando um colaborador precisa acessar informações sobre o material, basta escanear o código gerado com um dispositivo móvel.

Um bom gerenciamento dessa etapa traz diversas vantagens para a empresa. É possível obter redução de desperdícios, eficiência na utilização de recursos, melhoria no planejamento de compras, controle de qualidade, facilidade na tomada de decisões e maior transparência e comunicação entre coordenadores e colaboradores do canteiro.

O uso de um sistema como o Mobuss Construção pode ajudar na implementação dessas práticas para definição e cumprimento das nomenclaturas na construção civil. 

Gostou do conteúdo? Para  conhecer maneiras de evitar desperdícios e melhorar o gerenciamento de insumos na sua empresa, baixe o nosso e-book: Como evitar desperdícios na construção civil!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção