Quais as vantagens de utilizar um software na construção civil?

Da concepção do projeto, até o momento do pós-obra, uma obra precisa passar por inúmeras etapas distintas, mas que dependem uma da outra. É preciso garantir que tudo esteja alinhado e que cada etapa seja executada com a maior assertividade e agilidade possível. Por isso é importante investir em um software para construção civil.

A tecnologia trouxe soluções eficientes para problemas de todas as áreas do mercado, e no setor da construção civil não poderia ser diferente. É cada vez mais comum ver as empresas apostando na modernização, deixando de lado técnicas e ferramentas ultrapassadas para dar lugar às novas tecnologias

Por isso, é hora de conhecer as vantagens que um software para construção civil pode trazer para a sua empresa e seu gerenciamento. Com o uso dessa tecnologia, é possível garantir um diferencial no mercado, otimizar os processos internos e entregar obras de maior qualidade para os clientes.

O que é um software para construção civil?

Você provavelmente já ouviu falar na palavra software e inclusive utiliza diversos deles todos os dias em computadores ou celulares. Mas muito além do uso na vida pessoal, os softwares vêm ganhando espaço no mercado de trabalho, servindo como ferramentas tecnológicas para otimizar processos. Esse é o caso dos softwares para construção civil, criados e voltados para solucionar problemas específicos das construtoras.

De maneira geral, podemos dizer que um software para construção civil é uma ferramenta tecnológica que funciona por meio de computadores ou dispositivos móveis e permite a realização ou automação de tarefas. O objetivo dessas ferramentas é otimizar questões como produtividade, assertividade e qualidade na execução dos processos. 

Como são voltados exclusivamente para o setor da construção civil, esses softwares apresentam módulos específicos para as diferentes etapas de uma obra, indo desde o projeto até o pós-obra, oferecendo soluções inteligentes para cada uma. Assim, a construtora pode elevar a excelência das suas obras, garantindo maior satisfação dos clientes, mais lucros e notoriedade no mercado.

Qual a diferença entre um software e ERP?

A primeira coisa que precisa ficar claro é que um software para construção civil e um ERP podem e geralmente funcionam em conjunto. Isso porque um ERP é uma ferramenta mais robusta, pensada especificamente para as questões administrativas da empresa, integrando as áreas administrativas da empresa. Já um software de gestão apresenta soluções específicas para diferentes etapas e problemas no canteiro de obras e que precisam ser controlados durante uma construção.

Por isso, além de contar com um ERP, é crucial que a construtora também implemente um software para construção civil. A união dessas duas tecnologias, garante que todos os processos, desde os mais básicos e burocráticos, até os mais práticos e específicos, sejam automatizados e melhorados. Dessa forma, tanto as atividades do escritório quanto as do canteiro ficam mais produtivas, seguras e com mais qualidade.

6 processos que podem ser automatizados com um software de construção

Apontamento e apropriação

Com um software de mobilidade para construção civil, é possível otimizar a coleta de dados em campo e garantir uma análise de indicadores de apontamentos de atividades. Além disso, com um módulo de apropriação, é possível obter dados precisos sobre a produtividade de máquinas, equipamentos e pessoas, principalmente em obras pesadas.

Insumos

Fazer a gestão dos insumos de um empreendimento fica mais rápido e eficiente com o auxílio de um software de gestão de obras, pois permite acompanhar o estoque em tempo real. Com a ferramenta também é possível cadastrar e visualizar informações importantes sobre os insumos, como a localização de cada um e até dados sobre extravios e furtos. O software também consegue mostrar quando há uma baixa de estoque e as movimentações dos itens.

Documentos e registros

Um software de construção civil ajuda ainda a manter toda a documentação da empresa e das obras organizadas e acessíveis, com consultas online e offline, seja da obra ou do escritório. Além disso, permite o controle dos registros de fornecedores, colaboradores e terceiros, garantindo mais transparência e organização.

Segurança

Ter um módulo de segurança em um software para construção civil possibilita uma gestão das entregas, trocas, devoluções e validade dos EPIs. Além de tornar mais simples o controle de reuniões e treinamentos da equipe.

Qualidade

Com um módulo de qualidade, monitorar as não conformidades fica mais fácil, já que com ele, é possível acompanhar os indicadores de qualidade e fazer auditorias para programas de qualidade. Além disso, o software fornece formulários dinâmicos que facilitam a etapa de inspeção dos elementos construtivos. 

Vistoria, entrega e assistência técnica

Um software para construção civil ajuda ainda a automatizar e otimizar as etapas de vistoria e entrega, apresentando formulários prontos para a inspeção final com o cliente. Ele também apresenta um histórico detalhado de todas as informações e registros fotográficos que constam até a entrega das chaves. 

O software também melhora a comunicação com o cliente durante a assistência técnica, agilizando a solução dos problemas. Além disso, todas as informações ficam centralizadas e é possível adicionar evidências visuais sobre os problemas.

Como contratar um software para construção civil?

O primeiro passo é entender tudo que sua empresa precisa e procurar as opções disponíveis no mercado. Depois, compare o que cada uma delas têm a oferecer para solucionar os problemas específicos, as avaliações dos clientes e a autoridade da empresa no mercado. Dessa forma, é possível encontrar a ferramenta mais completa.

Para garantir um diferencial e se manter competitivo no mercado, é crucial investir em soluções móveis, como um software para construção civil. Com isso, é possível reduzir os custos e ao mesmo tempo aumentar a qualidade final das obras, garantindo a satisfação dos clientes.

Agora você já sabe o que é um software para construção civil e como ele é importante para alavancar a excelência da sua empresa no mercado. Para conhecer mais, solicite uma demonstração do Mobuss Construção. 

Mas se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo. Não esqueça de continuar acompanhando os posts no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção