Quais os principais indicadores de sustentabilidade na construção?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre indicadores de sustentabilidade em áudio!

A crescente importância de questões sustentáveis na indústria da construção é um reflexo das preocupações com o meio ambiente e a necessidade de obras mais responsáveis. Por isso, entram em cena os indicadores de sustentabilidade que medem o desempenho ambiental, econômico e social dos projetos.

Ainda que o foco esteja na redução dos impactos ambientais, as economias a longo prazo e a qualidade de vida também são fatores que norteiam um posicionamento mais ecológico na construção.

Essa abordagem ainda pode impulsionar a inovação, criando oportunidades de negócios e empregos. Assim, os indicadores assumem um papel fundamental na promoção e mensuração do progresso em direção a práticas mais sustentáveis.

Continue lendo o artigo e saiba tudo sobre o assunto!

O que são indicadores de sustentabilidade?

Indicadores de sustentabilidade são métricas, parâmetros ou critérios quantitativos e qualitativos projetados para fornecer informações mensuráveis e objetivas

Assim, trazem insights sobre como uma determinada atividade ou projeto afeta o meio ambiente, a sociedade e a economia. 

Na indústria da construção, é possível utilizar os indicadores para medir diversos aspectos relacionados à sustentabilidade. Alguns exemplos são:

  • Consumo de energia;
  • Emissão de gases de efeito estufa;
  • Uso de materiais eco-friendly;
  • Eficiência hídrica;
  • Impacto nas comunidades locais.

Esses kpis permitem determinar se um projeto está aderindo às práticas ecológicas e identificar áreas de melhoria.

Qual a importância dos indicadores de sustentabilidade?

Para um projeto ser considerado sustentável é necessário atender vários critérios atrelados com questões ambientais, sociais e econômicas. A partir desse ponto definido, os benefícios se tornam claros e evidenciam a importância de utilizar os indicadores de sustentabilidade.

Confira as principais vantagens:

  • Avaliação dos objetivos estabelecidos para identificar áreas de sucesso e aquelas que necessitam de melhorias;
  • Embasamento sólido para tomadas de decisões estratégicas, priorizando ações com impactos significativos nas três áreas;
  • Promoção de transparência e responsabilidade na prestação de contas e nos compromissos assumidos pela organização.

Além disso, os indicadores de sustentabilidade são ferramentas de comunicação poderosas. Eles permitem que as instituições promovam de forma eficaz os seus esforços e progressos em direção à preservação ambiental, o que atua na melhora da reputação e imagem da empresa.

6 principais indicadores de sustentabilidade na construção

Para cada segmento, existem diferentes tipos de indicadores. Por isso, abaixo, separamos os 6 principais sustentáveis na construção civil, confira:

1. Consumo de energia

O objetivo desse indicador é medir a quantidade de energia utilizada em um determinado projeto. Para isso, são aplicadas ações como redução de consumo, promoção de práticas mais eficientes e o uso de fontes renováveis.

Além dos custos operacionais se tornarem menores, há uma diminuição significativa nas emissões de gases de efeito estufa e na dependência de combustíveis fósseis.

2. Eficiência no uso de água

A avaliação da quantidade de água consumida, em relação à sua disponibilidade e necessidade, envolve a implementação de tecnologias de economia, reutilização e gestão adequada. 

Reduzir o desperdício de água é fundamental para a sustentabilidade, especialmente em regiões com escassez hídrica.

3. Gestão de resíduos

Esse indicador de sustentabilidade se concentra na minimização de resíduos sólidos e na gestão responsável deles. Estão incluídas aqui ações como reciclagem, compostagem, reutilização de disposição adequada.

A meta é reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, o que diminui o impacto ambiental e os custos.

4. Uso de materiais sustentáveis

A preferência por materiais reciclados, de baixa pegada de carbono e de origem renovável são aspectos avaliados por esse indicador. O objetivo é promover a conservação de recursos naturais e reduzir a poluição associada à produção.

5. Qualidade

A referência de avaliação aqui é tanto do ambiente externo quanto interno, bem como os serviços oferecidos. Isso engloba questões como qualidade do ar, iluminação natural, segurança e saúde ocupacional.

Essa busca, além de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas e da obra, também contribui para o bem-estar das comunidades locais.

6. Certificações de sustentabilidade

Por fim, um dos indicadores mais importantes está relacionado com as certificações de sustentabilidade, como o LEED. Elas são sistemas de avaliação reconhecidos nacional e/ou internacionalmente, que utilizam uma série de critérios para medir e certificar o desempenho ecológico de edifícios e projetos. 

Como visto, ao adotar práticas conscientes é possível direcionar a indústria de construção para um futuro mais responsável. Afinal, eles contribuem para a redução do impacto ambiental, a eficiência dos recursos e a melhoria da qualidade de vida.

Para saber mais sobre indicadores de sustentabilidade e os principais certificados referentes ao tema, leia nosso ebook Meio Ambiente e Qualidade: conheça os Selos de Sustentabilidade na Construção Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção