4 motivos para não esperar e usar tecnologias móveis no canteiro de obras

Tendência nos países desenvolvidos, a tecnologia de smartphones e tablets são parte dos itens de trabalho utilizados atualmente por engenheiros civis e mestres de obras nos canteiros das construções.

No Brasil, as construtoras mais antenadas e empreendedoras já começaram a implementar dispositivos móveis em suas obras e têm colhido resultados satisfatórios. Os ganhos com a tecnologia são em produtividade, gerenciamento, comunicação e interatividade.

Conheça quatro resultados práticos que o uso de tecnologias móveis traz para a construção civil:

Comunicação em tempo real com a sede da construtora
Utilizar tecnologias móveis para planejar e monitorar o gerenciamento da construção permite que as informações sejam registradas e acessadas em qualquer lugar, a qualquer hora. Depois de o responsável fazer o registro diário da obra, o aplicativo gera indicativos de controle como estatísticas de prazo e orçamento.

Estas informações abrangem todos os níveis envolvidos no empreendimento. Com informações rápidas e precisas, a equipe do escritório da construtora tem a base necessária para tomar decisões melhores e mais produtivas, além de conseguir prevenir possíveis falhas e atrasos.

Redução dos altos custos em materiais e de desperdícios
Um dos problemas comuns entre as construtoras são os valores altos gastos em materiais necessários para execução da obra. Outro problema em comum são os entulhos e desperdícios ao final do projeto.

Ambos os casos são beneficiados por um programa de gerenciamento de processos. Aplicativos ajudam a organizar a logística do uso de materiais, a controlar as datas de compra e de reposição e a planejar com maior assertividade o estoque.

Controle do cronograma
Estes sistemas de monitoramento e gestão ajudam a controlar as datas programadas de entregas e prazos. Com tudo computado, o aplicativo gera indicativos que permitem controlar datas e atrasos. Assim, é possível reorganizar atividades para evitar custos extras e maiores atrasos no cronograma.

Retorno sobre investimento
Investir em tecnologia resulta em maior lucratividade para a construtora. Disponibilizar tablets e smartphones para a equipe facilita a comunicação, a gestão e o controle dos resultados. Utilizando aplicativos adequados e específicos para a construção civil, problemas são solucionados muito mais rapidamente, porque é possível ter uma visão geral do que está acontecendo na obra. Além disso, utilizar este tipo de tecnologia diminui o tempo de produção e os custos do empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *