3 tecnologias que auxiliam a administração de construção civil

É comum encontrar obras que ultrapassaram o prazo do cronograma e extrapolaram o orçamento por conta, principalmente, de uma má administração. Mas, o que alguns profissionais não sabem é que pode ser simples otimizar e aprimorar essa etapa, utilizando soluções tecnológicas para administração de construção civil.

No ramo da construção, o objetivo principal de um profissional de administração é garantir que o projeto, o cronograma e o orçamento previstos no início da obra sejam seguidos da melhor maneira possível. Mas, para isso, é necessário passar por diversas etapas que geram e lidam com uma enorme quantidade de dados, além de precisar gerir recursos, tempo e pessoas.

Dessa forma, fazer a administração de construção civil de forma manual, ainda se realizada com poucos profissionais, pode ser improdutivo, ineficiente e sujeito a erros humanos. Por isso, utilizar novas tecnologias que automatizam, agilizam e otimizam os processos em todas as frentes de uma obra é uma boa solução.

Essas tecnologias estão se tornando mais populares, e a todo momento vem surgindo alternativas melhores e mais eficientes. As soluções trazem diversos benefícios, como:

  • Aumentar a produtividade das tarefas;
  • Possibilitar um controle de obras mais eficiente;
  • Ampliar a precisão nas atividades e análises.

Conheça algumas das tecnologias que sua empresa pode utilizar para otimizar a administração de construção civil:

3 tecnologias que auxiliam a administração de construção civil

1 – Soluções de insumos e equipamentos

Todo profissional do setor da construção civil sabe que é preciso manter um controle eficiente dos insumos e equipamentos que são armazenados e utilizados na obra. Assim, é possível evitar problemas como baixa produtividade, atrasos por falta de materiais e até furtos ou extravios.

Por isso, para otimizar esses processos, existem soluções tecnológicas que permitem uma gestão de insumos e equipamentos muito mais ágil, eficiente e segura. 

Alguns softwares controlam onde cada insumo está estocado, além de possibilitar que os colaboradores responsáveis pelo almoxarifado informem a situação dos materiais, seja sobre a quantidade, os prazos de validade ou as condições de uso.

Dessa forma, o controle dos insumos no canteiro de obras fica mais produtivo, facilitando o trabalho dos gestores para decidir a hora certa de fazer manutenções periódicas, comprar mais insumos ou até mesmo mudar a localização de itens no estoque para otimizar espaços. 

Os softwares também melhoram a segurança no estoque, já que possibilitam a opção de informar o nome do colaborador, a hora e a quantidade do insumo que foi retirado ou devolvido.

Isso facilita o processo de administração de construção civil, já que os insumos são uma fatia importante do orçamento e estão diretamente ligados ao tempo e qualidade da construção. Com um controle mais eficiente, evita-se retrabalhos, atrasos e gastos desnecessários, aumentando a produtividade e os lucros com a obra.

2 – Tecnologias para projetos

Com tecnologias voltadas a gestão de projetos, o processo de administração de construção civil se torna mais eficiente. Os profissionais têm a possibilidade de visualizar os projetos de forma muito mais completa.. Assim, ficam atentos a todos os detalhes e garantem uma construção fidedigna aos planos iniciais.

Os softwares permitem um controle e atualização mais eficiente e ágil do cronograma do projeto. assim, os profissionais podem criar e compartilhar documentos, mantendo um controle de todas as alterações e mudanças nos projetos, permissões de acesso e fluxos de trabalho. Isso resulta em uma melhor gestão e evita as chances de erros de projeto e a necessidade de retrabalhos durante a construção.

Com isso, os profissionais responsáveis pela administração de construção civil podem ficar atentos aos detalhes do projeto. Isso permite tomar decisões que não prejudiquem o planejamento inicial. Também possibilita mudar as estratégias rapidamente, caso imprevistos aconteçam.

3 – Software de Gestão de Obras

Quando o assunto é otimizar o processo de administração de construção civil, uma das melhores soluções é adotar um software que auxilie na gestão de obras, como o Mobuss Construção. 

Com ele, é possível obter um maior controle dos processos construtivos, além de uma obtenção mais ágil dos dados e centralização das informações das diferentes frentes do canteiro de obras, tudo isso com auxílio da mobilidade e tecnologia.

Ficar atento a tudo que acontece durante a execução de uma obra, principalmente as de maior porte, é uma tarefa quase impossível sem o auxílio de um software de gestão.

Ele permite que os colaboradores de todas as áreas se comuniquem e registrem através de um só sistema, utilizando dispositivos móveis, tudo que está sendo realizado, além de eventuais problemas, como a falta de insumos, profissionais ou equipamentos.

Isso tudo permite que a administração de construção civil seja mais eficiente, já que os problemas podem ser resolvidos de maneira mais rápida, muitas vezes antes mesmo de trazerem complicações para a obra, como atrasos ou retrabalhos. Além de também facilitar a tomada de decisões, pois ela passa a ocorrer com o auxílio de dados obtidos das próprias obras.

Um software também pode oferecer muitas outras possibilidades, como por exemplo, acompanhar e atualizar a situação de:

Com o auxílio da mobilidade, tudo pode ser feito em tempo real, no próprio canteiro de obras. Isso agiliza os processos, além de evitar a perda de informações importantes.

Traga essa tecnologia para auxiliar seu projeto!

Com a adoção dessas soluções tecnológicas, as construtoras e incorporadoras podem obter resultados muito melhores no processo de administração de construção civil

Assim, as obras são controladas e executadas de maneira mais fiel aos projetos, cronograma e orçamento, reduzindo os custos com possíveis atrasos e retrabalhos, além de aumentar a qualidade dos serviços.

Mas, é crucial que a empresa invista em um software que seja capaz de controlar todos os resultados esperados, além de treinar os colaboradores para que possam aproveitar ao máximo as possibilidades e benefícios dessas soluções para a administração de construção civil.

Agora você sabe como as tecnologias na construção civil podem otimizar os processos de administração. Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo e continue acompanhando os artigos do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *