Soluções móveis na construção civil: resultados e cases de sucesso


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre soluções móveis na construção civil em áudio!

Cresce a pressão no mercado por mais produtividade nos canteiros de obras. Nos últimos anos, o setor vem enfrentando desafios como a competitividade e a falta de mão de obra no mercado. Para ajudar a otimizar os serviços, as empresas devem contar com soluções móveis na construção civil.

A gestão desse campo tão importante para o país precisa cada vez mais do auxílio da tecnologia da informação e dos dispositivos móveis. Essas ferramentas já estão em uso frequente na sociedade e facilitam o dia a dia de muitas profissões. Confira mais sobre o assunto a seguir:

Soluções móveis na construção civil com o Mobuss Construção

Para explicar como as soluções móveis na construção civil têm impulsionado o setor, demonstraremos os resultados de alguns cases de sucesso do Mobuss Construção.

Módulo Apontamento

O Módulo Apontamento permite identificar e mensurar com exatidão os indicadores de que influenciam a produtividade na construção e tem como benefícios: 

  • Avaliação de desempenho dos serviços;
  • Análise da eficiência no uso dos equipamentos;
  • Otimização de recursos (papel e mão de obra), com informações disponibilizadas eletronicamente em tempo real para toda a organização.

Além disso, é possível contar com indicadores pré-formatados, configuráveis e flexíveis para a tomada de decisão. Assim, a solução é uma funcionalidade essencial na construção civil, trazendo maior controle e produtividade para os serviços.

A Construtora Rocha, por exemplo, conseguiu reduzir o tempo gasto com o registro de informações e passou a fazer apontamentos diários. Assim, foi possível obter maior agilidade nas decisões, reduzir os desperdícios e aumentar a rentabilidade dos empreendimentos. Confira abaixo o depoimento de Bruno Soares, Diretor da Construtora:

“Nosso objetivo é buscar sempre a qualidade para a melhor satisfação de nossos clientes. Os dados de análise dos apontamentos estão auxiliando a gestão das obras a partir de planilhas personalizadas, nas quais é possível corrigir desvios encontrados durante a execução das atividades. Além de controlar a produtividade traçando estratégias para a redução de custos, de forma rápida, fácil e barata, pois o investimento que realizamos com o Mobuss Construção não ultrapassa 0,06% do custo total do projeto”.

Módulo Segurança

Outro módulo do Mobuss Construção que foi objeto de um case de sucesso é o de Segurança. São diversos os benefícios desta funcionalidade, como: 

  • Integração com o Ministério do Trabalho para importar informações de um CA;
  • Definição de EPIs obrigatórios por função com o respaldo na NR 6;
  • Controle do acesso às obras com o recurso Catraca Virtual;
  • Controle de vencimento de CAs;
  • Definição dos documentos trabalhistas obrigatórios por função;
  • Digitalização de documentos no dispositivo móvel
  • Treinamentos obrigatórios por função; 
  • Registros das reuniões de segurança e dos presentes;
  • Avaliação de eficácia na segurança do trabalho.

A Lyx Engenharia conseguiu melhorar o controle dos acessos na obra e centralizar os dados. Assim, foi possível otimizar a rastreabilidade das informações e aumentar a segurança no canteiro. O índice de satisfação dos clientes da empresa passou para 97%.

Confira a seguir o depoimento sobre a adoção de soluções móveis com o módulo de Segurança:

“Necessitávamos de acesso aos nossos dados de forma rápida e precisa, o que conseguimos ao contratar o Mobuss Construção. Na área de Segurança do Trabalho precisávamos controlar o acesso de colaboradores nas obras. Conseguimos ainda a definição de um controle documental, podendo acessar as informações de qualquer lugar e ainda realizar a auditoria dos itens pré-definidos, com controle de equipamentos diretamente no sistema” – Luana Fialkoski, analista de qualidade.

Módulo Qualidade

O Módulo Qualidade permite o armazenamento eletrônico de planos, projetos e outros documentos, chamado de biblioteca. Conta com um painel de acompanhamento da qualidade, com indicadores para a tomada de decisão pré-formatados ou configuráveis e flexíveis. 

Além disso, os auditores têm acesso em formato eletrônico, inclusive com formulários para inspeção de materiais e serviços, programa 5S e avaliação de fornecedores. O uso desta solução permite a aderência total aos programas de qualidade PBQP-h, ISO 9001, 14001 e 18001. 

Por isso, o módulo de qualidade é um requisito primordial das soluções móveis na construção civil. A HVM Incorporadora contou que, com a implementação, foi possível centralizar e organizar as informações. Além disso, os registros foram otimizados com a adição de fotos e vídeos aos formulários. Tudo isso permitiu que houvesse uma grande melhoria no apontamento das não conformidades.

“Obtivemos maior facilidade para consultar os documentos, pois já estamos diariamente utilizando os módulos no portal do sistema, ou seja, não precisamos buscar outro local” – 

Raoni Tavares de Souza, engenheiro civil, gestor de pós-obra e atendimento ao cliente da HVM.

Módulo Vistoria e Entrega

O Módulo Vistoria e Entrega permite otimizar as inspeções realizadas em cada imóvel entregue ao cliente final. Assim, há mais rapidez na inspeção, comparada com o método manual e há ganhos na otimização da mão de obra.

Com auxílio deste módulo, a Porto5 Empreendimentos aumentou o controle do número de inspeções de obra em 30%. Assim, houve uma melhora na produtividade das vistorias, geração de relatórios e acompanhamento das não conformidades. 

Módulo Assistência Técnica

O módulo Assistência Técnica proporciona em tempo real indicadores e histórico dos dados do apartamento de cada cliente. Assim, as informações ficam disponíveis para consulta na hora do atendimento, facilitando o processo e diminuindo o risco de novos erros. 

A Cataguá Construtora conseguiu uma maior produtividade na aplicação de formulários e no agendamento com os clientes. Com auxílio da mobilidade, os técnicos conseguem abrir chamados em campo com auxílio de um tablet. Além disso, os clientes têm um atendimento mais fácil e de maneira otimizada.

Gabrielle Batista da Silva, Assistente de Relacionamento com o Cliente, comenta que: “O Mobuss é uma ferramenta completa e com suporte sempre rápido para solucionar problemas”. A construtora adquiriu vários módulos, como o de Qualidade, Vistoria & Entrega e Assistência Técnica.

Ao todo, o Mobuss Construção conta com 11 módulos especializados para atender as diversas etapas do empreendimento. Assim, o software oferece uma solução completa que permite otimizar os processos do início ao pós-obra. O mais recente módulo lançado foi o Diário de Obras, com funcionalidades que guiam o preenchimento, elaboração e a aprovação do relatório.

Com funcionalidades completas, o Mobuss Construção é uma das soluções móveis na construção civil que pode te ajudar a melhorar os resultados dos projetos. Para conhecer melhor solicite uma demonstração gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção