Rastreabilidade do concreto: o que é e como fazer?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre rastreabilidade do concreto em áudio!

No Brasil, a maior parte das obras utilizam o concreto usinado como principal material para diversos fins, como para a estruturação dos projetos. Assim, para garantir a qualidade e a segurança de cada etapa, é necessário conhecer o ciclo de vida do insumo. Para isso, as empresas devem fazer a rastreabilidade do concreto.

As propriedades desse insumo, especialmente as mecânicas, como a resistência à compressão, dependem de vários fatores que começam na obtenção da matéria-prima. 

O tipo de cimento, o traço da mistura, o maquinário de preparação e os aditivos utilizados são fatores que alteram o resultado do concreto. Por isso, na hora de construir uma edificação, é preciso ter garantia de que a argamassa utilizada apresenta as características especificadas.

Executar um serviço com um insumo de propriedade que não segue o que foi estabelecido pode gerar sérios problemas. Não só o nível da construção pode decair, mas sua própria estabilidade estrutural, gerando riscos à segurança. Por isso, conheça agora e aprenda a fazer uma correta rastreabilidade do concreto nas obras. 

O que é rastreabilidade do concreto?

O termo refere-se ao processo de conhecer o ciclo de vida do material aplicado nas construções. Na prática, isso significa fazer uma conferência de cada caminhão que chega na obra para checar a qualidade em si. 

O objetivo principal é identificar os materiais, propriedades e características do produto entregue. Além disso, algumas questões como o funcionamento correto do veículo, o tempo desde a produção até a entrega do produto e condições climáticas também precisam ser avaliadas.

A rastreabilidade do concreto é realizada sempre na chegada do elemento a obra, antes do processo de concretagem. Assim, caso o insumo não esteja em conformidade com o que foi especificado, a substância tem que ser rejeitada pela empresa.

Por que é importante ter o processo de rastreabilidade do concreto?

Esta etapa é de extrema importância para o controle e gestão da construção, pois  permite a obtenção de dados para embasar a tomada de decisões. Sem este processo, é impossível saber a qualidade e conformidade do material. 

São vários os problemas que podem decorrer da falta de controle no recebimento do concreto. Em elementos estruturais, como vigas e fundações, realizar a concretagem com um material de propriedades inferiores ao necessário pode gerar uma instabilidade em toda a obra, representando um risco às pessoas que circulam no local.

Vale lembrar que este insumo é utilizado em grandes quantidades nas edificações, representando um custo elevado no orçamento. Assim, fazer este passo com um produto de má qualidade pode causar patologias que vão gerar retrabalhos e reforços, o que traz ainda mais gastos e atrasos no cronograma

Por isso, implementar e fazer corretamente a rastreabilidade é muito importante. Dessa forma, é possível garantir a conformidade, a qualidade e a proteção durante a realização do projeto e no pós-obra. 

Como é feita a rastreabilidade do concreto?

Conhecendo e sabendo da importância desta etapa, é necessário se atentar para realizar o processo de maneira eficiente. A garantia de conformidade só se torna possível com a obtenção das informações exatas sobre as características do material recebido.

1. Planejamento e controle

A rastreabilidade do concreto começa muito antes dos caminhões betoneira chegarem na obra. O primeiro passo é sempre planejar o recebimento do insumo, principalmente se for uma construção de grande porte, no qual pode haver mais de um veículo chegando ao mesmo tempo.

É importante pensar onde o produto será recebido, quais passos para verificação serão seguidos e também quem será o responsável por esse processo. Além disso, é importante organizar as especificações sobre o concreto solicitado no momento da compra, agilizando a conferência.

2. Recebimento e verificação do concreto

O segundo passo consiste em receber e fazer a checagem da substância. Nesse momento é importante conferir a nota fiscal e ver se a especificação recebida é a mesma que foi acordada na hora da compra.

Vale lembrar ainda que é necessário conferir o tempo que o caminhão levou para chegar, já que o elemento em si, começa a endurecer após um certo período. Caso o concreto entregue não corresponda com o que foi pedido, ele deve ser rejeitado e devolvido para a concreteira.

3. Mapeamento e testagem

Após a conferência, a próxima etapa da rastreabilidade do concreto é a retirada de amostras para a realização de ensaios. Assim, será possível determinar propriedades como a resistência do insumo, garantindo que o material esteja em conformidade com o que foi especificado nos projetos. 

Com todos os registros da verificação obtidos, é possível fazer o mapeamento da substância. Esse documento é um compilado de informações como data, características, resultados de ensaios e número da nota fiscal.

4. Armazenagem dos dados

Por último, todos os dados obtidos durante o processo precisam ser armazenados de forma segura. Dessa forma, é possível consultar esses arquivos para análises futuras ou até mesmo para resguardar a construtora caso algum problema ocorra.

Sempre que uma obra for utilizar concreto usinado, é crucial que se implemente esse procedimento. Assim, é possível garantir a conformidade, qualidade e segurança no canteiro e no pós-obra.

Agora você já sabe o que é a rastreabilidade do concreto. Para saber mais sobre assuntos relacionados à engenharia civil, continue lendo os posts do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção