Mercado da construção civil: saiba como se manter atualizado

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre como se manter atualizado sobre o mercado da construção civil em áudio!

Por muito tempo o mercado da construção civil brasileiro apostou  em tecnologias e processos construtivos tradicionais. No entanto, em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, surgem novidades todos os dias.

Dessa forma, os profissionais precisam encontrar maneiras de ficar sempre atualizados e por dentro das informações mais recentes.

Para os gestores, é um grande desafio cuidar de tudo que acontece nas frentes do canteiro de obra. Esses profissionais precisam ir além das suas demandas tradicionais.  Também é necessário estudar, ler e buscar as novidades do setor. 

Além disso, se manter atualizado garante que o profissional tenha um diferencial competitivo no mercado de trabalho, se destacando individualmente e também ajudando a empresa a crescer. 

Para isso, é importante saber como gerenciar melhor o tempo, conhecendo onde e como procurar as informações. Para saber mais sobre como se manter atualizado, continue lendo o post!

Quais os maiores desafios do mercado da construção civil?

A pandemia da COVID-19 afetou drasticamente a vida da maioria das pessoas e a economia do país. Tanto a população quanto as empresas tiveram que se adaptar rapidamente às novas normas de distanciamento social.

No setor da construção civil, os profissionais precisaram buscar maneiras inovadoras e seguras de manter a execução das obras.

Com isso, as tecnologias passaram a ser parte crucial das atividades desenvolvidas por vários profissionais do mercado, especialmente os de escritório e gerenciamento de obras

Além disso, as equipes tiveram que aprender a usar e tirar proveito de ferramentas que permitissem a mobilidade e o trabalho remoto.

Agora, o desafio é garantir que tudo que foi aprendido se torne algo permanente e que seja praticado no dia a dia. Por isso, é fundamental que os profissionais continuem aprendendo e se mantendo atualizados.

Como se preparar para os novos desafios?

Cada pessoa tem uma maneira diferente e única para lidar com as dificuldades e também para aprender novos conceitos. Mas existem processos que podem ser adotados por todos na hora de se preparar para os novos desafios.

Estar atento sobre as novidades do mercado da construção civil é uma das maneiras de não se tornar obsoleto nos tempos atuais. 

No entanto, a atenção não deve se voltar apenas para o surgimento de novas tecnologias, mas também sobre a própria situação do setor, que muda rapidamente.

Com as mudanças climáticas e a preocupação com os impactos ao meio ambiente, uma tendência recente do mercado são as construções mais sustentáveis, eficientes e tecnológicas

Por isso, os profissionais devem ficar atentos às novas maneiras de construir causando menos danos à natureza, utilizando menos energia e gerando menos resíduos.

E ainda é preciso ficar atento às normas e legislações do setor, que constantemente passam por revisões e atualizações.

Como se manter atualizado sobre o mercado da construção civil?

Para não deixar nenhuma novidade passar e garantir estar sempre utilizando as metodologias mais eficientes, separamos 4 dicas para lhe ajudar:

1. Participe de congressos e eventos online

Muitas empresas e especialistas disponibilizam com frequência palestras, feiras e congressos para apresentar novidades sobre os mais diversos temas. Inclusive, muitos desses eventos são gratuitos e online.

Esses encontros ajudam os profissionais a terem visões diferentes e conhecer estratégias, tecnologias e assuntos a partir de fontes experientes e confiáveis. 

Além disso, são ótimas oportunidades para fazer networking, aumentando a rede de contatos e permitindo uma troca de informações e conhecimento. 

2. Acompanhe os principais portais de notícias sobre a construção civil

Conhecer os principais portais de comunicação do mercado da construção civil é crucial para um profissional da área. Alguns que podemos destacar são: 

3. Busque referências no exterior

Uma outra dica é procurar novidades em referências internacionais. Muitas vezes as tendências de outros países acabam vindo para o Brasil ou podem ser adaptadas para a nossa realidade. 

Assim, você também garante um diferencial competitivo ao implementar inovações na sua empresa.

Alguns sites que recomendamos são: a página da JB Knowledge, o portal da Construction Dive e o da Construction Business Owner.

4. Leia conteúdos educativos

Além de buscar fontes de notícias sobre o mercado da construção civil, é importante ficar atento em portais que postam conteúdos educativos e informativos sobre o setor. 

Vale a pena conferir ainda blogs e sites que oferecem cursos, treinamentos e outros recursos para ajudar a melhorar a qualificação dos profissionais. 

Como vimos, ficar atento sobre as novidades e se manter atualizado são atitudes cruciais para garantir um bom desempenho na gestão de obras e ter um diferencial no mercado. 

No entanto, também é papel dos gestores estimular a equipe a se manter sempre informada, trazendo ideias e soluções para problemas comuns no canteiro de obras. Assim, todos os processos construtivos podem se tornar inovadores e ter mais eficiência.

Aqui no blog do Mobuss Construção há sempre publicações novas, sejam elas informativas, dando dicas ou até trazendo novidades sobre o mercado da construção civil, como nosso ebook sobre as tendências da engenharia civil

Por isso, continue acompanhando nossos posts e fique sempre por dentro de tudo sobre Construção Civil. Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção