Boas práticas para a instalação de um canteiro de obras funcional

Um canteiro de obras funcional é essencial para qualquer empreendimento. Essa afirmação pode parecer óbvia, mas essa importância nem sempre é levada em consideração na hora de organizar o espaço em que serão feitas as edificações. Materiais são alocados em qualquer lugar sem planejamento, processos acabam sendo relegados diante da falta de organização e o trabalho acaba sendo prejudicado.

Engenheiros e empreendedores da construção precisam ter em mente que a qualidade e a produtividade do trabalho estão bastante relacionadas à organização do canteiro de obras. O fluxo de materiais, a dinâmica de trabalho e a boa execução dos processos internos da construtora dependem de como o local foi preparado para receber equipamentos, operários e ferramentas.

Neste artigo separamos algumas dicas sobre as boas práticas para a instalação de um canteiro de obras funcional. Confira:

Almoxarifado

É o local destinado ao armazenamento de materiais e equipamentos que serão usados na obra. Esse espaço deve ser construído próximo à área de descarga de caminhões e elevador de carga, permitindo que sejam guardados e transportados com mais facilidade, sem atrapalhar o fluxo de trabalho e ajudando na distribuição desses materiais pela obra.

Materiais de grande porte

Telhas, tubulões e areia são materiais que dificilmente caberão em um depósito devido ao seu  volume. Prepare um terreno próximo ao almoxarifado para que esses materiais possam ser alocados. Em todo canteiro de obra funcional existem momentos em que o consumo de materiais é maior, por isso contar com um espaço que facilite a descarga e a distribuição contribui para um melhor fluxo de trabalho. Uma dica interessante é solicitar a entrega de acordo com a utilização do material, mas para isso o cronograma da obra deve estar totalmente alinhado com o departamento de compras.

MOBUSS_corpo_27_7_2016 canteiro de obras funcional

Segurança do canteiro

O controle de entrada e saída de pessoas é importante para a segurança da obra. Portanto, a portaria precisa ser feita de maneira que permita observar o espaço de grande movimentação de pessoas e ficar atento a quem acessa locais determinados . A entrega dos EPIs para os funcionários também merece uma atenção especial, fazê-la de forma rápida e otimizada, garantindo que o EPI correto será entregue os trabalhador que irá de fato usá-lo, controlar os vencimentos desse material e ainda se está sendo utilizado da forma correta é facilitado com o uso de sistemas tecnológicos que auxiliam no  controle dessa tarefa..

Além disso, é possível informar e verificar a documentação dos colaboradores, assim como atestado de exames e treinamentos. E não se esqueça de criar um sistema de identificação das pessoas autorizadas a entrar no empreendimento.

Ficou interessado pelo módulo de Segurança? Preparamos um vídeo com informações essenciais para a prática de uma construção funcional e segura, dentro e fora do canteiro de obras.  

https://www.youtube.com/watch?v=G9kCGDz5fpE

Locais de trabalho

Uma obra de grande porte conta com diversas áreas para facilitar os serviços executados, como central de corte, carpintaria, oficina de soldagem, dentre outros espaços. Isso sem contar a circulação de pessoas. Organize esses ambientes, instale sinalizações e indicadores de segurança para cada local e cuide da limpeza desses espaços. Com isso, é possível garantir a segurança e o conforto dos trabalhadores e das pessoas que acessam a obra.

Área externa

O fluxo de caminhões em uma obra é muito grande. Para facilitar a entrada e a saída dos veículos é importante dimensionar as áreas de acesso para um canteiro de obras funcional. Em alguns lugares esse trabalho é mais fácil devido ao espaço existente, em outros é preciso fazer um aproveitamento melhor e maximizar o uso do espaço para ter áreas de manobras e descarga de materiais e equipamentos.

Você já colocou em prática algumas dessas ações? Compartilhe sua opinião nos comentários. Aproveite para ler outro artigo do Mobuss Construçãoa: Passo a passo para aumentar a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *