Como as tecnologias móveis revolucionaram a forma de gerenciar obras

O setor da construção civil, com uma demanda cada vez maior e desafios mais complexos,  passou a adotar soluções como tecnologias móveis em suas obras. A maneira com a qual as pessoas desempenham suas funções nos diferentes setores do mercado de trabalho mudou muito nas últimas décadas. 

E assim, as empresas tiveram que buscar maneiras inovadoras para vencer os obstáculos e manter a competitividade. 

Segundo a Agência Brasil, são 5,1 bilhões de pessoas no mundo utilizando algum tipo de dispositivo móvel, ou seja, quase 70% da população mundial. Com isso, os segmentos do mercado viram também uma oportunidade de tornar o uso de tecnologias móveis rotineiro nas empresas e gerar melhores resultados com eles. As opções de aplicação são quase infinitas, possibilitando otimizar praticamente qualquer etapa, principalmente a de gestão no canteiro.

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre tecnologias móveis em áudio!

 

 

 

No caso da construção civil, o objetivo maior de qualquer empresa é poder entregar um empreendimento no menor tempo possível, com a melhor qualidade e lucro. Mas para isso, é preciso otimizar vários fatores como a produtividade, a comunicação e o uso de dados. Assim, contar com o auxílio de tecnologias móveis que permitam um melhor gerenciamento de obras pode ser uma saída inteligente, eficiente e barata.

Existem soluções especializadas em gestão de obras que funcionam através de tecnologias móveis, como celulares e tablets. Com elas, é possível melhorar a segurança no canteiro, o registro e armazenamento de dados, permitir uma comunicação instantânea e remota e otimizar o controle das frentes de trabalho. 

Por isso, os profissionais precisam conhecer as vantagens e começar a investir em soluções com tecnologias móveis.

Vantagens das tecnologias móveis na construção

É importante ter em mente que as obras de grande e médio porte lidam com uma enorme quantidade de fases construtivas e profissionais envolvidos. Isso pode gerar problemas de comunicação, controle, segurança e produtividade. 

Mas, com a adoção de soluções de tecnologias móveis, é possível otimizar diversas etapas, auxiliando na resolução ou evitando esses problemas.

As tecnologias móveis permitem uma comunicação instantânea e de forma remota, quebrando as barreiras da distância. Com uma melhor comunicação, tanto a fase do projeto quanto a de execução se tornam mais eficientes. 

Dessa forma, é possível evitar retrabalhos e desencontro de informações, além de aumentar a participação e integração das equipes nas tomadas de decisão.

Outra vantagem é na produtividade, já que com uma comunicação instantânea é possível tomar decisões de forma mais ágil, evitando ociosidade e acúmulo de problemas. 

Além disso, com as tecnologias móveis auxiliando no registro mais detalhado e na análise mais eficiente dos dados, é possível identificar etapas onde a produtividade é menor. Assim, os profissionais podem focar em buscar soluções para resolver esse problema.

O controle dos processos e a segurança também são otimizados, já que com os dispositivos móveis os profissionais podem registrar tudo que fazem, utilizam e manuseiam. 

Isso permite que o gestor consiga ter uma visão ampla de todas as frentes do canteiro, acompanhando inclusive com auxílio de vídeos, fotos e ligações. Por isso, investir na implementação de tecnologias móveis é uma das tendências para a engenharia civil.

Tecnologia como aliada da gestão de obras

Gerir uma obra é uma tarefa árdua, ainda mais em obras maiores e complexas que contam com vários processos, um grande volume de dados e de profissionais. Então, registrar e analisar tudo manualmente é quase impossível. 

Além disso, acompanhar a situação dos EPIs e também do estoque dos insumos pode se tornar um processo longo, cansativo e pouco produtivo sem o uso da tecnologia.

No canteiro, muitas etapas construtivas acontecem simultaneamente, às vezes distantes umas das outras, tornando inviável o acompanhamento de tudo manualmente. Verificar se todas as etapas foram realizadas com a qualidade esperada e em conformidade com o projeto é muito importante, mas improdutivo sem o uso de softwares. 

Por isso, um bom gerenciamento de obras atualmente precisa contar com tecnologia e mobilidade.

Análise rápida e assertiva de dados

Com o auxílio das tecnologias móveis, o registro dos dados no canteiro é muito mais ágil e detalhado, utilizando formulários padrões e evidências visuais, como vídeos e fotos. 

Além disso, os softwares são capazes de analisar, compilar e organizar um grande volume de dados mais rapidamente e de forma mais assertiva. Podendo obter informações interativas úteis para a tomada de decisões, como indicadores de apontamento.

Acompanhamento otimizado da obra

As soluções de tecnologias móveis permitem que os profissionais acompanhem as tarefas em todas as frentes do canteiro diariamente. Com isso, geram uma análise da eficiência no uso dos equipamentos, materiais e transportes, permitindo que os profissionais possam otimizar o canteiro e reduzir os desperdícios. 

Além disso, a mobilidade permite uma atualização do orçamento em tempo real, conforme os imprevistos aparecerem.

Maior controle e mais segurança

O processo de controlar o estoque, a validade e o local dos insumos, como materiais de construção, se torna mais eficiente com o uso de tecnologias móveis nos almoxarifados. 

Assim, é possível antecipar compras e otimizar o uso dos recursos. Além disso, as tecnologias permitem controlar a entrada e saída dos insumos e o uso de EPIs, bem como atualizar a situação dos treinamentos, garantindo uma maior segurança no canteiro.

O controle de qualidade também é otimizado, utilizando indicadores pré-formatados e formulários dinâmicos para garantir a conformidade dos serviços construtivos. Os profissionais podem verificar os requisitos de normas de qualidade de forma rápida, com mais riqueza no detalhamento das não conformidades utilizando recursos como fotos. 

Investir em tecnologias, principalmente as que oferecem suporte para dispositivos móveis, é uma forma de modernizar o setor da construção civil, otimizando os processos vitais das obras, como a gestão. 

Além disso, a adoção das tecnologias móveis é barata quando comparada a outras soluções.

Agora você já sabe como é vantajoso adotar soluções de tecnologias móveis, principalmente para a etapa de gerenciamento de obras. Mas se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo e continue acompanhando os artigos no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção