Mobuss Construção lança solução para Diário de Obra


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Visando trazer automatização e agilizar as etapas envolvidas nos relatórios diários de obras (RDOs), o Mobuss Construção acaba de lançar mais uma novidade. A plataforma que já contava com 10 Módulos que atendem do início ao pós-obra, agora adicionou no seu escopo o 11º Módulo, o Diário de Obras.

Grande parte das obras firma em contrato a obrigatoriedade do RDO, visando ter rastreabilidade e resguardar-se de problemas, como multas por atraso na entrega. Mas preencher e catalogar as informações diárias é um trabalho burocrático e massante. 

Por isso, o intuito do Módulo Diário de Obras é tornar essa demanda mais automatizada e inteligente. Com funcionalidades que facilitam esse preenchimento, eliminando a necessidade de lançar informações redundantes de um dia para o outro.

Sílvio Etges, Gerente de Produto e gestor do time de desenvolvimento do Mobuss, explica que o lançamento era um antigo pedido dos clientes. “Assim como nós, nossos parceiros acreditavam na sinergia das informações produzidas em vários módulos da plataforma como subsídios para a elaboração dos relatórios diários de obras”.

A equipe Mobuss Construção está com grandes expectativas sobre o Módulo desenvolvido. Para se ter uma ideia, mesmo antes da estreia oficial, mais de 800 pessoas já demonstraram interesse em receber uma oferta da nova aplicação. 

“25% da nossa carteira de clientes estava na lista de espera antes mesmo do pré-lançamento do Módulo. Somente nos primeiros 7 dias do lançamento foram feitas mais de 20 apresentações da solução e temos recebido muitos feedbacks positivos em relação à facilidade e agilidade no preenchimento do RDO” , explica Taiana Vitcoski, Gerente Comercial do Mobuss Construção

Continue lendo e saiba mais sobre o lançamento e os recursos disponíveis no Diário de Obras!

Desenvolvimento e integrações do Diário de Obras

Quando questionado sobre o processo de desenvolvimento dos novos recursos, Sílvio explica que nos últimos anos a equipe já havia desenvolvido algumas customizações específicas de RDO para clientes. “Porém, elas não eram genéricas nem abrangentes o suficiente para atender o mercado da construção de forma ampla.”

“De 2021 para cá, aprofundamos o entendimento das necessidades, com a finalidade de projetar um Módulo que tivesse a amplitude necessária e que também pudesse integrar as informações de outros Módulos, trazendo produtividade e confiabilidade ao processo de preenchimento dos RDOs. E assim foi concebido o projeto, que resultou no lançamento do Diário de Obras no final de outubro de 2022”, finaliza ele.

Um exemplo das integrações implementadas é o Módulo de Qualidade da plataforma Mobuss, que permite importar como atividades os formulários de inspeção iniciados, em andamento ou concluídos no período. 

Também é possível importar as informações da Catraca Virtual, categorizando automaticamente os dados de colaboradores próprios e terceiros por função desempenhada.

Assim, permite registrar os acessos ao canteiro, via smartphones com sistema operacional Android. Esse registro é feito via leitura de crachá, QR Code ou Cartão NFC (Near Field Communication).

A equipe de desenvolvimento explica que essa integração de informações entre os módulos faz total diferença na rotina das construtoras que já utilizam o software, pois resulta em maior exatidão, transparência e agilidade nos processos. 

“Hoje, 79% da nossa carteira de clientes pode usufruir da facilidade de importar atividades executadas no Módulo de Qualidade para preenchimento do Diário, além é claro, dos outros 34% que também podem importar o efetivo de obra através da catraca integrada ao Mobuss”, complementa Taiana.

Quais os principais recursos?

Entre as principais funcionalidades pensadas para a nova aplicação, está o Painel de Operações interativo. Taiana explica que essa tela traz uma visão de linha do tempo integrada, com as principais informações relevantes do RDO (como Histórico de Replanejamentos da Obra). 

“No painel é possível visualizar tudo de uma forma gráfica. Desde o Mapa de Chuvas, relação de Atividades Desempenhadas e Histograma de Efetivo e Máquinas / Equipamentos. E além de tudo isso, o Módulo tem a facilidade da gestão do Diário por qualquer dispositivo”, completa ela.

Conheça mais detalhes de alguns recursos:

Condições Climáticas da Obra

Na guia “Clima”, é possível lançar informações gerais sobre as condições climáticas/meteorológicas da obra. Após isso, pode-se evidenciar com imagens, documentos e arquivos pertinentes o que aconteceu por período (tempestade, tempo aberto, chuvoso, nublado). Registrando também se a condição de trabalho foi praticável ou impraticável, podendo adicionar motivos e anexos caso for necessário.

Tudo fica num histórico unificado, com fotos e evidências descritivas e padronizadas. Caso a obra passe por algum replanejamento, o sistema pede justificativa e cria um histórico. Assim, todas as renegociações são registradas e rastreadas.

Status das Atividades

Podem ser adicionados status caracterizando a situação das atividades, como:

  • Em andamento; 
  • Paralisada; 
  • Retrabalho; 
  • Não prevista; 
  • Ocorrência;
  • Visita (auditoria externa, acidente de trabalho, visita externa etc). 

Dessa forma, fica fácil correlacionar as demandas executadas e visitas que ocorreram. Isso ajuda a identificar, por exemplo, atividades não previstas que surgiram a partir de uma ocorrência ou um acidente de trabalho.

Em outras palavras, visualiza-se um panorama geral da obra, identificando se determinadas situações aconteceram com frequência.

Fluxo de Aprovações

Já na finalização do RDO, é possível seguir um fluxo de aprovação via sistema, ajustável conforme as características de cada obra. O diário é aprovado por usuários pré-definidos conforme os respectivos papéis cadastrados (ex: Gestor da Obra, Representante da Gerenciadora, Cliente etc). 

Os usuários recebem uma notificação por e-mail e visualizam/aprovam o diário via sistema com conta e senha próprios. Caso o responsável pela aprovação tenha ressalvas quanto ao diário, ele passa por uma revisão antes de ser encerrado.

Se a empresa quiser assinar os diários, é possível gerar um pdf e assiná-lo via plataforma de assinatura digital ou ainda a punho. Depois, o usuário pode anexar o documento formalizado no sistema, para arquivamento.

A tecnologia em evolução

Taiana finaliza explicando que o Diário de Obras foi construído com a colaboração das equipes técnica, comercial e de marketing, mas principalmente, com a participação dos clientes do Mobuss Construção. “Nossos parceiros nos ajudaram durante boa parte do processo, participando dos nossos discoverys e aprofundamento dos requisitos.”

Pablo dos Santos Alves, o Líder Técnico do projeto, explica que tudo foi pensado levando em conta a praticidade para o cliente. “Do ponto de vista tecnológico, a plataforma Mobuss também teve evoluções significativas, especialmente nos padrões de usabilidade da solução, para oportunizar uma melhor experiência do usuário final.”

Dentre as atualizações, ele destacou a responsividade da aplicação. “Isso permite que a interface se adapte ao dispositivo utilizado, otimizando as operações e permitindo que a aprovação ocorra de qualquer dispositivo com conexão com a internet”, conclui Pablo.

Outras mudanças ocorreram nas formas de consulta, com ordenação e filtragem por colunas. Além de ter sido adicionado um campo único para pesquisa, o que evita que o usuário tenha que fazer muitos cliques para chegar à informação desejada, mas ainda assim permitindo a utilização de filtros avançados.

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