Diário de obras digital: Uma forma eficiente de controlar as atividades

A gestão da construção é uma tarefa que pode ser mais bem desempenhada quando amparada pelas soluções de tecnologia. Um recurso como o diário de obras digital, documento que guarda o relato das atividades realizadas no canteiro de obras, contribui para uma organização mais eficiente das atividades e ainda amplia o acesso a essas informações, tornando-as disponíveis para outros profissionais.

Investir em tecnologia é o caminho para conduzir a gestão da construção de maneira inteligente, evitando gastos desnecessários ou desperdícios. Confira nosso post para saber mais sobre o diário de obras digital e como ele pode ajudar na sua obra!

O que é o diário de obras digital?

É um documento utilizado para manter um registro diário das atividades realizadas na construção de um empreendimento. Deve conter o relato dos fatos mais importantes ocorridos em cada dia de obra. Embora alguns detalhes possam ficar de fora, é importante relatar de forma breve tudo aquilo que foi feito como por exemplo, quais atividades foram executadas, em quanto tempo e por qual colaborador.

Informações como as condições do tempo também são importantes, pois podem contextualizar situações em que algo deixou de ser feito ou levou mais tempo do que o previsto para finalizar. Equipamentos que tenham tido problemas e serviços não executados também devem ser descritos. O objetivo é que o relato transpareça o andamento da obra para que essa informação fique clara a todos os profissionais envolvidos. Informações sobre reuniões realizadas e treinamentos também podem ser relatados deste documento.

Como o diário de obras digital pode ajudar na sua obra?

Com as informações registradas e organizadas, é possível negociar prazos com o cliente ou justificar alterações, e até discutir com os empreiteiros situações de imprevistos. Nesse sentido, o diário de obras digital funciona como subsídio para provar que tarefas foram cumpridas dentro das especificações técnicas, ou mesmo para avaliar a motivação de eventuais falhas técnicas que tenham culminado em gastos imprevistos ou acidentes de trabalho.

Quais os benefícios de usar um diário de obras digital?

O fato de usar um modelo digital torna os registros mais práticos. Os principais benefícios são o acesso ao documento, que passa a ser mais amplo e faz com que as informações possam ser consultadas por diretores e gestores de forma prática a partir de qualquer lugar, e a agilidade, pois os registros no documento podem ser feitos por qualquer profissional ou estagiário que tenha acesso ao diário de obras digital, desde que o engenheiro responsável faça a verificação ao fim de cada expediente.

Um software de gestão da construção torna os procedimentos mais racionais, e com isso contribui para o aumento da produtividade. Organização e automatização das tarefas aprimoram processos e tornam a gestão mais dinâmica.

O Diário de obras digital pode, inclusive, cumprir a função de Livro de Ordem (ou Caderneta de Obras, como também é conhecido), desde que tenha sido homologado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA). O fato é que o Livro de Ordem tornou-se obrigatório. O objetivo é facilitar a observação e o cumprimento de exigências no que diz respeito à gestão da qualidade — aderências a programas de qualidade como o PBQP-h, ISO 9001, 14001 e 18001 —, afinal, sabe-se da importância da qualidade na construção civil.

Quer saber ainda mais sobre esse e outros temas que podem ajudar você a melhorar a gestão da obra? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *