Por que é importante fazer o acompanhamento de obras digitalmente

A construção civil, hoje, é um dos setores que mais exigem modelos eficientes de gestão. As medidas que garantem um empreendimento bem-sucedido costumam ser aquelas direcionadas à prevenção de perdas e ao aumento de produtividade. Por isso, quem investe em ferramentas que permitam o acompanhamento de obras digitalmente consegue manter uma operação mais lucrativa.

Soluções tecnológicas geram decisões acertadas, de forma rápida e com a possibilidade de visualizar indicadores em tempo real. O acompanhamento de obras – trabalho fundamental de qualquer gestor de construtora – pode ser feito de maneira mais inteligente quando são usadas aplicações pensadas especificamente para essa tarefa.

Conheça, neste artigo, as vantagens que sua empresa pode ter ao lançar mão desses recursos, cada vez mais imprescindíveis nos canteiros de obras.

As vantagens do acompanhamento de obras digitalmente

A tecnologia, hoje, desempenha um papel importante na realização do acompanhamento de obras. Com um volume cada vez maior de informações que precisam ser processados, a automatização da análise de dados se torna fundamental no trabalho do gestor.

O uso de softwares para gestão de obras permite realizar de maneira eficiente desde o projeto estrutural até a gestão do relacionamento no pós-obra com os clientes. A mobilidade no canteiro de obras já é uma realidade em qualquer construtora moderna e que deseje vencer nesse cenário tão competitivo.

As inovações digitais voltadas ao setor têm como objetivo atender às necessidades do mercado, que é dinâmico e sensível às mudanças de comportamento do consumidor e suas demandas. Confira, abaixo, os ganhos apresentados pelo acompanhamento digital:

Redução de custos

Os gastos de uma obra podem diminuir quando se otimiza o tempo de realização dos trabalhos. Com o acompanhamento digital, as informações que seriam analisadas uma a uma, no papel, são compiladas em bases fáceis de serem consultadas e que são geradas de maneira instantânea.

A consequência disso são tomadas de decisão mais rápidas, acertadas e seguras. Ao levar essa solução a toda a cadeia operacional, os processos são acelerados e as solicitações são atendidas em menor tempo.

Informações mais consistentes

A tecnologia permite aumentar a eficiência no controle de informações no canteiro de obras. Dados e solicitações podem ser compartilhados em tempo real por toda a equipe, o que gera diminuição de erros e ajuda a organizar o trabalho. O tratamento dado a essa questão é fator fundamental para o aumento de produtividade.

Os sistemas informatizados permitem o gerenciamento de obras à distância, com monitoramento dos times em tempo real, e isso facilita o trabalho dos responsáveis pelo empreendimento, mesmo sem internet.

Mais transparência e melhora do relacionamento com o cliente

Objetividade e transparência são aspectos que todo consumidor espera de uma empresa, não é mesmo? No entanto, muitas empresas falham em satisfazer essa necessidade, por erros no gerenciamento e na execução de serviços.

Com um sistema automatizado, a relação com o cliente é otimizada, priorizando a transparência e a efetividade na comunicação.

A Central de Relacionamento com o Cliente também é uma área que pode ser analisada e sofrer intervenções em prol de uma relação estável, identificando ações para minimizar insatisfações de forma proativa.

Aumento de produtividade ao fazer o acompanhamento de obras digitalmente

Os processos gerenciados digitalmente se tornam mais racionais, com dados e previsões mais precisas. Assim, a equipe pode trabalhar com segurança em suas atividades e ser mais produtiva, pois o número de retrabalhos será menor e o ambiente, mais organizado.

A conferência de informações no canteiro de obras evita o desperdício de tempo e recursos, e o monitoramento dos colaboradores em tempo real influencia de maneira positiva seus indicadores de desempenho.

Nesse contexto, é possível mensurar o nível de produtividade através de tecnologias. Um exemplo é o gráfico abaixo, que trata das horas de retrabalho que influenciam o prazo da conclusão da obra, permitindo uma análise precisa para a construtora:

Por que é importante fazer o acompanhamento de obras digitalmente?

 

O futuro da indústria da construção está na inovação tecnológica

Como você deve ter percebido, o futuro da indústria da construção vai acompanhar as inovações tecnológicas que acontecem tanto no campo das técnicas de execução e equipamentos quanto na gestão, seja no canteiro de obras ou no escritório da construtora. Essas transformações já mudaram bastante o perfil do trabalho, tornando as operações mais eficientes por meio da redução de custos e de tempo.

O controle cada vez mais facilitado por tecnologias é uma tendência mundial. Qualquer empresa que almeje se destacar em seu ramo de atuação e ser mais rentável deve abrir-se às muitas possibilidades que o acompanhamento digital oferece.

Afinal, simplificar o acesso aos dados, ter uma melhor organização de documentos, aumentar a segurança e otimizar a detecção de falhas e o diálogo entre funcionários e gestores só é possível por meio de uma solução automatizada e integrada com os diversos setores da organização.

Os avanços nos métodos de gerenciamento melhoram a produtividade e permitem o cumprimento do cronograma, fator sensível para este mercado. Além disso, as redes de comunicação não podem ser ignoradas por uma empresa que pretenda ter sucesso em seus empreendimentos. Fazer o acompanhamento de obras digitalmente é fundamental nesse cenário.

O que você acha do acompanhamento de obras por meio de aplicativos de gestão? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então, não deixe de entrar em contato com nossa equipe para fazer suas perguntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *