Gestão de apontamento: o que é e quais seus benefícios

Conhecimento e informação são fundamentais para qualquer negócio. A partir deles, é possível detectar falhas, corrigir problemas, entender o funcionamento de projetos e identificar oportunidades. Porém, nem todas as construtoras conseguem estabelecer um sistema eficiente para gerar dados e geri-los com eficiência. E nesse cenário de necessidade, a gestão de apontamento aparece como uma excelente solução para tornar esse trabalho mais simples e eficiente.

O que é

A partir desse sistema gerencial, é possível ter um controle mais preciso das ações de seus colaboradores, das atividades desenvolvidas e dos insumos utilizados nela. Na construção civil, a mão de obra é parte determinante do processo, e a sua boa atuação irá significar maior ou menor rentabilidade para a empresa. Entender como esse processo se estrutura, perceber as possíveis falhas e corrigi-las é essencial para o sucesso do negócio.

Através da gestão de apontamento, é possível controlar as horas trabalhadas de maneira eficiente e de acordo com as etapas determinadas para o projeto, assim como os gastos relacionados a ela e aos insumos usados. Além disso, todas as atividades podem ser detalhadas, o que permite não só o controle de tudo o que foi executado, mas também uma avaliação completa da força de trabalho empregado em um empreendimento.

Soluções

Para quem busca um sistema de apontamentos eficiente, a tecnologia é uma grande aliada. Já é possível encontrar no mercado softwares voltados para esse tipo de gerenciamento e que contribuem de maneira decisiva para a rotina diária de uma empresa de engenharia civil.

Com essas soluções, é possível obter as informações da produtividade dos serviços realizados, criar um histórico dos trabalhos, projetar gastos e prazos de obras, entender os custos envolvidos, além de fornecer outros dados que permitem uma visão mais ampla do negócio. Tudo isso facilita as tomadas de decisões.

Portabilidade

Porém, realizar essa compilação de dados dentro de um escritório pode não ser tão eficiente assim. Grande parte do trabalho na construção civil acontece nos canteiros de obras, e é lá que a gestão de apontamento deve acontecer. Por isso, os softwares de gestão de apontamento são adaptados também para as tecnologias móveis, como smartphones e tablets, permitindo que as informações sejam inseridas e consultadas em qualquer lugar e a qualquer hora pelos profissionais nos canteiros e também pelo pessoal do escritório.

Um gestor ou engenheiro, por exemplo, pode acompanhar a rotina diária da obra e registrar o desempenho da força de trabalho, assim como a produtividade daquele empreendimento. Outra opção é cruzar os dados referentes ao progresso do projeto em um determinado período de tempo com o cronograma de obra e verificar se está ou não de acordo com o previsto. Essa portabilidade permite uma ampliação das possibilidades e resultados obtidos com a gestão de apontamento.

Resultados

Manter uma rotina de acompanhamento diário de um canteiro de obras permite que a empresa tenha a padronização de seus trabalhos, menor custo e mais eficiência na execução de um projeto, sem sobrecarregar outras áreas, como a assistência técnica e a qualidade por exemplo. Além disso, empresários e engenheiros passam a ter o conhecimento necessário para tomar decisões importantes e conduzir o negócio de maneira mais eficiente.

Mas para isso, é necessário monitoramento constante dos processos, pois somente assim será possível identificar possíveis erros durante a construção e corrigi-los a tempo.

Tem experiência com a gestão de apontamento? Pretende implantar um sistema desses na sua obra? Compartilhe com a gente as suas ideias e experiências! Saiba como o Mobuss Construção pode te apoiar nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *