Case de sucesso: tecnologias no Jardim Itoupava

Os benefícios da utilização de tecnologias móveis são diariamente comprovados por inúmeras empresas que as adotam. Dentre essas, uma que obteve esse sucesso foi a Sulbrasil, ao longo das obras do condomínio Jardim Itoupava, em Blumenau, Santa Catarina.

Buscando obter melhores resultados em termos de produtividade e qualidade final do projeto, a empresa optou pela implementação do Mobuss Construção – plataforma desenvolvida para dispositivos com tecnologias móveis (smartphones, tablets e afins) e especializada no gerenciamento do canteiro de obras – e seu Módulo de Qualidade.

Na sequência, apresentamos mais informações sobre o Módulo e sua utilização nesse caso.

Antes da implantação
Detentora de um programa de qualidade certificado (PBQP-H), a Sulbrasil realizou inspeções através de formulários, preenchidos em papel no canteiro de obras e posteriormente digitados em planilhas eletrônicas.

Com o surgimento de adversidades, todas as não conformidades eram registradas nesses formulários. Embora as inspeções e informações fossem registradas em planilhas, havia desvantagens no processo:

  • Possibilidade de falha humana na digitação;
  • Excesso de tempo empregado na execução e registro de inspeções;
  • Falta de tempo hábil para o trato de informações e criação de indicadores;
  • Excesso de tempo empregado nos processos envolvendo inspeções fotográficas;

Somente após o término da obra os indicadores de desempenho eram tratados, possibilitando a mensuração dos resultados obtidos.

Após a implantação
Após a aplicação do aplicativo móvel Mobuss Construção e seu módulo de Qualidade, logo surgiram os resultados.

Já na adição dos formulários de inspeção à ferramenta foram percebidos ganhos significativos em produtividade. Isso foi comprovado uma vez que as inspeções, não conformidades e fotos de evidências da obra passaram a ser realizadas no próprio canteiro de obras.

Quando surgiam dúvidas acerca de procedimentos, o próprio usuário verificava a solução no dispositivo com tecnologias móveis, sem a necessidade de contatar o escritório. Assim, as atenções passaram a ser direcionadas à inspeção e o tempo gasto na organização das informações foi reduzido substancialmente.

Na medida em que informações eram coletadas e transmitidas com tecnologias via internet, eram realizadas inspeções e indicadores eram prontamente verificados, o que ofereceu uma visão geral do andamento da qualidade da obra. Ações preventivas e corretivas puderam ser tomadas no decorrer da obra, uma vez que empreiteiros passaram a ser notificados a respeito de adversidades ocorridas.

Em suma, a utilização do Mobuss Construção e seu módulo de Qualidade estava provendo o feedback necessário para que a melhoria contínua fosse vivenciada no projeto. De forma ágil e eficiente, foi obtido um trabalho mais integrado com novas tecnologias e coeso entre o canteiro de obras e o escritório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção