Descubra por que apostar na gestão da informação na construção civil


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre gestão da informação em áudio!

Com as novas tecnologias surgindo a todo momento, as empresas vêm adotando inovações para otimizar seus processos. Na construção civil, desde o projeto até o pós-obra é gerado um grande fluxo de dados, fazendo com que seja importante investir na gestão da informação.

A concorrência só tende a se tornar mais desafiadora, então contar com este recurso virou praticamente uma necessidade para conseguir se destacar no mercado. 

Com as soluções tecnológicas, é possível resolver problemas recorrentes nas obras, como a baixa padronização e, ainda, agilizar os processos, aumentando a produtividade.

Por isso, os profissionais e empresas do setor precisam conhecer e se manter atualizados sobre as novidades, como os softwares de gestão

Mas, para garantir que os benefícios proporcionados pela tecnologia sejam aproveitados ao máximo, a construtora precisa fazer uma boa administração da informação. Dessa forma, não haverá perda de arquivos e os problemas de comunicação diminuirão consideravelmente.

O que é a gestão da informação na construção civil?

Uma obra gera grandes quantidades de informações, sejam projetos, formulários ou documentos. Além disso, há ainda tudo aquilo que é decidido e comunicado, seja por meios formais ou informais durante todo o processo.

Por isso, é necessário que haja uma gestão da informação durante a realização dos serviços. Essa etapa é responsável por garantir o registro, tratamento, armazenamento e acesso eficiente de todos os arquivos utilizados em uma construção. Sem ela, é provável que a comunicação e as tomadas de decisões sejam prejudicadas.

Os registros importantes precisam ser entendidos e acessados facilmente. Um dos objetivos da administração é integrar todos os dados e permitir que os colaboradores possam ter acesso com agilidade e de maneira intuitiva. 

Além disso, também busca garantir que o armazenamento dos documentos seja seguro e eficaz. Com isso, é possível evitar a perda de informações importantes, diminuindo as chances de retrabalhos e atrasos na obra.

Qual a importância da gestão da informação na construção civil?

Para que as escolhas construtivas e os serviços sejam realizados com eficiência, os profissionais precisam tomar decisões embasadas em dados. Mas, para isso, é preciso contar com informações atualizadas, consistentes, claras e tangíveis, sejam elas internas ou externas. 

Uma boa comunicação faz toda diferença, tanto do escritório para o canteiro quanto entre os colaboradores das frentes construtivas. 

Assim, é preciso contar com soluções como softwares de gestão para permitir que a comunicação seja centralizada. Ainda, com auxílio da mobilidade, é possível trocar informações a qualquer hora e lugar.

Outro benefício de investir neste processo é a otimização do registro das informações. Existem softwares que permitem incluir fotos, vídeos e áudios na hora de captar os dados durante os processos construtivos. Além disso, com eles é possível utilizar formulários pré-configurados para agilizar os dados. 

Por último, vale citar que a gestão do conhecimento é crucial para integrar, centralizar e facilitar o acesso aos arquivos. Assim, a tomada de decisões se torna mais ágil e assertiva, evitando atrasos e problemas que podem afetar a qualidade e aumentar os custos da obra. 

Características de um bom software para construção civil

Para otimizar a gestão da informação é importante escolher um bom software para construção civil. Mas, tomar a decisão de qual investir pode ser algo complexo e gerar dúvidas. 

Por isso, separamos 4 características essenciais para te ajudar a escolher:

Coordenar todas as etapas da obra

Para garantir que todos os serviços sejam realizados com eficiência é preciso fazer o gerenciamento de todos os processos, do projeto ao pós-obra. 

Para isso, existem softwares que contam com módulos para cada etapa construtiva, inclusive de registros e documentos. Assim, é possível otimizar os serviços do início ao fim utilizando apenas uma ferramenta.

Cadastrar materiais e insumos

Essa funcionalidade é importante pois possibilita fazer o gerenciamento dos materiais e insumos utilizados na obra. 

Com isso, pode-se controlar o estoque de maneira mais prática e automatizada, acompanhando a movimentação por entrada e saída, ou ainda alimentar informações como baixa por extravio ou furto, por exemplo.

Informações de fácil acesso

Para que os profissionais possam utilizar os dados, o software de gestão deve oferecer recursos de integração das informações

Assim, os dados podem ser acessados com facilidade, por um sistema único e que permita a visualização e edição remota. Além disso, os registros precisam ser apresentados de maneira intuitiva.

Reduzir custos

Por último, um sistema para gestão do canteiro deve permitir que a empresa consiga reduzir custos, seja de maneira direta ou indireta. 

Quanto mais funcionalidades voltadas para mobilidade e análise de dados, mais automatizados serão os processos, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade dos serviços. Dessa forma, os erros, retrabalhos e atrasos serão evitados.

Por fim, os colaboradores precisam se manter atualizados, com treinamentos que os deixem a par de todas essas atualizações. Além disso, as construtoras ganham diversos benefícios investindo em ferramentas como softwares de gerenciamento. 

Agora você já sabe o que é a gestão da informação e como ela é importante para as empresas da construção civil. Conheça os recursos do Mobuss Construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção