CUB da Construção Civil: o que é e como fazer?

Antes de iniciar um novo projeto, é preciso ter uma noção de quanto ele vai custar. Para isso, os profissionais podem utilizar diversos cálculos que permitem estimar o valor que será gasto ao longo de uma obra. O principal deles é o CUB da construção civil (Custo Unitário Básico).

Criada em 1964, a métrica é atualizada mensalmente com as informações enviadas pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil. O índice é regido pela Lei 4.591, artigo 54, e o valor difere para cada Estado do Brasil. Assim, ele é amplamente utilizado e respeitado pelas empresas da área 

Além de ser crucial na hora de estimar o custo de uma edificação, ainda no estudo de viabilidade, o processo também influencia diretamente na economia, sendo utilizado, por exemplo, no cálculo de indicadores macroeconômicos como a inflação. Fora isso, o valor influencia o mercado imobiliário, servindo de base para a precificação dos empreendimentos

Por isso, é crucial que se conheça o CUB da construção civil, a sua importância e, principalmente, como fazer o cálculo. Assim, é possível estimar o preço de uma obra tanto para avaliar se ela é vantajosa economicamente, quanto para apresentar ao cliente o quanto ele vai precisar desembolsar. Acompanhe mais a seguir:

O que é CUB (Custo Unitário Básico)?

O CUB da construção civil é um índice, apresentado com a unidade em m², que representa os custos de um projeto em cada região. Ele é baseado no valor dos materiais, insumos e serviços associados à execução de uma edificação. 

O cálculo também se baseia no número de pavimentos, dependências por unidade e a contagem total de residências. Além disso, se leva em conta o padrão de acabamento, podendo ser de nível baixo, intermediário ou alto, dependendo das técnicas utilizadas. 

O objetivo final desta ferramenta é servir de base para a determinação do preço global de uma obra. Vale lembrar, no entanto, que esse valor é apenas uma estimativa e não deve ser utilizado como custo real, já que para isso é necessário realizar um orçamento detalhado e completo. 

Mas, devido à credibilidade e precisão deste esquema, ele vem sendo utilizado como mecanismo para o reajuste em acordos de compra. Porém, isso só pode ser realizado enquanto o projeto está sendo executado e nunca após finalizado. 

Por que é importante fazer o cálculo do CUB?

Como vimos, o CUB da construção civil já é divulgado há muito tempo, tendo bastante credibilidade e assertividade. Por isso, ele é muito importante para as construtoras, principalmente, em duas etapas: 

  • No estudo de viabilidade inicial;
  • No orçamento. 

Já para o setor imobiliário, ele serve como base na hora de reajustar os preços das propriedades no mercado.

Antes de começar o levantamento de uma edificação, a indústria precisa ter uma ideia do tamanho do investimento. Assim, é possível avaliar quais as suas margens de lucro. Isso significa que o CUB pode ser utilizado para estimar se um empreendimento vale ou não a pena do ponto de vista financeiro. 

Além disso, na hora do orçamento, o mecanismo serve como um comparativo para ter certeza de que os custos levantados fazem sentido. Dessa forma, é possível avaliar se o cálculo não resultou em preços muito menores ou maiores do que aquilo que será provavelmente gasto baseado no valor do CUB/m² da região. 

A precisão deste procedimento é uma das grandes vantagens da sua utilização, já que ele leva em conta vários fatores como salários dos operários, preços dos insumos da construção, despesas administrativas e custos com aluguel de equipamentos.

No entanto, vale ressaltar que o valor deste esquema não considera alguns custos. Entre os fatores que não são considerados estão: os projetos, o terreno, as fundações e os serviços de infra-estrutura, como paredes-diafragma, tirantes, elevadores, equipamentos e instalações, como bombas de recalque.

Como fazer o cálculo do CUB?

O primeiro passo para utilizar o CUB nos cálculos para estimar o preço de uma construção é saber procurar o valor. Para isso, é preciso consultar o site da CBIC ou do Sinduscon do seu Estado ou município, tendo em mente qual o tipo de obra e padrão de acabamento especificado. 

Com o índice em mãos, é possível fazer uma estimativa do custo total da obra considerando as dimensões construídas. Para isso, podemos utilizar a fórmula abaixo:

Custo total (R$) = CUB (R$/m²) * Área Construída (m²)

No entanto, é preciso lembrar que esse preço não representa o lucro real que a estrutura vai apresentar, visto que o CUB é apenas uma estimativa e não considera todos os fatores envolvidos. Por isso, é muito importante elaborar um orçamento com todos os custos diretos, indiretos e demais fatores, como o BDI

Este cálculo é o principal indicador para estimar o quanto construções de diversos tipos e padrões custam em cada estado. Com ele, é possível analisar a viabilidade financeira, apresentar uma estimativa inicial de preço para os clientes e ainda conseguir mais objetividade no acordo.

Além do CUB da construção civil, outra ferramenta crucial para a orçamentação, principalmente para obras públicas, é a tabela do SINAPI. Ela funciona como uma base de preços de insumos e composições de custos, com atualização mensal para todos os estados do país.

A tabela é mantida pela Caixa Econômica Federal e os preços são levantados pelo IBGE, dando confiança e credibilidade para os valores. São diversos recursos presentes no sistema, com descrições detalhadas e ainda informações como índices de produtividade adotados.

Para saber melhor como elaborar um orçamento de obras eficiente utilizando a tabela SINAPI, venha ler nosso ebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção