A importância da liderança no canteiro de obras

Ser um líder dentro de um canteiro de obras não é tarefa fácil, porque muitas vezes os gestores necessitam lidar com uma equipe multidisciplinar. Nem sempre existe um treinamento ou a experiência para essa liderança em sua formação, muito embora a habilidade de liderança seja uma das aptidões mais desejáveis para o cargo de coordenação. Então que tal ver algumas dicas para coordenar tantas pessoas diferentes no canteiro de obras? Confira o post que fizemos pra você descobrir mais sobre a importância da liderança no canteiro de obras.

Faça que seu processo decisório seja coerente e justo

O líder tem que basear suas decisões em fatos, a fim de chegar a deliberações bem fundamentadas e mais sensatas. Assim, conquista-se a confiança de seus colaboradores e poderá contar com eles nos momentos mais complexos. Permita, inclusive, que algumas decisões sejam tomadas de maneira conjunta.

Motive seus colaboradores

É essencial que o líder tenha a capacidade de motivar os colaboradores no canteiro de obras. As pessoas têm que se sentir inspiradas e entusiasmadas para não diminuir a produtividade. Mostre-se como um espelho das condutas e  das ações que deseja que se tornem hábitos dentro do espaço de trabalho.

Comunique-se bem

Um líder precisa desenvolver suas habilidades de comunicação, não só para explicar adequadamente as etapas do projeto e o que deve ser feito, mas para manter a consistência dentro da obra. Sempre que puder, seja assertivo, transparente e preciso com suas palavras. Não permita que as dúvidas fiquem pairando no ar. Se houver alguma questão de engenharia ou gestão que não tenha sido entendida, explique-a.

Dê feedbacks em tempo real

Dar feedbacks em tempo real pode ajudar a aumentar o empenho dos trabalhadores e evita que algumas falhas sejam cometidas por muito tempo. Saber reconhecer as boas ações desempenhadas pelos colaboradores fazem com que eles percebam que estão fazendo a coisa certa e possivelmente se empenharão mais no trabalho. Da mesma forma deve ocorrer com os deslizes e erros cometidos, o gestor é  responsável por mostrar onde os colaboradores estão errando, para que os rumos adequados sejam reparados.

Conhecer os pontos fortes e fracos de sua equipe é essencial para desempenhar uma liderança de sucesso.

Qualquer empresa conta com funcionários com diferentes atributos, especialidades e habilidades. O líder tem que saber distinguir cada peça de seu time, conhecendo seus funcionários e sabendo otimizar suas qualidades. Só assim será capaz de organizar melhor a equipe e projetar o andamento da obra com sucesso, obtendo o máximo de resultados.

Responsabilize-se pelos erros cometidos

Quem está na liderança assume a responsabilidade pelas iniciativas malsucedidas do grupo. Devem-se delegar tarefas, mas é importante fazer isso bem e de maneira sensata. É preciso estar disposto e preparado para aceitar as consequências daquilo de errado que os colaboradores fazem e analisar formas apropriadas para consertar as falhas.

A equipe que está trabalhando no canteiro de obras deve ter o mesmo foco de trabalho e manter o mesmo objetivo de fazer a empreitada bem feita. Quem está no comando deve saber monitorar seus resultados, motivar, solucionar eventuais conflitos, respeitar as individualidades de cada um e fazer com que haja produtividade no ambiente. Você tem desempenhado uma boa liderança nos canteiros de obras por onde passou? Ou, como dono de uma empresa de construção, tem precisado de novos líderes para desempenhar bem o seu negócio? Comente abaixo!

2 Comentários


    1. Olá Maysa,

      Esse texto foi feito em conjunto pela equipe do Mobuss Construção.

      Abraço

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *