Como calcular o custo de mão de obra na construção civil?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre custo de mão de obra em áudio!

Um planejamento eficiente deve contar com uma etapa de orçamento. Assim, é possível ter noção do preço do projeto, permitindo fazer análises como a viabilidade técnica. Dentre os diversos gastos durante a execução dos serviços, um dos que mais impactam o valor da construção é o custo de mão de obra.

Por isso, é crucial saber realizar o cálculo correto dessa etapa antes de iniciar os serviços. Dessa forma, é possível: 

  • Obter maior precisão;
  • Diminuir retrabalhos e gastos não planejados;
  • Evitar que a edificação seja paralisada por falta de verba.

É importante destacar que o custo de mão de obra não é apenas com a remuneração dos trabalhadores, existem ainda impostos e outros pontos (dos quais falaremos a seguir) que devem ser considerados. 

Por isso, o gestor deve ter experiência e controle no assunto. Para ajudar, vamos compartilhar algumas dicas para que esse passo seja realizado de forma otimizada. Continue lendo!

O que é o custo de mão de obra na construção civil?

Existem diversos custos que precisam ser despendidos em diferentes etapas de uma construção, do projeto ao pós-obra, para que tudo seja executado de forma assertiva. Os materiais, por exemplo, representam uma grande parcela dos gastos durante a execução.

Mas, independente da fase que está sendo realizada ou do padrão do empreendimento, o custo de mão de obra vai sempre estar presente. Esse valor representa um recurso financeiro a ser investido para que os profissionais envolvidos realizem os serviços. 

E é composto por custos diretos e indiretos. Entenda as diferenças:

Custos diretos

O custo de mão de obra direto é aquele referente aos profissionais diretamente ligados aos serviços do canteiro. Como exemplo, o pedreiro. Esses trabalhadores que compõem essa parte lidam com o operacional das atividades.

Custos indiretos

Já o indireto é relacionado com os membros que não têm papel direto no projeto. Ou seja, são aqueles que possuem funções de apoio ou auxiliares. Um exemplo é a equipe responsável pela administração central como os setores financeiro e almoxarifado.

Como calcular o custo de mão de obra direta?

São várias as metodologias utilizadas para calcular o custo de mão de obra, cada uma com suas vantagens e desvantagens. 

Uma das ferramentas utilizadas é o Custo Unitário Básico (CUB) que é uma estimativa do preço de construção por metro quadrado. No entanto, ela leva em consideração mais fatores, como a estrutura geral.

Existem ainda outros recursos que servem como referência para determinar essa etapa. Uma delas é o SINAPI, mantido pela Caixa Econômica Federal, que apresenta uma composição para vários serviços. Nas tabelas deste procedimento é possível obter o preço do trabalho de profissionais como pedreiro e pintor.

Mas, para que o valor seja assertivo, é preciso fazer uma cotação geral de mercado. Assim, os próprios membros da equipe e empresas fornecem o preço exato de quanto será cobrado dependendo da especialidade, serviço e duração do projeto. 

Conheça agora as principais métricas utilizadas no momento de calcular:

Custo por serviço

Uma das formas de contratar a mão de obra é por pacote de serviço. Ou seja, o custo será avaliado pelo trabalho realizado em sua totalidade. Um exemplo é para a execução do paisagismo que, normalmente, o jardineiro e outros profissionais envolvidos cobram pelo pacote contratado com todos os itens e etapas necessárias.

Custo por metro quadrado

Outra maneira de calcular é por metro quadrado de serviço a ser executado. Assim, os profissionais vão ser contratados para realizar uma metragem fixa, como por exemplo a etapa de alvenaria ou de pintura. É importante considerar as particularidades de cada trabalho para contratar dessa maneira.

Custo por mão de obra diária

Por último, o valor por diária é outra forma de se obter o custo de mão de obra. Nesse tipo de contração se é cobrado por um dia de trabalho, normalmente com jornada de oito horas. Aqui o custo fica refém da produtividade dos profissionais, ou seja, quanto mais tempo para a execução, maior será o gasto.

3 dicas para acertar no cálculo do custo de mão de obra!

O cálculo do custo de mão de obra pode ser desafiante, especialmente se houver inexperiência. Por isso, separamos 3 dicas para que esse processo seja realizado com mais precisão e qualidade:

1. Trabalhe com métricas reais

A primeira dica é ter a quantidade dos serviços devidamente calculada. Ou seja, se a contratação for por metro quadrado, é crucial que a metragem a ser executada seja precisa. Além disso, é interessante a empresa manter uma base com dados de projetos realizados para usar como referência.

2. Pesquise preços

Se o cálculo do custo de mão de obra for feito a partir de cotações de mercado, é importante fazer uma pesquisa com mais de um profissional ou organização. Assim, é possível descartar preços fora da realidade e realizar orçamentos a partir do melhor custo benefício para a empresa.

3. Confira estimativas do mercado

Por último, uma dica para saber se o valor total é realista, é comparar com indicadores do mercado. Para isso é possível utilizar as ferramentas que citamos acima, como o CUB ou o SINAPI.

Independente da metodologia escolhida para realizar o cálculo do custo de mão de obra, a tecnologia pode ser uma aliada para otimizar os resultados. Softwares de gestão, por exemplo, permitem automatizar tarefas e centralizar as informações, facilitando esse procedimento.

Para saber melhor sobre o assunto, é importante também conhecer o que levar em consideração para avaliar a produtividade. Por isso, leia nosso ebook sobre Indicadores de Produtividade: quais métricas a sua construtora deve acompanhar. E se ficou alguma dúvida, não se esqueça de deixar um comentário logo abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção