Aplicativos para engenheiros: 5 apps para ter sempre à mão!

Vivemos hoje em um mundo digital cercado de tecnologias que facilitam, melhoram e agilizam nossas vidas. Na engenharia civil isso não é diferente, utilizamos tecnologias que modernizam as obras, tornando-as mais ágeis e controláveis, alcançando patamares que antes eram difíceis de imaginar.

Então, para que um engenheiro não permita que seu trabalho se torne obsoleto no mercado profissional atual, é preciso que esteja sempre atualizado para poder se adequar aos novos meios de trabalho

A maioria de nós carrega um celular no bolso o tempo todo, mas muitos só o usam para fins de comunicação e entretenimento, ignorando o fato de que pode ser uma grande ferramenta no trabalho. 

Hoje existem vários aplicativos para engenheiros, softwares criados para tornar o trabalho de um engenheiro mais rápido e produtivo, além de melhorar a qualidade e reduzir custos nas obras. Por isso preparamos uma lista de 5 aplicativos que vão te ajudar, e muito, daqui pra frente!

Confira 5 aplicativos para engenheiros:

1. MagicPlan

A etapa de projeto e levantamento arquitetônico é uma das primeiras e mais importantes. Ela ajuda a enxergar e prever o que vai ser construído ou reformado, evitando problemas no futuro. 

Nesse quesito, o MagicPlan é um dos aplicativos para engenheiros mais famosos e úteis. Nele é possível medir os ambientes utilizando a câmera do celular e também desenhar plantas manualmente ou utilizando fotos. 

As plantas ficam armazenadas na nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que você tenha uma conexão com a internet ou salve-as no próprio celular. 

O aplicativo é gratuito, mas algumas funções, como a de salvar os projetos em PDF, precisam ser compradas. Atualmente ele só está disponível para dispositivos Android e pode ser baixado na App Store da Apple ou na Google Play Store.

2. AutoCAD 

Ainda se tratando de desenhos e plantas, o AutoCAD se tornou um dos softwares para computadores mais utilizados no mundo. Na sua versão mobile possibilita que os usuários visualizem, editem e atualizem seus desenhos de maneira rápida e fácil, e de qualquer lugar. 

Mesmo não sendo tão completo quanto na versão para computador, pode ser de grande ajuda nos momentos em que você está na obra apenas com o celular. É possível ainda armazenar os desenhos na nuvem para que eles possam ser acessados por outros profissionais envolvidos no trabalho. 

Atualmente o aplicativo é pago, mas possui um teste de sete dias grátis e, se você for estudante, pode adquirir a versão Premium sem pagar nada. Ele está disponível tanto para iOS, na App Store, quanto para Android, na Google Play Store.

3. Graphing Calculator (x84)

Boa parte dos engenheiros precisa realizar cálculos para projetar e executar suas construções. Assim, fica evidente a necessidade de se ter uma calculadora científica sempre à mão para realizar desde os cálculos mais simples até os mais complexos. 

O Graphing Calculator torna tudo mais fácil, dispensando a necessidade de comprar ou portar uma calculadora científica. Ele simula vários modelos de calculadoras, incluindo os famosos modelos da Casio. 

Além disso, é possível tirar fotos de equações matemáticas e obter uma solução detalhada. Também há uma lista com diversas fórmulas, como por exemplo a fórmula da área de um triângulo. 

O aplicativo ainda possui uma função que faz conversões de medidas matemáticas, físicas, químicas, entre outras.

Há uma versão gratuita, com anúncios, e uma versão paga, sem anúncios, a Pro. Na versão Pro é possível fazer ainda mais, como plotar gráficos. O software está disponível apenas para dispositivos Android, pela Google Play Store.

4. ConstruCalc

Quando realizamos alguma obra, sempre desejamos construir sem que haja desperdício ou que faltem materiais, evitando atrasos e custos excessivos. 

O ConstruCalc é um dos aplicativos para engenheiros que te ajuda de forma fácil e precisa quando o assunto é cálculo de quantitativo de materiais de construção. Indicado principalmente para obras menores, calcula a quantidade necessária de concreto, telhas, azulejos, tinta, e muito mais. 

No aplicativo é possível escolher entre diversos segmentos e métodos construtivos de uma obra, como por exemplo: paredes de alvenaria estrutural, com emboço, chapisco e reboco, ou com argamassa colante e azulejos. 

Após calcular a quantidade necessária de material, o aplicativo apresenta os resultados em volume, massa e unidades comerciais convencionais, facilitando na hora da compra. 

Ele está disponível em uma versão gratuita, com anúncios, e uma versão paga, sem anúncios. Na versão paga há funções extras, como o cálculo de ferragens. O aplicativo pode ser encontrado para dispositivos Android, na Google Play Store, e para dispositivos iOS, na App Store.

5. Concrete Calculator

Praticamente todas as obras no Brasil, desde as de pequeno até as de grande porte, utilizam concreto na construção. Por isso é comum passar situações em que é preciso calcular altos volumes de concreto. 

O Concrete Calculator é uma ferramenta com o propósito de estimar a quantidade de concreto para a construção de lajes, colunas, vigas, escadas, entre outros. Basta escolher qual peça de concreto será realizada e informar as dimensões desejadas, assim o aplicativo calculará o volume de concreto necessário.

Além disso, é possível escolher um traço e o aplicativo também informa a quantidade de cimento, areia, brita e água necessários para fabricar o concreto, no caso de concretos feito in loco. Também há a opção de calcular a quantidade de tijolos necessários para construir uma parede apenas informando a área desejada.  

Outro recurso interessante do app é a possibilidade de calcular o peso de aço na construção de alguma peça. Para isso basta inserir o diâmetro e o comprimento das barras e a quantidade de barras que será utilizada e o aplicativo mostra o peso de uma barra e o de todas as barras que serão utilizadas.

O Concrete Calculator não precisa de uma conexão com a internet para ser utilizada e o aplicativo se encontra em versão em inglês. Além disso, é gratuito e está disponível para android na Google Play Store

Esses são apenas alguns dos aplicativos para engenheiros que podem te ajudar na vida profissional. Existem muitos outros para utilizar no dia a dia ou para os problemas que possam surgir e, com certeza, algum deles será o ideal para o seu trabalho. E você, já usou algum dos aplicativos que citamos aqui? Conhece algum outro aplicativo que ficou fora da lista? Comente suas dúvidas e dê suas sugestões! 

 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção