Como garantir uma equipe qualificada no canteiro de obras?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre equipe qualificada em áudio!

A escolha da mão de obra é algo determinante para garantir a produtividade e conformidade na execução de um projeto. Por isso, as empresas precisam sempre buscar contratar e montar uma equipe qualificada.

Entregar uma obra que satisfaça as necessidades e as expectativas dos clientes é o maior objetivo de toda construtora. Mas entre o lançamento e a entrega do imóvel são vários os fatores que influenciam na qualidade final.

Quem trabalha no setor da construção civil sabe que a mão de obra representa uma das maiores parcelas de gastos em um empreendimento. 

Dessa forma, os gestores precisam garantir que esse custo seja revertido em investimento e não em prejuízos

Para isso, a seleção e recrutamento precisam ser eficientes. O processo de escolha dos profissionais precisa garantir que eles sejam capacitados e tenham boas referências.

Além disso, várias etapas devem ser implementadas e otimizadas na rotina do canteiro, como os treinamentos e capacitações, que irão contribuir para o melhor aproveitamento da mão de obra.

Assim, a construção consegue contar com uma equipe qualificada para executar os serviços com a produtividade, conformidade e qualidade esperadas. Dessa forma, a construtora garante melhores resultados e maior satisfação dos clientes.

Como liderar uma equipe de obras

Ter uma equipe qualificada significa que além de contratar uma mão de obra capacitada e fornecer treinamentos adequados, também será necessário saber liderar e gerenciar ela.

Para as tarefas fluírem, os profissionais precisam estar sintonizados, cientes das suas funções e também dos objetivos de cada etapa. 

Por isso, é crucial que a empresa otimize a comunicação interna, garantindo uma integração entre os trabalhadores.

Além disso, dar feedbacks periódicos sobre o desempenho dos funcionários é muito importante. Com eles é possível expor com clareza os pontos que podem ser melhorados e os pontos fortes de cada colaborador, de forma a orientá-los.

Dessa forma, o gestor melhora a comunicação e consegue inspirar a equipe a buscar uma melhoria contínua em seus trabalhos, focando sempre em entregar os melhores resultados e cumprir os prazos estipulados.

Vale ressaltar ainda que não adianta só fornecer treinamentos e capacitações para os colaboradores sem que haja um incentivo para que eles participem.

O líder da equipe precisa explicar a importância dos treinamentos, orientar como funciona o processo e também incentivar a participação de todos. Assim, o aproveitamento dos funcionários durante os processos de capacitação serão ainda melhores.

Quais são os principais treinamentos na construção civil?

Cada obra é única e possui aspectos construtivos diferentes, exigindo também treinamentos e capacitações exclusivos para cada caso. Mas existem alguns treinamentos que são comuns em todas as construções, principalmente os exigidos pelas Normas Regulamentadoras (NRs)

Entre os treinamentos presentes nas normas podemos destacar:

  • Orientações sobre uso de EPI e EPCs, normatizado pela NR 6;
  • Segurança em instalações e serviços de eletricidade, regido pela NR 10;
  • Cuidados no transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, presente na NR 11;
  • Utilização segura de máquinas e equipamentos, abrangido pela NR 12;
  • Orientações e segurança nas atividades insalubres e perigosas, presentes, respectivamente, na NR 15 e NR 16;
  • Questões de ergonomia no canteiro de obras, normatizado pela NR 17;
  • Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, presente na NR 18;
  • Segurança nos trabalhos em altura, regido pela NR 35.

5 dicas para montar uma equipe qualificada no canteiro de obras

O processo para montar uma equipe qualificada pode se tornar um grande desafio se os gestores não estiverem preparados. Por isso, confira 5 passos para otimizar e ajudar na hora de formar uma equipe qualificada:

Realize processos de recrutamento e seleção

O primeiro passo para montar uma equipe é dar início a um processo de recrutamento e seleção, divulgando as vagas em meios como sites especializados, ou mesmo nas redes sociais da empresa.

Na descrição de cada vaga é importante deixar claro todas as exigências e funções que o profissional exercerá, bem como as compensações financeiras e benefícios.

Busque por indicações

Uma estratégia que pode dispensar os processos de recrutamento e seleção, ou ser realizada paralelamente, é buscar indicações de profissionais

Na própria empresa, o gestor pode conversar com os colaboradores e analisar se eles possuem alguém qualificado para recomendar.

Trace os perfis desejados

Na busca por colaboradores é importante manter o foco nos resultados que a empresa espera atingir com a contração.

Por isso, é importante traçar perfis ideais que se encaixem nos requisitos de cada vaga, focando as buscas no currículo desejado para as funções. 

Escolha os profissionais especializados para cada área

Outra dica valiosa é estudar as características da obra e entender quais profissionais serão necessários para cada função específica.

Na maioria das obras é comum a necessidade de contratar engenheiros civis, arquitetos, técnicos em edificações e em segurança, mestre de obras, serventes de pedreiro, encanadores, eletricistas e pintores. 

No entanto, cada obra é diferente, então é preciso avaliar cada caso e entender qual o profissional mais adequado.

Treine os funcionários

Com os melhores currículos escolhidos e os profissionais já contratados, é hora de investir nos treinamentos e capacitações. 

Além dos treinamentos obrigatórios pelas NRs, é interessante ofertar treinamentos específicos sobre métodos construtivos, tecnologias e outros assuntos que otimizem o desempenho de cada profissional. 

Para que a produtividade e a conformidade aumentem, também é possível contar com auxílio de um software de gestão de obras

Com esse tipo de solução, a empresa consegue automatizar processos, controlar os treinamentos obrigatórios da equipe, melhorar a comunicação e fluxo de informações e, ainda, aumentar o controle das frentes construtivas.

Como vimos, contar com uma equipe qualificada é essencial para o sucesso na execução de uma obra, garantindo mais agilidade, conformidade e excelência nos processos construtivos. 

Saiba também como otimizar a produtividade da sua equipe com um sistema de apontamento, clicando aqui.

Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo. Não esqueça de continuar acompanhando os posts no blog!

2 Comentários


  1. Excelente matéria! Aliás, esse site é um colecionador de artigos imprescindíveis na construção civil. A palavra de ordem é organização e planejamento. Importante lembrar ainda que em se tratando de construção é sempre bom lembrar da proteção dos trabalhadores. O uso correto de Epi auxilia na prevenção de muitos acidentes. Sucesso a todos.

    Responder

    1. Johnny, agradecemos pelo feedback positivo dos nossos conteúdos.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Acesse nossos materiais educativos sobre construção