Transformando o apontamento de produção numa tarefa-chave do sucesso da obra

O apontamento de produção das atividades executadas durante a obra é um desafio que pode ser transformado em tarefa-chave para garantir o sucesso do seu empreendimento.

O gerenciamento de uma edificação requer vários tipos de acompanhamentos, que devem ser estabelecidos de forma automatizada e inteligente para evitar atrasos ou erros. Os quais podem causar dificuldades e falta de cumprimento nas entregas.

A seguir, conheça mais sobre a relevância e os avanços do apontamento de produção e descubra como transformá-lo em um item fundamental para o sucesso do seu projeto!

Entenda a relevância da tecnologia no apontamento de produção da obra

Se antes o apontamento de produção das atividades realizadas pelos colaboradores era feito com planilhas físicas ou em pranchetas repletas de papéis, agora, é possível utilizar softwares que integram esse controle com as demais rotinas de construção.

Com a importância do uso e da gestão de indicadores na construção civil, o emprego de sistemas de apontamento de produção é cada vez mais avançado e indispensável pelo setor construtivo. Uma vez que eles são capazes de reduzir significativamente o tempo de acesso às informações entre os envolvidos nos processos, gerando assim indicadores de desempenho para tomadas de decisão mais assertivas.

Ao fazer o levantamento dos dados de determinadas atividades – ou mesmo equipamentos envolvidos – com o apoio de um bom software de gestão, os mestres de obras e outros gestores são capazes de manter o foco no aumento da produtividade e na diminuição de desperdícios, conseguindo assim maior rentabilidade.

Antes de entender como é possível aumentar a produtividade na construção civil com os sistemas de apontamento e apropriação, é preciso conhecer a sua relevância no mercado atual!

Parte das reclamações feitas através de clientes de construtoras são motivadas por atrasos ou problemas relacionados às datas de entrega. Por isso, o significativo aumento da produção e a redução de custos gerados por esse tipo de avanço se tornam indispensáveis.

Entre os benefícios obtidos com tecnologia, está a capacidade de monitorar o desempenho das máquinas, por exemplo. Detectando precisamente a origem de eventuais defeitos, seus parâmetros e rotinas de adequação.

Nesse sentido, uma série de outras vantagens podem ser sistematicamente agregadas, a fim de padronizar as atividades e otimizar os seus indicadores.

Além do caso exemplificado, por meio de um bom software é possível realizar:

  • Controle do processo produtivo;
  • Atualização do orçamento executivo;
  • Análise do custo de mão de obra;
  • Avaliações de desempenho;
  • Otimização de recursos;
  • Indicadores pré-formatados, configuráveis e flexíveis.  

Mais do que permitir uma gestão eficiente das informações envolvidas na obra, um bom sistema de apontamento de produção é fundamental para diagnosticar e corrigir os pontos chave. Tais como a viabilidade da mão de obra contratada, a eficiência dos equipamentos adquiridos, os fatores que afetam diretamente a produtividade, dentre outros detalhes para a competitividade das construtoras.

Invista em sistemas móveis para a sua gestão

O uso cada vez mais intenso da tecnologia a favor das empresas do segmento construtivo vem tornando esse tipo de prática mais ágil.

O apontamento de produção é essencial na construção civil, uma vez que só por meio da elaboração e análise de diversos controles e relatórios é possível acompanhar o andamento das obras.

É preciso ter em mente, no entanto, que, para o sistema de gestão ser realmente efetivo, é importante que o mesmo esteja disponível via tecnologias móveis. Permitindo, assim, que pessoas autorizadas possam operá-lo sem impedimentos geográficos.

Além de garantir a mobilidade necessária para os gestores envolvidos com os desafios de um canteiro de obras, esse tipo de tecnologia ainda permite uma coleta de dados em tempo real, otimizando a capacidade gerencial entre os setores envolvidos.

Veja quais são os principais itens para considerar no seu apontamento de produção

Fatores como a depreciação no uso de equipamentos, o aumento do custo da mão de obra no país, entre outros pontos que desafiam a competitividade da área, exigem alto nível de conhecimento e qualificação por parte dos empreendedores.

Registre cada serviço realizado

Ao finalizar uma tarefa ou um conjunto de atividades, os gestores necessitam alimentar o sistema com a informação finalizada.

Além de parametrizar alguns controles, é importante que o sistema também tenha espaços para incluir observações extras e ajudar os administradores no entendimento do trabalho.

Com isso, o desenvolvimento do projeto pode ser visualizado em diversos níveis, de forma que é possível gerar relatórios de produtividade precisos e de fácil interpretação.

Saiba em que local cada ação foi feita

O ato de apontar e monitorar os locais em que estão sendo realizados os serviços, seja em relação a determinadas áreas, andares ou outros pontos da construção, faz com que os gestores consigam ver o desempenho específico de cada local em que o trabalho é feito.

Isso garante que diagnósticos atualizados e ações precisas sejam adotados para agregar maior produtividade, como na contratação de reforço de equipe ou maquinário.

Faça uma gestão completa dos materiais utilizados

Os desperdícios na construção civil e seus impactos são responsáveis por grande parte dos prejuízos que enfrentam as construtoras.

Ao lidar com gestão de matérias-primas, alguns questionamentos básicos devem ser feitos, como quantos metros de parede foram pintados num determinado período e quantos quilos de cimento foram utilizados ou precisam ser comprados.

Todas essas questões podem ser previstas, medidas e apontadas por um bom sistema de gestão de obras, permitindo um controle detalhado para o apontamento de produção.

Como fazer a gestão de empreiteiras contratadas?

As horas e os serviços realizados por intermédio de uma empreiteira contratada podem ser melhor gerenciados com o auxílio de uma solução móvel de apontamento de produção.

Conforme mencionamos anteriormente, isso é possível graças às análises e observações que podem ser postadas em tempo real, no momento da vistoria. Acelerando o processo e indicando o que precisa ser alterado – ou até melhorado – com mais rapidez.


Leia também: [E-BOOK GRATUITO] Terceirização: desmistificando barreiras e acelerando a indústria da construção


De que maneira é possível evitar o retrabalho?

Ao final da obra que sofreu atrasos, o desafio é apontar quais momentos foram decisivos para que houvesse demoras ou erros.

Nesse sentido, no apontamento de produção, também é interessante levantar os dados sobre quais serviços, áreas ou equipes precisaram de algum modelo de retrabalho, visando estabelecer soluções eficientes para um possível erro.

Essas informações não permitem somente a correção de obras ainda em andamento, mas também obter valiosas lições para futuros empreendimentos.

Para se ter ideia dos ganhos produtivos com esse tipo de cuidado, um apontamento de produção, com o auxílio da tecnologia, é possível reduzir as suas taxas de retrabalho em até 70%.

Na gestão de qualquer atividade, é fundamental compreender quais são os pontos mais relevantes do processo, a fim de determinar onde podem ser feitas otimizações para maior ganho de produtividade.

O apontamento de produção é indispensável nesse sentido, permitindo um planejamento pautado em melhorias contínuas com base na coleta e gestão inteligentes de dados.

Atualmente, por meio da tecnologia móvel, é possível registrar as ações em tempo real e de forma geolocalizada, gerir o custo-benefício das matérias-primas adquiridas, evitar os erros básicos ou retrabalhos durante os processos e administrar a relação com fornecedores e demais públicos de interesse de maneira inteligente.
Invista em um bom software para o seu apontamento de produção, qualifique a equipe e comece a colher os resultados de uma gestão eficiente!

Você gostou dessas dicas exclusivas para otimizar seus processos de construção? Deseja conhecer um sistema que realmente otimize a gestão?

Então, visite o nosso site e garanta o melhor ao apontamento de produção na sua obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *