Como aumentar a produtividade na construção civil com sistemas de apontamento e apropriação

Uma combinação de fatores econômicos, como a queda da taxa Selic, o crescimento na venda de imóveis e a redução dos juros de financiamentos imobiliários, propicia a retomada do crescimento do setor da construção. Assim, é preciso buscar novos formatos de gestão que gerem um melhor aproveitamento de recursos e mão de obra, como um sistema de apontamento e apropriação, essenciais para aumentar a produtividade nas obras.

Através das informações coletadas pelo apontamento ou registradas na apropriação, é que a empresa consegue identificar pontos que precisam de melhoria. Alguns exemplos são:

  • Redefinição de equipes em tarefas;
  • Otimização do uso de maquinários e sua distribuição no canteiro;
  • Custos de transporte;
  • Serviços improdutivos;
  • Quantificação de insumos utilizados.

Ambas as atividades promovem um controle sobre as informações de insumos e mão de obra, bem como a mensuração do uso de recursos e a identificação de fatores que podem contribuir ou prejudicar a produtividade. Mas é fundamental contar com o auxílio da tecnologia para fazer uma boa gestão de todas as informações.

Sem um sistema de Apontamento e Apropriação adequado às boas práticas do canteiro, e que permita fácil acesso aos dados, perde-se muito em controle e melhorias. Por isso, é importante saber como garantir mais produtividade através de um sistema de Apontamento e Apropriação e, assim, aproveitar a oportunidade de crescimento do setor.

Menos ociosidade na construção

Os indicadores econômicos apontados anteriormente não são os únicos que indicam sinais para uma recuperação no setor da construção. Após um período de paralização, causado pela pandemia do novo coronavírus, a indústria começa a apresentar maiores níveis de atividade e menos ociosidade de trabalhadores.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Utilização da Capacidade de Operação (UCO) da indústria da construção foi de 60% em agosto, superando por 2 pontos o percentual no mesmo período de 2019. Isso mostra que o setor está retornando aos níveis de crescimento que vinha apresentando no período pré-pandemia.

Além disso, esse dado revela que há um crescimento substancial nas atividades das empresas de construção, o que significa mais obras, insumos, maquinários e profissionais em atividade. Todavia, tudo isso precisa ser bem gerido, garantindo maior produtividade e qualidade, fazendo com que as expectativas e exigências do mercado sejam cumpridas.

É preciso saber que um Sistema de Apontamento e Apropriação eficiente têm papel fundamental para garantir a UCO. Por isso, um dos caminhos importantes para a melhoria da produtividade é o investimento em soluções tecnológicas que facilitem a gestão das informações na obra, substituindo o apontamento manual por um mais automatizado e ágil.

As vantagens de um sistema de Apontamento e Apropriação

Construção pesada

No caso da construção pesada, como de rodovias e pontes, uma das ações fundamentais para otimização de processos e aumento da produtividade é a Apropriação. Com ela, são realizados esforços para que haja uma redução entre o custo orçado da obra e o custo executado.

Na apropriação, os profissionais realizam uma apuração completa dos serviços realizados, buscando entender os custos e tempo gasto no uso de máquinas, insumos e mão de obra. É nessa etapa que se identifica, por exemplo, a ociosidade de um equipamento, ou também as causas dos imprevistos e imprecisões que aconteceram durante as etapas construtivas.

Com base nos dados coletados no dia a dia da obra através da Apropriação, é possível fazer uma gestão mais eficiente da obra. Dessa forma, é possível ter um controle mais preciso dos recursos empregados em cada serviço e uma avaliação constante do desempenho e produtividade na execução. Isso permite um planejamento otimizado das tarefas que precisam ser executadas, gerando uma redução de custos e das horas improdutivas. 

Além disso, a apropriação resulta em indicadores de custo focados em melhorar a rentabilidade e diminuir os desperdícios. Os dados de uma construção servem de base para a execução de obras futuras, tornando as tomadas de decisões mais assertivas. Com isso, a empresa pode se manter em constante otimização, diminuindo os gastos e aumentando a produtividade.

Construção civil (leve)

Já na construção civil (leve), o Apontamento é que tem papel central para melhoria da produtividade. Com ele, são realizados os registros de todas as ações de uma obra, envolvendo uso de materiais e também a rotina de trabalho de cada colaborador. O objetivo é utilizar essas informações para determinar causas de problemas que geram custos excessivos, desperdícios e improdutividade.

O Apontamento é uma ferramenta estratégica para a gestão da obra, pois promove a integração entre o canteiro e o escritório, fornecendo informações atualizadas sobre a rotina da construção. Isso facilita não só uma rápida tomada de decisões, evitando a ociosidade e retrabalhos, mas também uma constante atualização do cronograma e do orçamento de obras.

Para se ter uma ideia, a Fundação Getúlio Vargas realizou um levantamento que identificou que a produtividade na construção é 30% menor do que em outros segmentos. Isso se revela não só na ociosidade de maquinários e de mão de obra, mas no baixo controle da rotina, o que pode ser melhorado com o apoio de um sistema de apontamento.

Dessa forma, os sistemas funcionam como um método de controle da produção, que através de uma rotina de acompanhamento diário do canteiro, permitem a padronização e otimização dos processos. Mas, para obter bons resultados, é preciso que o apontamento seja feito de forma bem detalhada, com rapidez e facilidade na troca de informações.

Nada impede que ambos os sistemas sejam utilizados ao mesmo tempo, isso irá depender do objetivo da empresa. Tanto Apropriação quanto Apontamento podem ser usados em obras pesadas ou da construção civil (leve).

A tecnologia como aliada do sistema de apontamento e apropriação

Em ambas as situações, a tecnologia é um fator chave para que se tenha uma gestão eficiente da produção. Soluções móveis utilizadas no canteiro de obras permitem que os dados coletados sejam enviados e analisados rapidamente – em muitos casos, em tempo real – e geridos de forma muito mais intuitiva. 

Dessa forma, a tecnologia aplicada no sistema de Apontamento e Apropriação substitui  os métodos manuais de registro, envio e análise, por procedimentos automatizados. Isso elimina  a necessidade de planilhas diversas que precisavam ser preenchidas e só depois enviadas à central da construtora. 

Se realizado de maneira tradicional, leva muito tempo para a tomada de decisão, além do risco de registro incorreto de dados e perda de informações. Já com o auxílio de softwares o processo se torna muito mais ágil, além de permitir uma segurança maior com opções de armazenamento em nuvem.

Além disso, a demora para a análise dos dados prejudica a otimização dos serviços, pois muitas destas informações chegam ao escritório e ao canteiro de obras muito tarde. Com a tecnologia, este problema é eliminado e os processos são otimizados, aliados ao menor desperdício e redução dos retrabalhos.

Com a tecnologia aplicada no sistema de Apontamento e Apropriação, a construtora pode identificar gargalos e perdas e tratá-los para reduzir o impacto no custo total da obra. Além disso, a monitorização efetiva da obra também melhora o cumprimento de prazos e o controle de equipes contratadas sob o regime de empreitada. 

Portanto, a tecnologia é fator primordial para que as empresas possam ter sucesso no processo de apontamento e apropriação. Com isso, temos uma distribuição eficiente de profissionais e a gestão das equipes, que passam a ser melhor alocadas, contribuindo muito mais para a realização dos processos com qualidade, no tempo e custo previstos.

Mobuss Construção: como o sistema atua no Apontamento e na Apropriação

Um exemplo de tecnologia aplicada ao canteiro são os módulos de Apontamento e Apropriação do Mobuss Construção. Ambos são acessados através de dispositivos móveis e substituem as tradicionais planilhas e controles manuais por métodos mais automatizados, intuitivos e com melhor organização.

Com os módulos do Mobuss Construção a construtora consegue gerir dados em tempo real e tomar decisões mais rápidas. Isso ajuda na redução de custos e na melhoria das atividades no canteiro, diminuindo também os desperdícios e retrabalhos. 

Módulo de Apropriação

Na construção pesada é comum que a obra esteja localizada em ambientes de difícil acesso ou longe da central. Para isso, o Módulo de Apropriação garante a mobilidade e facilita a tomada rápida de decisão e a redução de custos

Quando há uma visão macro da apropriação de insumos, pessoas e maquinários, a construtora pode otimizar o uso destes recursos, que habitualmente representam altos custos, reduzindo a ociosidade. 

O Módulo de Apropriação permite um melhor acompanhamento das tarefas diárias em obras pesadas, garantindo ainda a atualização do orçamento executivo e indicadores de custo e desempenho. Com isso, é possível otimizar a aplicação dos recursos através de uma análise mais eficiente do uso de cada um deles

Dessa forma, otimizações durante a execução do projeto garantem a entrega de resultados com orçamento executado condizente com o previsto, respeitando o cronograma e garantindo os lucros. 

Conheça alguns exemplos de como o Mobuss Construção garante a apropriação eficiente.

Módulo de Apontamento

Quando o assunto é otimizar a coleta de dados no canteiro e o acesso a informações, o Módulo de Apontamento do Mobuss Construção é um poderoso aliado. Com ele, os profissionais podem controlar o processo produtivo, identificando e analisando indicadores de apontamento, permitindo uma avaliação de desempenho e produtividade.

Uma das empresas que passou a utilizar o módulo de Apontamento do Mobuss Construção foi a Construtora Rocha. O investimento na solução representou 0,6% do orçamento total da obra e garantiu mais controle e otimizou a gestão das atividades. 

Planilhas manuais foram substituídas por versões personalizadas no sistema, acessado a partir de tablets e atualizado no próprio canteiro de obras. A correção de desvios passou a ser realizada durante a execução das atividades, o que resulta em mais agilidade no processo construtivo. 

Se você também já usa um sistema de Apontamento e Apropriação a seu favor na construção, conte-nos sobre sua experiência nos comentários! Ainda não utiliza? Então entre em contato e veja uma demonstração.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção