Planejamento do canteiro de obras: como organizar diariamente?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre planejamento do canteiro de obras em áudio!

Um dos maiores desafios que o setor de construção civil enfrenta é a baixa produtividade na execução dos serviços. Além disso, há a questão da elevada taxa de desperdícios de materiais. Para ajudar a solucionar esses gargalos, as empresas precisam dar a devida importância para a organização e planejamento do canteiro de obras.

Quando o layout, fluxo e logística são corretamente realizados, as chances de atrasos e de maiores custos diminuem. Além disso, a organização pode resguardar a segurança dos trabalhadores, reduzindo os riscos de acidentes.

Por isso, elaborar um planejamento do canteiro de obras eficiente é uma maneira de aumentar as chances de sucesso do empreendimento. Com esse processo, é possível otimizar o projeto e ter mais controle sobre a sua execução. Respeitando assim, os prazos do cronograma e os custos previstos no orçamento.

Qual a importância do planejamento do canteiro de obras?

Quando o planejamento não é realizado com atenção, o andamento de todas as etapas do projeto pode ficar prejudicado. Já um ambiente bem pensado, limpo e organizado traz mais garantia de segurança, produtividade, qualidade e também uma boa reputação para a construtora.

Outro fator que torna esse procedimento ainda mais importante são os próprios requisitos das normas, como a NR 18. Essas diretrizes estabelecem diversas obrigações na hora de montar as edificações. Além disso, é dever dos empregadores fornecer um local de trabalho em condições adequadas para a execução dos serviços.

Afinal, trabalhar em um cenário organizado e funcional acaba aumentando o engajamento e bem estar dos colaboradores. Assim, a motivação e a capacidade dos trabalhadores de realizar suas funções não fica afetada. 

7 dicas para elaborar o planejamento do canteiro de obras

Evitar um ambiente de trabalho desorganizado, sem uma logística adequada e com riscos para a segurança dos trabalhadores deve ser uma das prioridades das empresas. Por isso, confira abaixo 7 dicas para te ajudar a elaborar o planejamento do canteiro de obras:

1. Defina o layout

O primeiro passo é pensar em um layout eficiente. O local precisa permitir uma boa circulação, acesso rápido aos materiais e equipamentos e facilidade na carga, descarga e armazenamento dos insumos. Ou seja, precisa permitir uma logística com fluxos de trabalho otimizados.

Na prática, essa etapa é representada por um mapa com todos os acessos e localização das frentes construtivas. Com um canteiro bem pensado, é possível reduzir as movimentações desnecessárias dos trabalhadores, demandando o mínimo de tempo possível para se deslocar e buscar materiais e equipamentos.

2. Separe a obra do escritório

Manter uma boa comunicação com o escritório é crucial para o sucesso de uma obra. No entanto, o local da construção é onde os serviços pesados acontecem, e o melhor é evitar que o escritório seja dentro desse cenário

Assim, é possível diminuir o número de pessoas despreparadas na obra, melhorando a segurança e a logística nas frentes de trabalho.

3. Monte um espaço para o estoque

É comum encontrar canteiros de obras com materiais, ferramentas e equipamentos armazenados de maneira inadequada. Para garantir um planejamento eficiente, é importante montar um espaço específico para o estoque dos insumos. Esse local precisa ficar próximo das frentes construtivas e ter o acesso controlado.

Além disso, na hora de criar a estrutura do estoque, é necessário levar em consideração os itens que serão armazenados. Para isso, é importante seguir as recomendações dos fabricantes e das normas para evitar que os materiais estraguem. Outro ponto a ser pensado é garantir que os insumos estejam organizados e possam ser identificados com facilidade.

4. Tenha a documentação em dia

Uma boa dica para melhorar o planejamento do canteiro de obras é sempre deixar a documentação organizada e em dia. Nunca se sabe quando uma fiscalização pode acontecer, por isso os registros precisam ficar em locais seguros, organizados e de fácil acesso. 

5. Use EPIs

Para garantir segurança no ambiente de construção é crucial que os EPIs sejam utilizados sempre e da maneira correta. Além disso, eles precisam passar por manutenções periódicas para garantir a proteção adequada. Vale lembrar que a disponibilização deles por parte do empregador é uma obrigação segundo a NR 6.

6. Preocupe-se com seus colaboradores

Trabalhadores motivados, com saúde e em condições adequadas, tendem a produzir mais e com maior qualidade. Por isso, a construtora deve se preocupar com as frentes do projeto e também as áreas de convivência. É importante dispor de um ambiente adequado para alimentação, descanso e higiene básica.

7. Mantenha os espaços sempre limpos

Uma última dica é dar a devida importância para a limpeza dos locais. A higienização correta e com frequência adequada melhora a segurança, facilita a circulação de pessoas pelo canteiro e agiliza o processo executivo dos serviços. 

Antes da execução, ainda na etapa de projeto, é o momento mais crítico e ideal para que o planejamento do canteiro de obras seja elaborado. Mas isso não significa que nas outras etapas não seja necessário atualizar ou ainda adicionar mais informações ao projeto. Sua elaboração deve ser dinâmica e sempre buscando a melhoria contínua.

Como vimos, contar com esse procedimento traz diversos benefícios para todos os envolvidos na obra. Um local de trabalho mais planejado e organizado aumenta a segurança, a produtividade e a qualidade nos serviços. Assim, é possível garantir o cumprimento dos prazos do cronograma e controlar os custos do orçamento.

Agora você já conhece algumas dicas para melhorar a etapa de planejamento do canteiro de obras. Para saber mais sobre como otimizar os serviços, agilizando a execução e evitando atrasos, leia nosso ebook: O guia completo de produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção