Vantagens da aplicação de Softwares Móveis no Canteiro de Obras

A mobilidade é uma evolução tecnológica que está sendo utilizada em muitas empresas que visam lucratividade e otimização do tempo. Na construção civil, a utilização de softwares móveis pode trazer várias facilidades para os canteiros de obras. 

Isso porque sistemas de mobilidade podem ser acessados 24 horas por dia, de qualquer lugar, através de tablets e smartphones. Ajudando a tornar o fluxo de trabalho mais integrado e a obter maior controle sobre os custos das obras.

Dessa forma, as construtoras não precisam trabalhar com grande volume de papéis nas obras, o que geralmente acaba afetando a produtividade e comunicação entre a equipe. Contando com as informações online, tudo fica centralizado e evita-se a consulta a documentos obsoletos.

Continue lendo e descubra tudo sobre o uso de softwares móveis nos canteiros de obras!

Vantagens de utilizar softwares móveis no canteiro

Os softwares móveis oferecem diversos benefícios para as construtoras, desde o início da construção até a pós-obra. Descubra como eles apoiam cada etapa:

No início da construção

Os softwares móveis centralizam as informações e agilizam a comunicação das equipes, permitindo encurtar a distância entre os setores envolvidos na obra. Dessa forma, serviços como solicitação de materiais, verificação de dados, medições e consultas ao projeto podem ser realizados de forma ágil através de tablets ou celulares.

Ao atualizar informações via dispositivos móveis, o software sincroniza automaticamente os dados para a plataforma assim que capta sinal de internet. Assim, a equipe fica atualizada mesmo quando trabalha de locais diferentes.

Isso garante análises em tempo real do andamento dos serviços. Bem como facilita conhecer o rendimento das equipes no canteiro de obras, reduzindo em até 50% as horas de retrabalho durante a construção.

No andamento da obra

No decorrer das atividades do canteiro de obras, a automatização promovida pela tecnologia também é muito eficiente. Passando por arquitetos, engenheiros, construtores e supervisores, os softwares móveis beneficiam todos os profissionais envolvidos. 

Afinal, tais sistemas facilitam o acompanhamento das atividades e o controle de qualidade da obra, permitindo cumprir o escopo definido no cronograma físico-financeiro.

Como atualizam informações em tempo real, os softwares de mobilidade também dão suporte para o controle de acessos ao canteiro, gerenciam os equipamentos e possibilitam uma gestão estratégica da obra.

Segundo estudos, o excesso de materiais nos canteiros representa um acréscimo de aproximadamente 30% nos custos das obras e aumento de 11% a 20% no volume de materiais utilizados

Por isso,  empresas de construção civil devem buscar tecnologias e softwares móveis com o objetivo de melhorar seus processos nos canteiros de obras e, consequentemente, diminuir o desperdício.

No pós-obra

O uso de softwares móveis apoia também as etapas de entrega de chaves e pós-obra, fazendo com que todo o processo construtivo se torne integrado e apoiado em tecnologia.

Na etapa de vistoria antes da entrega do empreendimento, os softwares atuam na padronização de formulários e possuem um histórico integrado com todas as informações obtidas durante a execução da obra. Isso assegura maior confiabilidade de informações e menos reincidência de não conformidades.

Já na assistência técnica é possível avaliar solicitações, agendar atendimentos e acompanhá-los pelo painel. Além disso, também possui histórico integrado com as etapas anteriores, podendo acompanhar os problemas que ocorreram no empreendimento.

Vantagens para a construtora

Como vimos, a utilização de softwares móveis apoia diversas etapas que ocorrem durante a execução de uma obra. Entre os seus benefícios, podemos citar:

  • Controle de perdas e de produtividade da obra;
  • Maior flexibilidade nas decisões;
  • Planejamento e busca de estoque de materiais;
  • Gerenciamento em tempo real;
  • Confiabilidade nas informações;
  • Gerenciamento dos custos;
  • Melhoria no relacionamento com o cliente.

Além disso, as construtoras possuem uma tomada das decisões precisa por meio da análise de dados, que confere melhorias e maior qualidade ao processo construtivo.

Que tal agora você aproveitar estas dicas e obter sucesso em suas obras? Acesse nosso site para saber mais sobre o software de mobilidade Mobuss Construção e solicite uma demonstração gratuita da plataforma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção