7 práticas de segurança patrimonial para o canteiro de obras

Você sabe qual a importância da segurança patrimonial para o canteiro de obras?

O setor da construção civil teve um crescimento exponencial nos últimos anos, principalmente no número de obras em execução. Mas esse fato também chamou a atenção de criminosos, que passaram a invadir e furtar muitos canteiros. Essa é uma questão que tem deixado muitos construtores com dor de cabeça, pois, dependendo do porte da obra, os equipamentos e materiais não são guardados da maneira adequada — o que é sempre um risco.

A seguir, vamos comentar sobre algumas práticas de segurança patrimonial para canteiro de obras que devem ser seguidas para evitar esses infortúnios. Continue a leitura!

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre segurança patrimonial em áudio!

 

O que é segurança patrimonial?

O termo segurança patrimonial engloba um conjunto de ações e medidas que são tomadas a fim de prevenir e evitar perdas patrimoniais em empresas, instituições, condomínios e residências. 

Em outras palavras, a área é responsável por garantir que todos os bens , como materiais, equipamentos ou até documentos sejam armazenados de forma segura, evitando furtos..

Por muito tempo a segurança patrimonial era feita totalmente por pessoas contratadas pela empresa ou terceirizadas, que cuidavam da área do patrimônio manualmente. 

No entanto, esse setor conta hoje com o uso de tecnologias como câmeras, sensores de presença e alarmes eficientes e baratos.

Qual a importância da segurança patrimonial?

A compra de materiais representa uma grande parcela do orçamento de uma obra, assim como os custos com equipamentos e ferramentas. Por isso, garantir a segurança desses bens é crucial para evitar extrapolar o orçamento e ficar sem dinheiro para continuar a execução da obra. 

Assim, investir em sistemas de segurança patrimonial é uma medida de prevenção de problemas maiores. Os canteiros de obras são alvos constantes de criminosos, principalmente porque ficam mais expostos e armazenam uma quantidade grande de materiais, equipamentos e ferramentas. 

Os furtos podem ocorrer desde maquinários pesados até aparelhos sanitários, mas os mais comuns são de materiais de acabamento, peças e fios de cobre e ferramentas menores

7 práticas de segurança patrimonial para o canteiro de obras

Para evitar que o canteiro de obras seja furtado durante a execução de um empreendimento, as empresas podem adotar algumas medidas. 

Confira abaixo 7 dicas para melhorar a segurança dos bens da construtora:

1. Contratar serviços de segurança

Para evitar a invasão do canteiro de obras e furtos de aparatos, EPIs, materiais e ferramentas, as construtoras devem contratar empresas especializadas em segurança patrimonial.

Para obras pequenas, o ideal seria instalar um sistema de alarme com monitoramento que disponibilize sensores, câmeras de segurança e avisos sonoros. 

Já em obras maiores, é necessário manter um vigilante no período noturno. Acredite: investir em segurança patrimonial com certeza compensa possíveis prejuízos.

2. Instalar cercas elétricas

Fazer a instalação de cercas elétricas é uma prática que evita a entrada de invasores no canteiro de obra, mas é preciso ficar atento, as cercas elétricas precisam estar devidamente sinalizadas com placas que possam advertir sobre o risco de choque. 

Para não ter problemas, é fundamental a contratação de uma empresa especializada para realizar a instalação. No Brasil, a instalação de cercas elétricas deve respeitar a norma internacional ABNT NBR/IEC 60335-2-76.

3. Aumentar a segurança do almoxarifado

O primeiro alvo da ação de invasores é, geralmente, o almoxarifado, pois é lá onde estão os objetos de maior valor. 

Portanto é importante intensificar a segurança nesse local, colocando câmeras em pontos estratégicos, além de mantê-lo sempre bem fechado, seguro e com acesso restrito apenas aos funcionários autorizados.

É indicado ainda o uso de um contêiner como almoxarifado, um método já muito utilizado por construtoras devido à sua alta resistência e flexibilidade.

4. Estabelecer uma portaria

É necessário que haja um controle de entrada e saída de pessoal, pois em uma obra há grande movimentação de funcionários, entrega de materiais e até corretores de imóveis com seus clientes.

Para isso, é preciso controlar os acessos ao canteiro de obras, se possível detalhando os horários de entrada e saída de cada funcionário, fornecedor ou parceiro.

5. Definir critérios para seleção de mão de obra

Para evitar a contratação de funcionários que possam apresentar riscos à segurança patrimonial da empresa, é preciso que haja uma melhoria nos processos de seleção

Um método que pode ser utilizado é solicitar uma avaliação psicológica antes de efetivar a contratação e consultar antigos empregadores para ajudar a tomar essa decisão.

6. Trabalhar com estoque reduzido

Manter um depósito de obra com estoque grande de materiais aumenta as chances de furtos e também causa mais desorganização e acúmulo, diminuindo a produtividade. 

Por isso, o ideal é trabalhar com um estoque reduzido. Com um planejamento assertivo das etapas construtivas e de todos os materiais que vão ser utilizados em cada dia, é possível programar as entregas com antecedência.

O aumento no número de fornecedores criou condições para a construtora pedir entregas just in time. Elas são agendadas com antecedência e realizadas em datas estratégicas para que os materiais não precisem ficar estocados por longos períodos antes da utilização. Assim, há um menor desperdício de materiais e redução de furtos

7. Contar com auxílio da tecnologia

Hoje existem softwares de gestão de obras que permitem maior controle dos EPIs, ferramentas e maquinários no canteiro de obras, ajudando a otimizar o controle patrimonial. Confira algumas das vantagens de um software:

Controle de acesso

Com uma funcionalidade chamada catraca virtual, a empresa consegue controlar o acesso de fornecedores, colaboradores e terceiros, tudo através de um aplicativo com leitura de crachá, QR Code ou Cartão NFC (Near Field Communication). 

Quando há pendências com treinamentos ou EPIs, ou a detecção de informações inválidas, o sistema dispara alertas aos responsáveis.

Controle de insumos 

O uso de um software possibilita um melhor controle patrimonial dos insumos, ferramentas e maquinários das obras através de um cadastro de todos os itens.

Dessa forma, é possível registrar e acompanhar toda a movimentação de entrada e saída dos insumos, bem como informações sobre furtos, extravios ou descarte.

Colocar essas dicas em prática certamente terá um impacto positivo na segurança patrimonial para o seu canteiro de obras. Para mais informações sobre esse tema, baixe nosso ebook Como otimizar e preservar os materiais no seu depósito de obra

Para ficar sempre atento às nossas novidades, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção