Gestão de resíduos na construção civil: 3 razões para investir

A gestão de resíduos na construção civil representa um grande desafio para gestores. Uma obra tem o potencial de gerar toneladas de resíduos que podem ser muito prejudiciais à saúde dos colaboradores e ao meio ambiente. O entulho pode causar acidentes graves, servir de habitat para animais e ainda gerar custos elevados.

1. Evitar multas

Uma das principais consequências negativas da falta de investimento em gestão de resíduos na construção civil são as multas causadas pelo armazenamento impróprio do lixo da obra. Por isso, é essencial realizar uma gestão de resíduos eficientemente.

Quando rotinas sistemáticas de gestão de resíduos são criadas dentro da empresa, o custo diminui e consequentemente fica mais rentável investir na prevenção do que correr o risco de pagar multas.

2. Prevenir acidentes de trabalho

Outro grande problema crítico da falta de gestão de resíduos na construção civil são os acidentes de trabalho. O lixo mal armazenado pode ferir gravemente colaboradores e demais envolvidos na obra.

Além disso, a indústria da construção lida com muitas peças e materiais perigosos. Então, é essencial prevenir acidentes de trabalhos provenientes da falta de de gestão de resíduos na construção civil, realizando o descarte de maneira adequada.

3. Preservar o meio ambiente

Como você já deve ter ouvido milhares de vezes, sustentabilidade é uma questão de “3 Rs” – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Quando queremos aplicar essa sustentabilidade à gestão de resíduos de uma obra, Reciclar é o R que nós precisamos.

Segundo a Abrecon (Associação brasileira para reciclagem de resíduos da construção civil e demolição) a reciclagem de RCD (resíduos da construção civil e demolição) vem se tornando uma realidade no Brasil, já que ela minimiza ou reduz praticamente a 0 ações que prejudicam o meio ambiente. Ou seja, a gestão destes resíduos possibilita que os materiais sejam reutilizados, diminui desperdícios e elimina o custo de descarte de entulho, diminuindo drasticamente o custo da obra.

Desta forma, todo mundo sai ganhando: o construtor poupa dinheiro e recursos naturais; a população que reside ou trabalha na área próxima à construção não fica sujeita à emissão de gases poluentes; e todas as vantagens apresentadas favorecem o meio ambiente.

Por fim, com essas 3 razões você percebe como o investimento em gestão de resíduos na construção civil pode ser um excelente investimento? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção