Relatório Diário de Obras: saiba como preencher corretamente


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre relatório diário de obras em áudio!

A gestão de obras só é eficiente quando realizada com o apoio de informações atualizadas sobre a situação das atividades no canteiro. Quanto mais dados, mais assertivas serão as tomadas de decisão. Por isso, para fazer o acompanhamento frequente da execução dos serviços, é possível contar com o relatório diário de obras.

Com ele, os profissionais conseguem ter registros de tudo que acontece ao longo de cada dia em seus projetos. Mas, para que esses arquivos reflitam verdadeiramente a situação da execução, o documento deve ser preenchido com atenção. 

Confira a seguir mais sobre o assunto, sua importância e como o preencher corretamente!

O que é um relatório diário de obras?

Conhecido também como livro de ocorrências diárias, o Relatório Diário de Obras (RDO), é um documento que registra o dia a dia no canteiro. Ele funciona como uma memória com todas as informações sobre o andamento da execução, os problemas e acontecimentos importantes em um dia de construção. 

O documento serve como uma ferramenta de controle e gestão, embasando as tomadas de decisões. Mas, também funciona como um atestado legal para justificar eventuais gargalos. Além disso, é um meio de mostrar aos clientes o andamento dos serviços e os acontecimentos do projeto. 

Seu preenchimento deve ser, como o próprio nome já diz, feito diariamente por um profissional qualificado. O importante é que os registros sejam detalhados com atenção para que posteriormente eles possam ser facilmente interpretados. 

Quais as vantagens de um relatório diário de obras?

Quando anotado todos os dias e com riqueza de detalhes, o relatório diário de obras traz diversos benefícios para a construtora. Confira abaixo 5 vantagens de implementar e dar atenção ao processo:

1. Aumenta a produtividade da obra

Com a identificação de riscos e problemas através dos dados do relatório, os gestores podem agir rapidamente. Assim, qualquer situação que poderia causar o entrave de algum serviço é resolvida antes de afetar outras etapas. Isso faz com que a produtividade aumente e os tempos ociosos sejam reduzidos.

2. Gestão de recursos e materiais

Outro benefício do livro de ocorrências diárias é na hora de fazer o controle dos insumos e recursos utilizados. Com registros diários, é possível avaliar se os materiais estão sendo utilizados no tempo e nas quantidades planejadas. Ele também pode servir de justificativa caso haja necessidade de comprar mais equipamentos durante a execução.

3. Reduz custos ao identificar imprevistos

A ferramenta é uma fonte confiável do andamento e dos acontecimentos do canteiro de obras. Por isso, serve de embasamento na tomada de decisões, permitindo corrigir ou até evitar gargalos. 

4. Permite fazer avaliações

O relatório diário de obras possibilita que os gestores avaliem questões importantes sobre o andamento do projeto. Gastos excessivos ou não planejados, por exemplo, podem indicar algum problema de comunicação. Além disso, os dados permitem que se meça o rendimento da equipe e a conformidade da execução. 

5. Transparência para a empresa

Além disso, o processo transmite transparência e comprometimento com o cliente. Isso porque ele permite o acompanhamento constante das atividades, mostrando como os recursos estão sendo utilizados. 

O RDO também serve como um documento legal para resguardar a empresa em casos de problemas judiciais, funcionando como evidência do que efetivamente aconteceu na edificação.

Como preencher corretamente um relatório diário de obras?

Conhecendo as principais vantagens de adotar um relatório diário de obras, falta saber como preencher corretamente. Por isso, veja abaixo 3 informações importantes para que o arquivo seja elaborado da maneira mais eficiente:

Quem pode preencher?

Normalmente, o preenchimento é feito por um engenheiro, técnico ou estagiário, desde que sejam capacitados e conheçam a realidade da construção. O essencial é que o colaborador encarregado pelo preenchimento consiga identificar os acontecimentos mais importantes e anotar eles de maneira objetiva.

Quando preencher?

Para que o documento consiga alcançar resultados e trazer vantagens, precisa ser preenchido todos os dias

O ideal é que o colaborador responsável não deixe para compilar as informações no final do dia, mas que atualize sempre que se deparar com um acontecimento importante. Assim, é possível evitar que dados sejam esquecidos ou ignorados. 

Quais informações é preciso colocar?

São várias as informações que podem constar no relatório diário de obras, como as condições do tempo, o recebimento ou compra de materiais, as etapas realizadas, a mão de obra presente no dia e o uso de equipamentos. 

O ideal é que tudo aquilo que servir para melhorar, comparar ou demonstrar o andamento do projeto seja preenchido no relatório. Mas, é preciso que os registros sejam claros e objetivos. Assim, os profissionais, ou interessados que precisarem conferir o RDO vão conseguir interpretá-los facilmente.

Vale lembrar que o livro de ocorrências diárias pode ser elaborado manualmente, mas isso pode ser improdutivo e gerar gargalos. Por isso, hoje é comum contar com soluções tecnológicas, como softwares de gestão de obras, para ajudar a melhorar essa tarefa. Assim, é possível agilizar o processo e melhorar a qualidade e segurança dos dados.

Com o auxílio de uma ferramenta digital, os dados do RDO podem ser preenchidos por dispositivos móveis, em qualquer local do canteiro ou escritório. 

Além disso, existem funcionalidades que permitem adicionar maior riqueza nas informações, como fotos e vídeos. Depois, na hora de acessar as declarações, o software centraliza tudo e consegue gerar relatórios automáticos.
Para conhecer mais recursos que a tecnologia pode proporcionar, leia nosso ebook gratuito: Diário de Obra: o que você precisa saber para preencher de forma eficiente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção