Como usar o tablet para aumentar a produtividade na construção civil?

Os tablets têm provocado uma revolução na gestão da construção civil. Devido à sua versatilidade e mobilidade e unidos a softwares de gestão de obras, eles permitem monitorar em tempo real o andamento de uma obra. Com isso, é possível otimizar consideravelmente a produtividade na construção, visto que o gestor poderá ter em suas mãos diariamente relatórios e indicadores sobre o rendimento de cada funcionário, cada equipe, cada obra e sobre o cumprimento dos objetivos e pontos fracos do projeto.

Esse é um ramo cujos projetos são muito complexos e detalhados. Assim, os gestores de obras, os engenheiros e todos os demais envolvidos precisam estar constantemente atentos a cada etapa do cronograma de obras, checando sempre os prazos, a distribuição de tarefas, o controle de prazos e os orçamentos. Tudo isso será essencial para entregar o produto dentro das expectativas dos seus clientes. Mas, então, como utilizá-los?

Para otimizar a comunicação

Um dos pontos essenciais das tecnologias móveis é o fato de facilitarem a comunicação humana. Na obra, isso se tornará um ponto chave para aumentar a produtividade. Imagine as seguintes situações:

  • Uma tarefa da obra necessita que outra seja finalizada. Se seus funcionários atualizarem constantemente o andamento dessa tarefa, será possível que a próxima equipe já se prepare para iniciar a nova etapa o quanto antes. Dessa forma, o tablet permite que as obras funcionem de um modo mais orgânico e todo o tempo desperdiçado com a má comunicação será eliminado.
  • Outro benefício pode ser observado  nos processos de assistência técnica e vistoria com entrega de chaves ao cliente final: imagine encontrar de maneira rápida e eficiente, documentos como memorial descritivo, personalizações e garantias dos sistemas construtivos, sem precisar retornar ao escritório e utilizando o tablet para fazer a busca de informações simultaneamente ao atendimento do cliente, suas solicitações em aberto e as que foram atendidas sem ruídos de comunicação.

Para controlar o cronograma de obras

Softwares de gestão utilizados através de tablets permitem o controle e acompanhamento sistematizado de todos os processos da obra em tempo real, aplicando formulários com informações para auditoria, realizando inspeções de materiais e serviços, evidenciando não conformidades e verificando indicadores para a tomada de decisão.

Dessa forma, pode ser identificado facilmente quais são os pontos críticos que poderão gerar um atraso no cronograma de obras. Assim, seus funcionários ficarão focados nas ações necessárias para garantir o cumprimento de prazos, aumentando a produtividade.

Para monitorar o atendimento das ocorrências

Outro grande problema da construção civil é o atraso no atendimento das ocorrências no serviço de assistência técnica. Um dos  desafios mais recorrentes entre as empresas do setor da construção está relacionado ao pós-obra e em como lidar com as demandas apresentadas pelos clientes após a entrega realizada.

Isso implica em um acompanhamento rigoroso das diversas etapas durante a obra para garantir sua qualidade o que se estende após a sua entrega, controlando desde a solicitação feita pelo cliente até o seu atendimento final e resolução do ocorrido. Para isso, é importante gerar uma ordem de serviço diferente para cada fase da construção, checando e registrando as demandas, entregas e prazos de execução. Tudo isso é feito de forma prática através de softwares utilizados em tablets.

Para analisar as atividades dos funcionários e máquinas

A tecnologia móvel dos tablets chegou para revolucionar os processos com os quais estamos acostumados. Com ela, é possível melhorar o crescimento da produtividade na construção civil identificando e quantificando etapas do fluxo produtivo, analisando o desempenho da mão de obra, avaliando a eficiência dos equipamentos e otimizando recursos. O investimento é relativamente pequeno, mas promove melhorias e resultados significativos para a obra!

 

Quer ficar em dia com as maiores tendências da gestão da construção civil? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas atualizações diretamente do seu feed de notícias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *